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Temperaturas recordes da pista superam os 60 graus durante a tarde

PILOTOS E TIMES USAM OS TREINOS LIVRES PARA CONHECEREM O NOVO ASFALTO: DIFERENÇA ENTRE O COMPOSTO MÉDIO E O MACIO É MAIS DE UM SEGUNDO

CLIMA FECHADO É ESPERADO AMANHÃ COM POSSIBILIDADE DE CHUVA PARA A CORRIDA

A mais alta temperatura na pista encontrada na memória recente foi registrada em Sepang, na Malásia. No começo do segundo treino livre, os termômetros marcaram 61 graus centígrados.

A temperatura da pista variou durante o dia. Este fator impactou diretamente os tempos das voltas, enquanto os pilotos e as equipes completaram simulações de classificação e de corrida, usando os três compostos disponíveis: duro, médio e macio.

O foco do trabalho do dia foi entender o novo asfalto da pista de Sepang, que teve todas as suas ondulações removidas e sua superfície ficou menos abrasiva. Além disso, teve a linha de corrida alterada. Até o momento, a pista parece muito mais veloz, com as voltas mais rápidas de hoje já batendo os melhores tempos de todo o fim de semana do ano passado.

Entretanto, foi bem difícil para os times conseguirem um quadro preciso de desgaste e degradação dos pneus, devido ao tempo perdido durante a bandeira vermelha no primeiro treino livre e, ainda, as temperaturas, que variavam muito e a evolução da pista. Para adicionar ainda mais um fator complicador, o classificatório de amanhã será realizado no fim da tarde, três horas após o início do segundo treino livre. Isso significa que as informações levantadas hoje não serão, necessariamente, representativas. Além disso, o clima pode ficar nebuloso para o restante do fim de semana, com risco de chuva no dia da corrida.

O tempo mais rápido do dia foi feito por Lewis Hamilton, da Mercedes, durante o segundo treino livre. A marca de 1min34s994 foi feita com pneus macios: cerca de 1,3 segundo mais rápido do que o composto médio no dia.

Paul Hembery, diretor de motorsport da Pirelli: “O novo asfalto da pista da Malásia aparenta ser mais rápido e, apesar das temperaturas mais altas de pista vistas nos últimos tempos, todos os três compostos disponíveis aguentaram muito bem o castigo. Isso resultou em tempos quase cinco segundos mais rápidos do que vimos na mesma sessão do ano passado, mas com a chance de mudança do clima para o restante do fim de semana, ainda existem algumas variáveis complexas a serem usadas. Tudo isso dificulta ainda mais o planejamento da estratégia.”

Treino Livre 1

 

 

Treino Livre 2

 

 

1.Rosberg

 1m35s227

Macio novo

1.Hamilton

 1m34s944

Macio novo

2.Hamilton

 1m35s721

Médio novo

2.Rosberg

 1m35s177

Macio novo

3.Raikkonen

 1m36s315

Macio novo

3.Vettel

 1m35s605

Macio novo

Treino Livre 1 – Melhor tempo por composto

Duro

Ricciardo

1m36s753

Médio

Hamilton

1m35s721

Macio

Rosberg

1m35s227

Treino Livre 2 – Melhor tempo por composto

Duro

Hamilton

1m35s956

Médio

Rosberg

1m36s543

Macio

Hamilton

1m34s944

Stints mais longos do dia por composto

Duro

Ocon

24 voltas

Médio

Grosjean

20 voltas

 

Hamilton

20 voltas

Macio

Gutierrez

20 voltas

 

Vettel

20 voltas

 

Wehrlein

20 voltas

Estatísticas de hoje dos pneus:

 

Duro

Médio

Macio                      

kms percorridos *

1257

2860

2233

Jogos de pneus usados **

22

39

33

Maior número de voltas **

24

20

20

* Quantidade de quilômetros percorridos, por todos os pilotos, nos treinos livres 1 e 2.
** Por composto, somados todos os pilotos.

Pressão mínima prescrita dos pneus: 20.5 psi (eixo dianteiro) e 18,5 psi (eixo traseiro).

Fato Pirelli do dia: Um malaio já foi Campeão Mundial FIA, pilotando um carro malaio equipado com pneus Pirelli. Em 2002, Karamjit Singh venceu o Campeonato Mundial de Rally de Carros de Produção pilotando um Proton: para ler tudo isso (e outros fatos inesperados de corrida), por favor, visite nossa revista: http://racing.pirelli.com/global/en-ww/malaysia-s-motorsport-champion

Avistado no paddock: Nenhuma celebridade hoje, mas ao invés disso prédios novos do box para acomodar as unidades de hospitalidade dos times, construídos como parte das renovações feitas no circuito no começo do ano.

Para mais informação: por favor, visite o nosso novo site, que é atualizado regularmente com informações e reviews exclusivos. Para saber mais, acesse: http://racing.pirelli.com/global/en-ww/malaysia-2016-practice