Releases Anip

Você sabe o que acontece com os pneus que não têm mais utilidade?

A Reciclanip, entidade que cuida exclusivamente da coleta e destinação de pneus inservíveis no Brasil, apresenta seu balanço do 1º trimestre e explica o que acontece com esse material.
Você sabe o que acontece com um pneu depois que ele se torna inservível e não pode mais ser utilizado para reforma? Se descartado corretamente em pontos de coleta da Reciclanip, os pneus inservíveis começam uma nova vida e podem ser reutilizados de diversas formas como, por exemplo, em fornos de cimenteira e para produção de asfalto ecológico.
Nos três primeiros meses deste ano, 89 mil toneladas de pneus inservíveis foram coletados e destinados de forma ambientalmente correta. Essa quantidade equivale a cerca de 17,8 milhões de unidades de pneus de carro de passeio. Só para se ter uma ideia, se este material fosse inteiramente transformado em matéria-prima para o asfalto ecológico, seria possível pavimentar cerca de 18 mil quilômetros de vias.
Todo o trabalho de coletar e destinar esses pneus é feito pela Reciclanip, entidade criada pelos fabricantes nacionais para cuidar exclusivamente de toda a logística e investimento necessários para que o pneu velho tenha uma nova utilidade. O trabalho vem sendo realizado desde 1999.
Na entrevista abaixo, o gerente geral da Reciclanip, César Faccio, conta detalhes dessa complexa operação logística que conta com mais de 720 pontos de coleta. Além da entrevista, você pode conhecer as atividades da Reciclanip acessando
http://www.youtube.com/watch?v=2zM1hqhYciI
Como a Reciclanip faz a coleta dos pneus inservíveis?
A Reciclanip tem 726 pontos de coleta espalhados por todo o Brasil em parceria principalmente com prefeituras, que cedem o terreno de acordo com as normas de segurança e higiene, para recolher e armazenar os pneus. Quando o ponto de coleta atinge 2.000 pneus de passeio ou 300 pneus de caminhão, o responsável comunica à Reciclanip que, por sua vez, programa a retirada do material com os transportadores conveniados. A criação do ponto de coleta e toda a logística de transportes de saída do material do ponto de coleta fazem parte das responsabilidades da Reciclanip.
Como os pneus chegam ao ponto de coleta?
Os pneus chegam de variadas formas: a própria prefeitura pode trazê-los por meio da coleta municipal, os borracheiros e donos de lojas costumam levar ou então o próprio consumidor deixa o pneu no ponto de coleta.
Se o consumidor trocar seus pneus, ele deve então levar os usados para um ponto de coleta?
Se ele quiser fazer isso, ele pode. Mas o mais fácil para o consumidor é deixá-los na loja. Todos os pontos comerciais que vendem pneus fazem parte dessa cadeia e, portanto, têm planejamento para providenciar que tais pneus sejam levados para os pontos de coleta da Reciclanip. O que o consumidor jamais deve fazer é levar esse pneu para casa, achando que irá utilizá-lo para outra finalidade. Na maioria das vezes, esse pneu acaba no fundo do quintal e vira foco de dengue ou então vai parar em um terreno qualquer, o que pode significar um grande dano ambiental, ajudando a entupir calhas de rios ou provocando poluição quando queimado.
E o que acontece com um pneu depois que ele sai do ponto de coleta?
Quando saem dos pontos de coleta, os pneus podem seguir para trituração ou então serão levados para cimenteiras que vão utilizá-los em fornos especialmente preparados para recebê-los como combustível. Os pneus que serão triturados, por sua vez, têm dois destinos: ou serão também enviados para cimenteiras que recebem o material triturado em seus fornos ou seguirão como matéria-prima para novos produtos como asfalto-borracha, pisos de quadra poliesportiva, artefatos de borracha, tapetes para automóveis ou solados de sapato. Hoje, a principal destinação é como combustível alternativo para as indústrias de cimento, o que representa mais da metade da utilização. Toda essa complexa operação logística é coordenada pela Reciclanip. Só para se ter uma ideia, numa logística que envolve 726 pontos de coleta, mais de 45 pontos de destinação e 64 caminhões por dia transportam pneus de pontos de coleta para os destinos de reutilização, nos sete dias da semana, 24 horas por dia.
Quantos pneus a Reciclanip já coletou e destinou?
Nos três primeiros meses de 2012, foram coletados mais de 89 mil toneladas de pneus, quantidade que equivale a 17,8 milhões de unidades de pneus de carro de passeio. Em 2011, foram coletados e destinados 320 mil toneladas de pneus. Desde 1999, quando a coleta começou, já foram coletados mais de 1,95 milhão de toneladas de pneus inservíveis, o equivalente a 390 milhões de unidades de pneus de carro de passeio. No gráfico abaixo, é possível ter uma ideia da evolução da coleta.

A Reciclanip compra ou vende pneus inservíveis?
Não. A Reciclanip é uma entidade sem fins lucrativos. Os pneus que são levados para as cimenteiras são entregues sem custo para as empresas. A Reciclanip não recebe nada por isso.
Quanto a Reciclanip já investiu?
Desde 1999, os fabricantes de pneus no Brasil já investiram mais de US$ 159,8 milhões no programa (dado até dezembro de 2011). Para este ano, o investimento previsto é de US$ 41 milhões. Esse valor é gasto com toda a logística e também nos investimentos para as destinações.
Quais riscos para o meio ambiente no caso de pneus descartados de forma errada?
Os pneus inservíveis descartados de forma errada contribuem para entupimentos de redes de esgoto e enchentes, poluição de rios e ocupam um enorme volume nos aterros sanitários e podem ainda ser foco para o mosquito da dengue. Se queimados de forma errada, geram poluição atmosférica. Um pneu costuma demorar mais de 150 anos para se decompor, dependendo do seu tamanho.
Sobre a Reciclanip
Fundada em 2007, a Reciclanip é uma instituição sem fins lucrativos, criada pelas empresas que produzem pneus no Brasil para cuidar exclusivamente das ações de coleta e reciclagem, que já eram realizadas desde 1999 devido ao Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis.  As atividades da entidade atendem a resolução 416/09 do CONAMA, que regulamenta a coleta e destinação dos pneus inservíveis no Brasil.
Seguindo o modelo de gestão de empresas européias, com larga experiência na coleta e destinação de pneus inservíveis, a Reciclanip é diferente no quesito remuneração. Em outros países, as empresas são pagas pelos vários agentes da cadeia produtiva para cobrir as despesas operacionais e garantir a destinação de pneus inservíveis. Os consumidores europeus, quando compram novos pneus para seus veículos, por exemplo, são obrigados a pagar uma taxa para a reciclagem dos pneus velhos. Aqui no Brasil, os fabricantes de pneus novos, representados pela ANIP, arcam com todos os custos de coleta e destinação dos pneus inservíveis, como transporte, trituração e destinação.