Releases Anip

Reciclanip apresenta balanço semestral

Quantidade coletada é equivalente a mais de 29 milhões de pneus de passeio e entidade já tem 469 postos de coleta no Brasil

A Reciclanip, entidade voltada para a coleta e destinação de pneus inservíveis (aqueles que não têm mais condições de serem utilizados para circulação ou reforma), informa que coletou e destinou de forma ambientalmente correta 146.515 toneladas de pneus inservíveis no primeiro semestre de 2010, quantidade equivalente a 29,3 milhões de pneus de passeio.

Desde 1999, quando começou a coleta dos pneus inservíveis pelos fabricantes, mais de 1,3 milhão de toneladas de pneus inservíveis, o equivalente a 270 milhões de pneus de passeio, foram coletados e destinados adequadamente.

PONTOS DE COLETA

Reciclanip já conta com 469 pontos de coleta em todo País. Em cada um destes locais, a Reciclanip recolhe e transporta os pneus até as empresas de trituração ou de reaproveitamento. A lista com todos os pontos fica disponível no site da entidade: www.reciclanip.com.br

DESTINAÇÕES AMBIENTALMENTE CORRETAS

As destinações realizadas pela Reciclanip são reconhecidas pelo IBAMA. Após o pneu ser coletado e passar pela trituração, ele pode ser reaproveitado de diversas formas, como combustível alternativo para as indústrias de cimento ou para combustível de caldeiras, na fabricação de asfalto borracha ou ecológico, solados de sapato, em borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais e tapetes para automóveis.

No primeiro trimestre de 2010, 68% do volume coletado foi destinado para uso como fonte energética e 32% para reutilização como novos produtos, como asfalto borracha, solas de sapato, piso antiderrapante, etc. No segundo trimestre, foram 64% para uso energético e 36% para materiais.

INVESTIMENTO

Com previsão de investimento de US$ 30 milhões para 2010, os fabricantes pretendem investir 33% a mais que no ano de 2009 para a coleta e destinação de pneus inservíveis. Desde 1999, os fabricantes já investiram mais de US$ 114 milhões (valor até julho de 2010) para coleta e destinação de pneus inservíveis.