Relatório de sustentabilidade do Grupo Bridgestone destaca avanços ambientais e melhorias nas práticas de compras sustentáveis, inclusive em relação à proteção dos direitos humanos
São Paulo, 05 de julho de 2019 – O Grupo Bridgestone publicou seu Relatório de Sustentabilidade 2018-2019, que destaca o enorme progresso alcançado em relação a seu compromisso global de promover uma sociedade mais sustentável. Dois anos antes do previsto, o Grupo superou sua meta para 2020 de reduzir a captação de água em 35% . Além disso, sua Política Global de Compras Sustentáveis foi implementada com sucesso para 98% de seus principais fornecedores de subnível 1, sendo que a maioria dos fornecedores está no processo de completar as avaliações de terceiros. O Grupo, em colaboração com outros fabricantes de pneus e partes interessadas do setor, também lançou a Plataforma Global para a Produção Sustentável de Borracha Natural a fim de gerar melhorias no desempenho ambiental e socioeconômico da cadeia de valor da borracha natural.
“Nossa missão, Servir à Sociedade com Qualidade Superior, representa a paixão da Bridgestone por melhorar a segurança e as vidas das pessoas no mundo todo”, afirma Masaaki Tsuya, Presidente do Conselho de Administração, CEO e Representative Executive Officer. “Nossa dedicação em abordar essas responsabilidades sociais se expressa no compromisso global de responsabilidade social do Grupo, Nosso Jeito de Servir.”
Através do Nosso Jeito de Servir, o foco do Grupo Bridgestone está em melhorar a mobilidade, a vida, o trabalho e o lazer das pessoas por meio de três Áreas Prioritárias: Mobilidade, Pessoas e Meio ambiente. Além disso, seis Princípios de Gestão articulam as elevadas expectativas que o Grupo tem em relação à sua operação como uma empresa responsável. O Relatório de Sustentabilidade 2018-2019 do Grupo descreve o trabalho realizado nessas nove áreas e identifica como seus esforços estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Mais informações sobre o progresso em relação à sustentabilidade estão disponíveis no site do Grupo.
Em 2018, o Grupo Bridgestone foi incluído novamente em dois índices ambientais, sociais e de governança altamente respeitados: o Índice Dow Jones de Sustentabilidade Mundial e a série de índices FTSE4Good. Abaixo estão alguns exemplos adicionais das conquistas globais do Grupo:
• Mobilidade
Continuidade ao desenvolvimento de uma solução de estacionamento preciso no Japão que permite uma maior aproximação dos ônibus ao meio-fio para tornar o transporte público realmente acessível para pessoas com deficiências físicas.
Pioneirismo no serviço de assinatura integral MOBOX na Europa, que fornece pneus de qualidade superior para automóveis de passeio, garantia no caso de danos aos pneus e operações de manutenção regular, entre outros serviços, mediante o pagamento de uma taxa mensal acessível, oferecendo conforto e tranquilidade aos consumidores.
• Pessoas
Apoio a programas que ajudam as pessoas a desenvolverem habilidades profissionais e pessoais que, por sua vez, fortalecem comunidades em países como China, França, Índia, Indonésia, Japão e Tailândia. Nos Estados Unidos, por exemplo, o Grupo está contribuindo para a educação de alunos do ensino médio por meio de seu programa de preparação universitária e profissional no Centro de Capacitação Automotiva da Maplewood High School, em Nashville.
Promoção de comunidades mais saudáveis, especialmente para mulheres e crianças, em países como Argentina, Itália, Japão, Libéria, Tailândia e nos Estados Unidos. Na Índia, por exemplo, o Grupo apoia programas que têm como objetivo aumentar a independência financeira das mulheres.
• Meio ambiente
Cumprimento de 95% do objetivo global do Grupo para 2020, que estabelece que a redução na pegada de carbono resultante do uso de pneus da Bridgestone pelos clientes exceda as emissões de gases de efeito estufa do Grupo associadas à aquisição de matérias-primas, à fabricação e distribuição de produtos, e aos produtos em si após o uso.
Doação de 2.332 hectares da Reserva Natural da Bridgestone em Chestnut Mountain para a Nature Conservancy do Tennessee a fim de proteger essa área para as gerações futuras e, ao mesmo tempo, compensar por 25 anos as emissões de carbono por parte da nova sede da empresa, a Bridgestone Tower, que tem certificação LEED e fica no centro de Nashville, EUA.
• Princípios de Gestão
Lançamento de uma Política Global de Direitos Humanos, que estabelece as expectativas da empresa em relação a questões como o respeito pela diversidade e inclusão, a proibição da discriminação e do assédio, o foco na segurança e saúde no local de trabalho, o comprometimento com práticas trabalhistas responsáveis e a proteção da liberdade de expressão e de associação.
Adoção de um Código de Conduta global, que oferece orientações para ajudar os funcionários, fornecedores e terceiros a lidar com uma série de questões éticas, abordando tópicos como combate à corrupção, competição e medidas antitruste, conflitos de interesse e doações com fins beneficentes ou políticos.
“Para o Grupo Bridgestone, é impossível atingir seu objetivo de ser uma empresa realmente global e Dan-Totsu, ou líder no setor, sem fazer sua parte para garantir um futuro saudável para as pessoas e o planeta”, afirma Tsuya. “Por isso, o Nosso Jeito de Servir está alinhado a uma série de tendências e questões sociais fundamentais e, não menos importante, à estratégia de negócios do Grupo.”