Produção de pneus sobe 7% até abril, diz Anip
Mesmo com a menor demanda das montadoras, a produção de pneus no Brasil registrou crescimento de 7% nos quatro primeiros meses do ano, informou ontem a Anip, entidade que abriga as empresas do setor. No total, 23,9 milhões de unidades foram produzidas entre janeiro e abril, num desempenho que reflete o crescimento das vendas no mercado de reposição e a recuperação das exportações.
Até abril, essa indústria vendeu 25,4 milhões de pneus, 4,2% a mais do que o volume de um ano antes. As entregas a montadoras caíram 10,6%, mas os volumes no mercado de reposição, que responde por mais da metade das vendas dos fabricantes de pneus (55%), subiram 11,8%. Também em alta, as exportações de pneus produzidos no Brasil crescem 7,4% neste ano.
Apesar dos resultados positivos nesses dois canais, a Anip afirmou, em nota, que os ajustes na produção das montadoras estão afetando negativamente os resultados de suas associadas. Só no fornecimento a montadoras de carros de passeio, houve queda de 17,3% entre janeiro e abril.
Segundo Alberto Mayer, presidente da Anip, o cenário de queda na atividade e rentabilidade dos clientes na indústria de veículos dificultam os investimentos programados por fabricantes de pneus, cujos projetos de expansão foram lançados para acompanhar a expectativa de crescimento tanto do mercado automotivo como da capacidade instalada das montadoras.
O levantamento da entidade mostra que, após crescer mais de 7%, as exportações chegaram a 4,6 milhões de pneus entre janeiro e abril. Mesmo assim, as importações ainda superam esse volume em 7,5 milhões de unidades, levando o setor ao déficit comercial de US$ 82,2 milhões no período.
As estimativas da Anip apontam para uma evolução de 2,5% na produção do setor neste ano, o que indica desaceleração da curva de crescimento traçada até agora. Em
Fonte: Valor Econômico