Preview Pirelli do GP da Espanha: familiar, mas um desafio difícil
Milão, 6 de maio de 2019 – De todos os circuitos da Fórmula 1, o de Barcelona é, provavelmente, o mais conhecido de todos os times, já que é um local de testes – incluindo oito dias no início deste ano. Mas isso não o torna menos desafiador. A Pirelli está trazendo os três pneus mais duros da linha pela segunda vez este ano, depois do Bahrein: C1 como o composto duro – branco, C2 como o composto médio – amarelo, e C3 como o composto macio – vermelho. Eles devem estar bem adaptados às exigências de alta energia e ao clima quente do circuito de Barcelona, que dá início a temporada europeia.
CARACTERÍSTICAS DA PISTA
• A pista recebeu um novo asfalto no ano passado, o que mudou sua natureza irregular e abrasiva. No entanto, a superfície já amadureceu, tornando-a mais parecida com a anterior.
• Embora as equipes tivessem uma escolha livre de toda a linha de pneus P Zero Fórmula 1 2019 para os testes de pré-temporada, elas tenderam a se concentrar nos compostos mais macios (mais comumente usados durante o ano). Então, eles podem ter perdido um pouco de dados dos pneus duros e médios.
• Barcelona é um bom teste geral para carros e pneus, e é por isso que é usado com frequência para testes: a famosa curva 3 tira o máximo de energia dos pneus, sendo o dianteiro esquerdo o mais forçado.
• No ano passado, a corrida foi ganha com uma única parada: a mesma estratégia foi usada por todos os três primeiros. Lewis Hamilton venceu para a Mercedes depois de iniciar com o pneu macio e passar para o médio na sequência. Teve quem fez duas e até três paradas.
• O composto C1 deste ano é ligeiramente mais macio do que o pneu duro de 2018. Já o C2 é equivalente ao médio de 2018 e o C3 ao macio do ano passado. A seleção para o Grande Prêmio da Espanha deste ano foi feita para permitir que os pilotos acelerem ao máximo desde o início até o final de cada trecho, que provavelmente serão em condições quentes, sem ter que fazer o gerenciamento de ritmo.
MARIO ISOLA – GERENTE MUNDIAL DE MOTORSPORT DA PIRELLI
“Há muito poucos mistérios sobre o Barcelona para as equipes, especialmente neste ano, já que os testes de pré-temporada foram realizados em condições meteorológicas muito boas e que são mais representativas da temporada. No entanto, várias equipes estão planejando trazer algumas melhorias nos carros, por isso será interessante ver o efeito delas no comportamento dos pneus, juntamente com a evolução contínua da nova pista, que já observamos no início deste ano. Mesmo nos testes de pré-temporada, os carros eram incrivelmente rápidos, então isso poderá ser um indício de uma corrida como no ano passado na Espanha, onde mais recordes de pista devem cair.”
OUTRAS NOTÍCIAS DE PIRELLI
• As três melhores equipes fizeram todas as nomeações de pneus de forma diferente, sugerindo uma abordagem tática variada. A Ferrari fez a seleção mais agressiva, escolhendo pneus mais macios, mas tanto os seus pilotos quanto os da Mercedes fizeram seleções ligeiramente diferentes para seus companheiros de equipe.
• Na terça e quarta-feira após o Grande Prêmio da Espanha, o segundo teste do ano durante a temporada ocorrerá. A Ferrari e a Racing Point terão, cada uma, um segundo carro para a Pirelli avaliar os protótipos de 2020. Este será um teste “cego”, então os pilotos (ainda a serem anunciados) não saberão exatamente o que estão testando.
• A novíssima Fórmula 3 – substituindo a GP3 – faz sua estreia na Espanha, junto com a Fórmula 2. Ela apresenta um carro totalmente novo, com novos pneus desenvolvidos pela Pirelli. As velocidades de volta devem ser muito semelhantes, mas a maneira como o carro entrega seu desempenho está mais alinhada com a F2 e F1.
PNEUS SELECIONADOS ATÉ O MOMENTO