PRIMEIRO TESTE COM A ESCUDERIA FERRARI: SEBASTIAN VETTEL TESTA EM FIORANO OS PNEUS DE CHUVA MAIS LARGOS PARA A PRÓXIMA TEMPORADA
PNEUS PIRELLI DE 2017 ESTREIAM NA PISTA
PRIMEIRO TESTE COM A ESCUDERIA FERRARI: SEBASTIAN VETTEL TESTA EM FIORANO OS PNEUS DE CHUVA MAIS LARGOS PARA A PRÓXIMA TEMPORADA
O programa de testes para os pneus Pirelli P Zero mais largos da Fórmula 1, que serão usados em 2017, começou em Fiorano, na Itália, nesta segunda-feira. Sebastian Vettel foi o responsável por pilotar a Ferrari SF15-T que foi especialmente modificada para simular as novas regras aerodinâmicas e para acomodar os novos tamanhos dos pneus que serão usados em 2017. O tetracampeão mundial irá testar durante o dia inteiro antes de entregar o carro para Esteban Gutierrez, piloto da equipe Haas F1, nesta terça-feira, dia 2 de agosto.
O PROGRAMA: após algumas voltas de instalação com pneus slick nesta manhã, Vettel irá tentar os pneus Pirelli intermediários mais largos e, também, os de chuva, em uma pista molhada artificialmente. Com banda de rodagem 25% maior do que a usada atualmente, alguns cuidados especiais são necessários na pesquisa e no desenvolvimento dos pneus de chuva, que são capazes de expulsar ainda mais água. O trabalho de desenvolvimento nos intermediários e nos de chuva irão continuar com Gutierrez nesta terça-feira.
DIMENSÕES. As regras de 2017 determinam as seguintes medidas para os pneus slick:
305/670-13 no eixo dianteiro (atualmente é 245/660-13)
405/670-13 no eixo traseiro (atualmente é 325/660-13)
O Cinturato intermediário terá diâmetro de 675 mm enquanto o de chuva será de 680 mm.
O tamanho das rodas permanece inalterado em 13 polegadas.
TESTE DOS PNEUS SLICK. A Red Bull será a primeira equipe a usar o novo pneu slick para a temporada 2017 da Fórmula 1. A avaliação de pista seca será nos dias 3 e 4 de agosto em Mugello, na Itália, a última antes das férias de verão. O programa de desenvolvimento irá começar em setembro, quando a Mercedes (a terceira equipe que irá fornecer um carro modificado para os testes) irá para a pista de Paul Ricard, na França.
PROGRAMA. Cada uma das três equipes participando (Mercedes, Ferrari e Red Bull) irão andar durante oito dias cada entre agora e o fim de novembro. Cada equipe terá exatamente a mesma quantidade de testes para os pneus de chuva e intermediários (dois dias), assim como os slick (seis dias). O dia final de testes contará com as três equipes em Abu Dhabi, na terça-feira, dia 29 de novembro, dois dias após a última etapa da temporada 2016.
CALENDÁRIO POR DATA |
|||||
TESTES EM CARROS ADAPTADOS – TAMANHOS DE 2017 |
|||||
Sessão |
Data |
Dias de Testes |
Circuito |
Carro(s) |
Tipos de Pneus |
1 |
Ago 1-2 |
2 |
Fiorano |
FER |
Chuva |
2 |
Ago 3-4 |
2 |
Mugello |
RBR |
Slick |
3 |
Set 6-7 |
2 |
Barcelona |
FER |
Slick |
4 |
Set 6-7-8 |
3 |
Paul Ricard |
MGP |
Slick |
5 |
Set 21-22 |
2 |
Paul Ricard |
MGP |
Chuva |
6 |
Out 12-13 |
2 |
Barcelona |
MGP |
Slick |
7 |
Out 14-15-16 |
3 |
Abu Dhabi |
RBR |
Slick |
8 |
Nov 2-3 |
2 |
Abu Dhabi |
RBR |
Chuva |
9 |
Nov 14-15-16 |
3 |
Abu Dhabi |
FER |
Slick |
10 |
Nov 29 |
3 |
Abu Dhabi |
MGP |
Validação Final |
@pirellibrazil
@Pirelli_Br
@pirelli_br