Preview Grande Prêmio de Mônaco
Milão, 22 de maio de 2017 – Após levar os três compostos mais duros de sua gama para o último Grande Prêmio da Espanha, a Pirelli agora traz seus três compostos mais macios, macio, supermacio e ultramacio, para um tipo de circuito completamente diferente, Mônaco. A famosa pista de rua é muito conhecida por ter os menores índices de velocidade média e de degradação dos pneus. Isso faz com que uma corrida com apenas uma parada seja o cenário mais provável. Porém, as estratégias adotadas pelas equipes para essa corrida exigente e imperdoável ainda são incertas.
Os três compostos selecionados
O circuito do ponto de vista do pneu
- É difícil ultrapassar em Mônaco, então é fundamental uma atuação forte no treino classificatório. O segredo é extrair o máximo da performance do pneu ultramacio.
- A degradação será muito baixa. Até mesmo o ultramacio deve suportar longos stints.
- O uso do pneu também é o menor do ano, então a janela para os pit stops será bem ampla.
- A velocidade média mais baixa do ano e também a curva mais lenta, a Fairmont hairpin.
- As equipes usam o máximo de pressão aerodinâmica possível, para aumentar a aderência mecânica dos pneus.
- Sem áreas de escape, é impossível se recuperar em caso de erros. A precisão é vital.
Mario Isola, líder de competições de veículos da Pirelli: "Os três compostos mais macios são a escolha óbvia para Mônaco. Porém, ainda há muito espaço para variações na estratégia, uma vez que o uso e a degradação são tão baixas que as equipes meio que podem escolher em que momento elas desejam fazer sua única parada, trocando do ultramacio para o macio, que deve ser a escolha padrão para a corrida. Esse é o primeiro Grande Prêmio em que os pilotos podem escolher suas próprias alocações de pneus. Como esperado, as escolhas privilegiaram majoritariamente o ultramacio. Este pneu será o mais usado, tanto no treino classificatório como na corrida.”
O que há de novo
- Algumas equipes estão introduzindo alguns pacotes de upgrades adicionais, bem como itens específicos para Mônaco, mas a performance em geral nem sempre é o fator decisivo no Principado.
- Jenson Button, que já venceu em Mônaco, retorna à Fórmula 1 com a McLaren pela primeira vez desde o ano passado, substituindo Fernando Alonso, que vai correr a Indy 500.
- Como é tradição em Mônaco, não há atividade na pista na sexta-feira. Os treinos livres acontecem na quinta-feira.
Pressões mínimas para a largada na Espanha
19 psi (pneus dianteiros) e 18 psi (pneus traseiros)
Limites de cambagem
-4,25º (pneus dianteiros) e -3,00º (pneus traseiros)
Pneus selecionados até o momento
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