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Reciclanip coletou e destinou corretamente mais de 285 mil toneladas de pneus inservíveis até setembro deste ano

A quantia inclui todos os tipos de pneus recolhidos em 2013 e equivale a 57 milhões de unidades de pneus de carros de passeio

A Reciclanip, entidade ligada à ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, coletou e destinou de forma ambientalmente correta mais de 285 mil toneladas de pneus inservíveis durante 2013. Esta quantia equivale a 57 milhões de unidades de pneus de carros de passeio. Um pneu é considerado inservível quando não há mais condição de ser utilizado para circulação ou reforma.

Desde 1999, quando os fabricantes de pneus iniciaram esse processo, 2,56 milhões de toneladas de pneus inservíveis foram coletados e destinados adequadamente, o equivalente a 512 milhões de pneus de passeio. Desde então, os fabricantes de pneus já investiram US$ 221,40 milhões no programa até setembro de 2013.

“A previsão de investimento para 2013 é superior a R$ 85 milhões, valor superior ao investido no ano passado. Esses recursos são utilizados para os gastos logísticos, que hoje representammais de 60% dos nossos pagamentos, e também para todos os investimentos de destinações. Temos hojemais de 800pontos de coleta e uma média de 60 caminhões transitando diariamente por cerca de 3.500 rotas. Toda essa complexa operação logística é comandada pela Reciclanip, que tem experiência acumulada desde 1999, quando começou a coleta pelos fabricantes”, explicaAlberto Mayer,presidente do Sistema ANIP, do qual a Reciclanip é parte.

Logística reversa

Os 808 pontos de coleta atuais estão distribuídos em todos os estados e Distrito Federal e foram criados em parceria, em princípiocom prefeituras de municípioscommais de 100mil habitantes ou um consórcio de municípios que possibilite atingir esse número mínimo. As prefeituras cedem os terrenos dentro das normas específicas de segurança e higiene para receber os pneus inservíveis vindos de origens diversas. O responsável pelo Ponto de Coleta comunica à Reciclanip sobre a necessidade de retirada do material quando atinge a quantidade de 2 mil pneus de passeio ou 300 pneus de caminhões. A partir daí, a Reciclanip programa a retirada do material com os transportadores conveniados.

Para saber onde levar pneus inservíveis é só consultar a lista com todos os pontos de coleta que está no site www.reciclanip.org.br

Reaproveitamento ou queima

No Brasil, uma parte dos pneus inservíveis é reaproveitada de diversas formas, depois de ser moída e separada dos demais componentes do pneu, especialmente do aço, que também é reutilizado. Entre os produtos que reutilizam a borracha estão solados de sapato, materiais de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais e tapetes para automóveis. A borracha moída e separada também é misturada ao asfalto para uso em pavimentação, gerando o asfalto borracha, que apresenta importantes vantagens.

A maioria dos inservíveis é, no entanto, queimada como combustível alternativo nas indústrias de cimento, operação cercada de todos os cuidados ambientais necessários, com o uso de sistemas especiais de filtração e retenção.

Todas estas destinações são aprovadas pelo IBAMA como destinações ambientalmente adequadas.

“É muito importante que o consumidor tenha a consciência de não levar pneus velhos pra casa. Sempre que ele comprar um pneu novo, ele deve deixar seu pneu inservível na loja, que tomará as providências necessárias para que o pneu chegue até nosso ponto de coleta. Os pneus inservíveis descartados de forma errada contribuem para entupimentosde redes de águaspluviais e enchentes, poluição de rios e ocupam um enorme volume nos aterros sanitários e podem ainda ser foco para o mosquito da dengue. Se queimados de forma errada, geram poluição atmosférica”, diz Mayer.