TODOS OS TRÊS TIPOS DE PNEUS SLICKS DISPONÍVEIS FORAM USADOS, ASSIM COMO O INTERMEDIÁRIO, DURANTE OS TREINOS LIVRES PARA O GRANDE PRÊMIO DA HUNGRIA
TODOS OS TRÊS TIPOS DE PNEUS SLICKS DISPONÍVEIS FORAM USADOS, ASSIM COMO O INTERMEDIÁRIO, DURANTE OS TREINOS LIVRES PARA O GRANDE PRÊMIO DA HUNGRIA
DIFERENÇA ENTRE MACIOS E SUPERMACIOS FICA NA CASA DE 1,3 SEGUNDO
NOVO ASFALTO RESULTOU EM SUPERFÍCIE ESCORREGADIA, COM CONSIDERÁVEL EVOLUÇÃO DA PISTA DURANTE O DIA
A chuva que caiu durante a noite fez com que o pneu Cinturato verde intermediário fosse escolhido para o início do primeiro treino livre em Hungaroring. Todos os três compostos P Zero slicks – médio, macio e supermacio – foram utilizados no restante do dia.
A maior diferença para a apertada e sinuosa pista de Hungaroring em relação ao ano passado foi a superfície recapeada. Mais lisa, ela estava bastante escorregadia, principalmente pela umidade na parte da manhã. Mas, como era esperado, se provou mais rápida do que o asfalto anterior.
Como resultado, a pole position de 2015 já foi superada no primeiro treino livre. Nico Rosberg, da Mercedes, foi o mais rápido do dia, com o tempo de 1min20s435. No total, a diferença do composto mais duro para esta etapa (o médio) para o mais macio (supermacio) foi pouco acima de dois segundos, embora com o pneu médio usado hoje seja difícil fazer uma análise precisa.
A diferença entre o macio e o supermacio – os dois pneus mais utilizados no treino livre – é na região de 1.3 segundo: um fato que é absolutamente crucial para formular a melhor estratégia de corrida, junto com o efeito de degradação dos pneus.
Paul Hembery, diretor de motorsport da Pirelli: “As equipes puderam fazer tudo que necessitavam hoje, durante as duas sessões de treinos livres, particularmente importantes por causa da nova superfície da pista. Como esperado, estava “verde” e escorregadia para começar – prejudicada ainda pela chuva na noite anterior. Porém, observamos uma evolução considerável nos tempos de voltas relacionados ao que tivemos em 2015. A pole position do ano passado já foi superada no primeiro treino livre. Com o classificatório sendo, tradicionalmente, tão crucial para o resultado da corrida, o trabalho no ajuste dos carros e a análise da evolução dos pneus serão aprimorados ainda mais neste sábado.”
Treino Livre 1 |
|
|
Treino Livre 2 |
|
|
1.Hamilton |
1m21s347 |
Supermacio novo |
1.Rosberg |
1m20s435 |
Supermacio novo |
2.Rosberg |
1m21s584 |
Supermacio novo |
2.Ricciardo |
1m21s030 |
Supermacio novo |
3.Vettel |
1m22s991 |
Supermacio novo |
3.Vettel |
1m21s348 |
Supermacio novo |
Treino Livre 1 – Melhor tempo por composto
Médio |
Leclerc |
1m31s318 |
Macio |
Rosberg |
1m22s801 |
Supermacio |
Hamilton |
1m21s347 |
Treino Livre 2 – Melhor tempo por composto
Macio |
Hamilton |
1m21s960 |
Supermacio |
Rosberg |
1m20s435 |
Stints mais longos do dia por composto
Intermediário |
Nasr |
6 voltas |
Médio |
Leclerc |
6 voltas |
Macio |
Raikkonen |
31 voltas |
Supermacio |
Vettel |
22 voltas |
Estatísticas de hoje dos pneus:
Médio |
Macio |
Supermacio |
Intermediário |
|
kms percorridos * |
26 |
3232 |
1974 |
179 |
Jogos de pneus usados ** |
1 |
52 |
34 |
22 |
Maior número de voltas ** |
6 |
31 |
22 |
6 |
* Quantidade de quilômetros percorridos, por todos os pilotos nos treinos livres 1 e 2.
** Por composto, somados todos os pilotos.
Pressão mínima prescrita dos pneus: 19 psi (eixo dianteiro) e 18 psi (eixo traseiro).
Fato da Pirelli do dia: Embora Hungaroring seja visto como um circuito moderno, está, na verdade, celebrando a 31ª edição da prova neste ano. É, também, um dos poucos circuitos que se manteve presente de maneira ininterrupta no calendário da Fórmula 1, desde a sua inauguração.
Avistado no paddock: O Renault 90 CV. Não estava exatamente no paddock, mas a Renault trouxe o primeiro carro a vencer um grande prêmio, que foi o Renault 90 CV que conquistou a vitória na França, em Le Mans, em 1906, pilotado pelo húngaro Ferenc Szisz (o piloto de testes principal da Renault). Sua média horária foi de 101 km/h, apenas cerca de 70 km/h aquém do que os pilotos mais rápidos conseguem hoje em Hungaroring.
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