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TESTE DE PNEUS DE 2023 ADIADO DEVIDO AO MAU TEMPO, MAS MUITO APRENDIZADO EM UMA SEXTA-FEIRA MOLHADA EM SUZUKA

O QUE NÓS APRENDEMOS
• George Russell, da Mercedes, foi o mais rápido com os pneus intermédios Cinturato Verde num dia molhado de treinos livres em Suzuka, a frente de seu companheiro de equipe Lewis Hamilton no TL2. Os pneus de chuva pesada Cinturato Azul também foram usados hoje, em um dia em que os pneus slick não foram utilizados.
• O teste de pneu slick para 2023, planejado para o TL2 de hoje, foi cancelado devido às condições de pista e agora acontecerá durante o TL2 no México. A sessão de hoje ainda durou 90 minutos como programado, mas com as equipes usando os pneus em sua alocação regular de fim de semana de corrida.
• As temperaturas foram amenas durante todo o dia, com os treinos livres terminando em temperaturas de 16ºC ambiente e 19ºC na pista. Amanhã deve ser mais quente e seco, mas há uma forte chance de que a chuva possa retornar para o dia da corrida no domingo.
• O piloto da Alpine Fernando Alonso foi o mais rápido no molhado TL1, com os intermediários. Os pneus de chuva também foram usados na sessão.
• As condições molhadas impossibilitaram a confirmação das diferenças de desempenho esperadas entre os compostos slick. A estimativa é de 1s3 entre P Zero Branco duro e P Zero Amarelo médio, e 1s2 entre médio e P Zero Vermelho macio.

SIMONE BERRA: ENGENHEIRO CHEFE
“Com o tempo molhado, e uma possibilidade no domingo também, acho que as equipes conseguiram sentir os carros e pneus de 2022 aqui nessas condições exigentes e também validar o ponto de cruzamento entre intermediários e chuva pesada. Os pneus dianteiros são os mais exigidos, então eles ditarão a vida útil geral do pneu para a corrida. Tanto os intermediários quanto os molhados tiveram um desempenho muito bom em condições frias com muita água parada. Não tivemos problemas com o aquecimento – ajudado por esta pista de alta energia – e vimos vários stints longos. Agora as equipes precisam redefinir suas estratégias para o que será um dia seco amanhã: o TL3 será particularmente importante, pois será o primeiro treino dos pneus slick e a única oportunidade de se preparar para a classificação. Como resultado, as equipes terão que pensar cuidadosamente se devem usar uma configuração molhada ou seca para domingo.”

O GRANDE NÚMERO: 1m48s
Este foi o ponto de cruzamento confirmado durante os treinos livres: o momento em que as condições da pista significam que se torna mais rápido passar para os pneus intermediários do que para os pneus de chuva. Então, de intermediários a slicks, o cruzamento é estimado em 1m40s. Esta informação é útil para as equipes, pois pode influenciar a estratégia durante uma corrida molhada.