Releases Anip

Setor de pneus acompanha II Congresso Brasileiro de Heveicultura

 A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, a ANIP – entidade que, desde 1960, representa a indústria de pneus e câmaras de ar instalada no Brasil está presente no II Congresso Brasileiro de Heveicultura entre 24 e 26 de julho, em Guarapari, no Espírito Santo, com a participação de seu presidente executivo Alberto Mayer.

“Embora venha ocorrendo nos últimos anos no Brasil o avanço da produção de borracha natural, a partir da cultura de seringueiras (Hevea brasiliensis), ela ainda não é suficiente para suprir a demanda nacional, e o setor de pneus precisa importar a maior parte desta matéria prima, que é imprescindível à produção”, diz o presidente da ANIP, Alberto Mayer. Ele diz esperar que a atividade de plantio, conhecida como Heveicultura, continue a ser objeto de metas e incentivos de órgãos públicos estaduais, como vem ocorrendo no Espírito Santo, Tocantins, Acre e Amazonas. 

 

Sobre a ANIP

A ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (www.anip.org.br), fundada em 1960, representa a indústria de pneus e câmaras de ar instalada no Brasil, que compreende dez empresas e 17 fábricas instaladas nos Estadosde São Paulo (sete), Rio de Janeiro (três), Rio Grande do Sul (duas), Bahia (três), Paraná (uma) e Amazona (uma). Ao todo, responde por 26 mil empregos diretos e 120 mil indiretos. O setor é apoiado por uma redecom mais de 4.500 pontos de venda no Brasil com 40 mil empregos. Em2007 a ANIP criou a Reciclanip, voltada para a coleta e destinação de pneus inservíveis no País. Originária do ProgramaNacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, de1999, a Reciclanip é considerada uma das principais iniciativas na área de pós-consumo da indústria brasileira, por reunirmais de 800 pontos de coleta no Brasil. Desde 1999, quando começou a coleta dos pneus inservíveis pelos fabricantes,mais de 2,37 milhõesde toneladas de pneus inservíveis, o equivalente a 474 milhõesde pneus de passeio, foram coletados e destinados adequadamente.