Semana Nacional de Trânsito: Bridgestone explica qual é a hora correta para trocar os pneus
• Idade média da frota circulante aponta a necessidade dos cuidados com os pneus.
• Conhecer o momento certo para a troca de pneus contribui para a performance do veículo.
• Manter o carro em boas condições é essencial para uma boa conduta dos motoristas no cotidiano.
SÃO PAULO, setembro de 2021 – Dados do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos) apontam que a idade média da frota circulante atingiu 10 anos em 2020. Com a Semana Nacional do Trânsito acontecendo entre os dias 18 e 25, este é um dado que precisa ser bastante considerado já que manter o carro em boas condições é parte importante da boa conduta dos motoristas. Dessa forma, a Bridgestone aproveita a data para reforçar as dicas que identificam o momento correto para trocar os pneus do carro.
“Ficar atento aos sinais que o próprio pneu indica é a atitude mais correta para saber a hora certa da substituição”, comenta Roberto Ayala, Gerente de Engenharia de Vendas da Bridgestone. “Algumas variáveis como tipo de pneu, volume de carga transportada, estrada onde o veículo trafega, clima e se recebeu a manutenção correta podem influenciar o momento para a troca. Desta maneira, o principal indicativo é analisar o TWI (Tread Wear Indicator)”, explica.
O TWI são ressaltos de borracha que ficam nos sulcos dos pneus e possuem 1,6 mm de profundidade. Quando chegam ao seu limite, sinalizam que o pneu deve ser trocado, pois passou a ser considerado ‘careca’, interferindo na segurança e se tornando passível de autuação pelas autoridades de trânsito.
Caso seja necessário realizar a troca, o consumidor precisa saber a largura, a altura (ou série) e o aro, além do índice de carga e o símbolo de velocidade do pneu. Se o motorista não possuir o manual, deve entrar em contato com a montadora para obter tais informações. Caso o pneu velho seja original, é possível verificar os itens em suas laterais. Lá constam dois números separados por uma barra que indicam largura e altura. A letra indica o tipo (radial ou diagonal) e o número seguinte trata-se do aro da roda. Desta maneira, o pneu Bridgestone Turanza T005 215/45 R17 95W, por exemplo, tem 215 mm de largura de seção, e altura igual a 45% da largura de seção, é radial e é montado em rodas de aro 17 polegadas. Se não houver letra é porque ele é diagonal. O número 95 é o índice de carga. Já a letra W é o símbolo de velocidade e indica que o pneu pode ser usado à velocidade de 270 km/h.
Para mais informações, acesse https://www.bridgestone.com.br/
Sobre a Bridgestone do Brasil (BSBR)
A Bridgestone do Brasil (BSBR) é uma unidade de negócios da região Latin America South e subsidiária da Bridgestone Americas Tire Operations Latin America, com sede em Nashville, Tennessee. A Bridgestone é líder mundial em pneus e borracha, com base utilizando e desenvolvendo os seus conhecimentos para fornecer soluções para uma mobilidade segura e sustentável. A Bridgestone do Brasil desenvolve, produz e comercializa um portfólio diverso de equipamento original e pneus de reposição, soluções centradas nos pneus e soluções de mobilidade, que geram valor social e para o cliente, por meio de suas unidades de produção e vendas no país. Guiada por seu compromisso global de responsabilidade social corporativa, Nosso Jeito de Servir, a Bridgestone está dedicada a melhorar a mobilidade, a vida, o trabalho e o lazer das pessoas e a construir um futuro sustentável para a mobilidade.
A BSBR produz e comercializa uma ampla gama de modelos e medidas de pneus para automóveis, caminhonetes e caminhões, assim como para maquinário agrícola e veículos fora-de-estrada. A empresa conta com duas fábricas de pneus, em Santo André (SP) e Camaçari (BA), e duas fábricas de bandas de rodagem, em Campinas (SP) e Mafra (SC), certificadas e premiadas em diversos âmbitos de qualidade, segurança e meio ambiente. A BSBR comercializa seus produtos por meio de uma ampla rede de pontos de venda e fornece equipamento original para as montadoras e veículos de maior prestígio.
Visite www.bridgestone.com.br para mais informações.
Bridgestone
Ana Quaresma – quaresmaana@la-bridgestone.com – Tel: +55 11 96305-7962
Máquina Cohn & Wolfe
Assessoria – bridgestone@maquina.inf.br