Reciclagem automotiva é tema da Automec
Fonte: Carros e Marcas – 30.03
Data da publicação 30/03/2015 19:20:00
Hoje em dia, muito mais do que desperdiçar, a palavra de ordem é reciclar. O mesmo vale para os automóveis. No Brasil, a reciclagem automotiva vem, aos poucos, se tornando uma realidade. Com a Lei do Desmanche, que já está em vigor no Estado de São Paulo, isso está cada vez mais presente no mercado. Empresas especializadas dizem que 85% de um veículo inteiro é reaproveitável como peças de reposição, outros 10% são materiais recicláveis e somente 5% é totalmente descartável. Para tratar desse assunto tão atual, a AUTOMEC – Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços, maior feira de reposição automotiva da América Latina, trará na sua programação o Fórum Reciclagem Automotiva, com vários temas relacionados ao assunto. A Feira acontece de 7 a 11 de abril, no Anhembi, em São Paulo.
O Fórum Reciclagem Automotiva, promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, pelo Sindicato do Comércio Varejista de Automóveis, Peças e Acessórios de São Paulo (Sincopeças) e Insight Trade, acontece dentro da programação da Feira no dia 9 de abril, das 14h30 às 19h, na Sala das Orquídeas, no Anhembi. “O mercado brasileiro é um dos que mais vendem automóveis no mundo, mas pouco se recicla. A maioria acaba se perdendo. Com essa nova realidade do reaproveitamento de peças, pensamos numa programação voltada somente ao tema, para que pontos importantes sejam discutidos com referências do setor. Esperamos que os visitantes aproveitem e possam levar esses debates para o seu cotidiano”, opina João Paulo Picolo, diretor da AUTOMEC.
Programação
Tendo como âncora do evento Luciano Pires, escritor, jornalista, consultor de empresas e especialista no trade automotivo, a programação do Fórum terá início com a palestra Resíduos e Logística Reserva; seguida de participação do César Faccio, gerente geral da RECICLANIP; Remanufaturado, Recondicionados, Diferenças, Vantagens, com Jefferson Germano, presidente da Associação dos Remanufaturadores de Autopeças (Anrap); A Lei do Desmonte: Para Que Veio? O que Muda? Caminhos de Regularização, com Israel de Souza, vice-diretor e relator da Lei Estadual do Desmonte Automotivo.
Também será realizado um painel de debates, no qual será discutido o tema Projetos Sustentáveis Vencedores, a Reorganização do Trade, Peças Usadas Como Oportunidade para o Varejo, o Impacto na Reparação, com Fábio Frasson, executivo do projeto Renova Peças, da Porto Seguro; Arthur Rufino, presidente da Associação Brasileira de Desmontagem e Reciclagem (Adera); Israel de Souza, vice-diretor e relator da Lei Estadual do Desmonte Automotivo; e Elias Mufarrej, presidente do GMA e executivo do Sindipeças. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas.
Para se inscrever, mande um e-mail para marketing@sincopecas.org.br, pelo telefone (11) 3287 3033 ou acesse o link: https://eventioz.com.br/e/forum-reciclagem-automotiva.
Para mais informações: www.automecfeira.com.br.
AUTOMEC
Para esta 12ª edição espera-se que mais de 70 mil visitantes qualificados visitem a Feira. Serão mais de 1200 marcas nacionais e internacionais, distribuídas num espaço de 78 mil m². A Feira está dividida em quatro setores e perfis: Peças e Sistemas (motor, escape, eixos, direção, freios, rodas, amortecedores, peças metálicas, peças montadas, janelas, para-choques, telhados de dobramento, roods conversível, coberturas panorâmicas, ar condicionado, rádio, instrumentos, airbags, tampões, cadeiras, aquecimento, ajustadores elétricos, telemóveis, filtros interior, antenas, navegação, telemática, DVD, elétrico, bateria, faróis, cabos, chicotes, unidades de controle, sistemas de ônibus, sistemas de assistência ao condutor, elementos de fixação, linha de alimentos, anéis de vedação de rolamentos, rolos, peças de reposição, reparos, restauração, híbrida e gás); Reparação e Manutenção (equipamentos e ferramentas, prevenção de corrosão e pintura, reboque de serviço, auxílio-acidente e serviços móveis, eliminação de resíduos e reciclagem e reboque para carros; Acessórios (acessórios para automóveis em geral, sistemas de desempenho, aprimoramento de design, óptica, opções e conversões, rodas, pneus e juntas); e TI e Gestão (concessão de planejamento e construção, concessionárias financeiras e sistemas de gestão Dealer. Para ajudar na qualificação e reciclagem dos profissionais do setor, a AUTOMEC contará com mais de 60 palestras com temas atuais.
A AUTOMEC tem apoio do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) e co-apoio da Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças (Andap), Sindicato do Comércio Atacadista, Importador, Exportador e Distribuidor de Peças, Rolamentos, Acessórios e Componentes para Indústria e para Veículos do Estado de São Paulo (Sicap), Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios de Veículos do Estado de São Paulo (Sincopeças) e Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo (Sindirepa).
Enviado por: Samoel Weck
Fonte: Fair Play Comunicação