SCORPION™ TRAIL II: NOVO PNEU DE ENDURO URBANO DA PIRELLI QUE ABRE NOVO CAMINHO PARA A AVENTURA
O SCORPION™ Trail II, novo pneu de enduro urbano da Pirelli que sucede o SCORPION™ Trail, é a síntese do encontro entre dois mundos: competição off road e turismo. Desenvolvido pelos mais exigentes motociclistas, o produto apresenta características como alta quilometragem, performance consistente durante toda vida útil do pneu e um comportamento top de linha na água.
SCORPION™ Trail II chega para atender a demanda do mercado por pneus urbanos com características agressivas. Desenvolvido a partir de diversas inovações tecnológicas, oferece boa estabilidade em grandes velocidades, ótima tração mesmo em piso sujo, dirigibilidade, conforto e aderência em variadas condições de pilotagem.
A palavra SCORPION™ remete à linha de produtos Pirelli utilizada nas competições off road, não apenas em duas rodas, mas também em quatro rodas. Os produtos da linha SCORPION™ estão presentes na competição off road, no Enduro, no Campeonato Mundial de Rally Cross-Country e no Campeonato Mundial de Motocross. Nestes campeonatos, os pneus Pirelli off road têm sido líderes por mais de 30 anos, com 62 títulos mundiais conquistados. O mercado de enduro urbano mantém-se o segmento em que as expectativas dos motociclistas são sempre altas e no qual os fabricantes investem anualmente no lançamento de produtos.
A quem se destina?
Indicado para a última geração de praticantes de turismo de aventura e para as motocicletas de enduro urbano, o novo SCORPION™ Trail II é um pneu capaz de enfrentar desde curtos trechos fora de estrada até mesmo as mais longas viagens, sempre com grande desempenho. Desenvolvido para motocicletas como Ducati Multistrada, BMW R 1200 GS, Triumph Tiger, KTM 1190 Adventure, Honda Crosstourer, Yamaha XT1200Z Super Ténéré, Kawasaki Versys e Suzuki V-Strom, modelos que estão cada vez mais sendo comprados para uso na estrada, além de complicados trechos de terra.
O segmento de enduro urbano
O segmento de enduro de motos nasceu durante os anos 1980, quando a BMW introduziu seus modelos GS e começou a competir nos mais prestigiados ralis africanos com motocicletas equipadas com pneus dianteiros aro 21. Aos poucos, pilotadas por fãs de motociclismo, essas motos chegaram às estradas, em raids de longa distância. Com tudo isso, a evolução desse segmento exigiu uma evolução paralela nas medidas dos pneus: as rodas traseiras se tornaram mais largas, enquanto as dianteiras foram “encolhidas” para aro 19".
A revolução no desenvolvimento do segmento enduro se tornou ainda maior em 2000, quando a Ducati lançou no mercado a Multistrada, uma moto feita tanto para as sinuosas estradas das montanhas como para competições radicais, como a de Pikes Peak. Com uma privilegiada parceira da Ducati e da própria Multistrada, a Pirelli desenvolveu o SCORPION™ Sync, o primeiro pneu urbano esportivo nas medidas 120/70-17 e 180/55-17.
Atualmente, uma década depois, a Pirelli novamente volta a liderar uma revolução nesse segmento. O lançamento da linha SCORPION™ Trail, com pneu traseiro na medida190/55-17 de duplo-composto, marca o surgimento de uma nova geração das máquinas de enduro urbano, como, por exemplo, a Ducati Multistrada 1200.
Nos últimos anos, o segmento de enduro urbano se tornou um dos mais importantes no mercado e a Pirelli decidiu desenvolver pneus com um melhor desempenho para as estradas, com um olhar off road, de maneira a atender a dirigibilidade em diferentes condições de pista.
A banda de rodagem
A inovadora banda de rodagem do SCORPION™ Trail II é o resultado da soma dessa famosa linha off road com a experiência adquirida pela Pirelli no desenvolvimento do ANGEL™ GT, considerado um pneu referência no segmento Sport Touring. A banda de rodagem do SCORPION™ Trail II tem, por consequência, um aspecto agressivo, típico de um pneu off road, por trás do qual há uma clássica performance que combina as características de um produto enduro com as de um sport touring.
Os sulcos do novo SCORPION™ Trail II foram desenvolvidos para uma melhor drenagem em caso de chuva, enquanto a forma e a disposição do sulco central não apenas contribui para a drenagem da água como também assegura uma melhor tração, melhor estabilidade e uma durabilidade maior.
Os compostos
A Pirelli foi a primeira empresa a introduzir a solução bi-composto em algumas medidas de pneus traseiros para enduro urbano, como o SCORPION™ Trail. Hoje, a fabricante de pneus italiana já está capacitada para aplicar essa mesma tecnologia em todos os pneus traseiros da linha SCORPION™ Trail II.
Comparado ao seu antecessor, o novo pneu possui um composto que foi especialmente desenvolvido para alta quilometragem, porém, sem comprometer a performance e capaz de oferecer um excelente comportamento em pisos molhados. O composto da área lateral do pneu foi desenvolvido de maneira a melhorar o equilíbrio entre pisos seco e molhado.
O perfil
O perfil do SCORPION™ Trail II é derivado diretamente do utilizado no ANGEL™ GT, vencedor dos mais importantes testes comparativos de pneu sport touring nas mais prestigiadas revistas internacionais.
Graças a sua área de contato mais curta e, ao mesmo tempo, mais larga, o perfil ajuda a reduzir e a uniformizar o uso da banda de rodagem, garantindo uma maior quilometragem. Ainda por meio da aplicação de novos perfis, tem sido possível aumentar a dirigibilidade da moto, fazendo com que se mantenha praticamente inalterada durante toda a vida do produto. Todos esses fatores beneficiam a tração e resultam em um melhor controle da moto.
A estrutura
Graças à estrutura desenvolvida para permitir os compostos centrais e laterais funcionar melhor, o novo SCORPION™ Trail II garante alta performance mesmo para motos pesadas e mais carregadas. Isso proporciona um melhor desempenho no molhado e uma incrível versatilidade, mesmo em longas viagens ou estradas sinuosas, ou ainda em caso de condições adversas de clima.
As medidas
O novo SCORPION™ Trail II estará disponível, a partir de outubro de 2015, nas seguintes medidas:
Sobre a Pirelli
Com mais de 140 anos de tradição, a Pirelli é uma multinacional italiana consagrada na indústria de pneus, com 20 unidades industriais em 14 países e atividades comerciais em mais de 160 países nos cinco continentes. Na América Latina está presente com seis unidades produtivas, sendo quatro delas no Brasil, onde tem atuação industrial há mais de 85 anos: Gravataí (RS), Campinas e Santo André (SP) e Feira de Santana (BA); além de uma na Argentina (Merlo), e outra na Venezuela (Guacara). A empresa emprega mais de 38 mil pessoas no mundo, sendo cerca de 14 mil na América Latina, das quais mais de 12 mil estão nas unidades brasileiras. A Pirelli é também fornecedora exclusiva da Fórmula 1 desde a temporada 2011.
Em Sumaré, no Estado de São Paulo, está localizado o Campo Provas Pneus Pirelli, pioneiro na América Latina, que compõe um dos mais importantes Centros de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa no mundo: o de Santo André. Com perfeita integração, em tempo real aos demais Centros que a empresa possui na Itália, Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido, a unidade de estudos brasileira está capacitada a desenvolver, receber e aplicar as mais avançadas tecnologias na produção de pneus para uma gama completa de aplicações: caminhões e ônibus; automóveis e caminhonetas; tratores e implementos agrícolas; máquinas para uso fora de estrada; motocicletas; além de materiais para a reconstrução de pneus.
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