Releases Associadas

Produção de pneus bate recorde em 2013, informa Anip

A produção brasileira de pneus cresceu 9,8% no ano passado, chegando à marca recorde de 68,8 milhões de unidades, de acordo com balanço divulgado pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), entidade que representa o setor. O desempenho foi puxado pela produção também recorde da indústria de veículos, além do crescimento das vendas no mercado de reposição.

As entregas a montadoras cresceram 6,3%, para 22,5 milhões de pneus. Já os volumes no canal de reposição tiveram alta de 12,6%, chegando a 37,7 milhões de unidades. O recorde anterior da indústria havia sido registrado em 2010, quando 67,3 milhões de pneus tinham sido produzidos.

O levantamento da Anip destaca o crescimento de 15,2% e de 20,7% na produção de pneus para caminhões e utilitários leves, respectivamente. Os dois segmentos foram beneficiados pela demanda por caminhões gerada pelo recorde na safra de grãos.

No total, as vendas dos fabricantes nacionais de pneus cresceram 6,9% em 2013, atingindo 72,6 milhões de unidades. Diferentemente da produção, que atingiu recorde, o resultado das vendas, afetado pelo avanço das importações, ficou abaixo da marca histórica de 2010, de 73 milhões de unidades.

Na expectativa de crescimento da demanda com as fábricas de carros que vão entrar em operação nos próximos anos, mais de R$ 10 bilhões estão sendo investidos pela indústria brasileira de pneumáticos, num ciclo que começou em 2007 e vai até 2015. A última a chegar ao país foi a japonesa Sumitomo, que, em setembro, começou a produzir pneus da marca Dunlop em uma fábrica no Paraná. Os investimentos do grupo na unidade somaram R$ 560 milhões.

Fonte: Valor Econômico