Prefeitura de Bela Vista recolhe pneus velhos na fronteira
A prefeitura de Bela Vista, administrada pelo prefeito Dr. Renato de Souza Rosa dá um exemplo para todo Brasil com a Campanha para retirada de pneus velhos das ruas do município.
De acordo com Laura Loureiro Ocariz Britez em postagem na rede social Facebook "Mais uma vez encabeçada pela equipe do Controle de Vetores, a campanha para a retirada de Pneus velhos das ruas e do eco ponto na entrada da cidade foi um sucesso. Essa é a terceira vez em que a empresa "Reciclanip" vem ao município de Bela Vista para levar os pneus abandonados. foram levados desta vez em média 24 toneladas de pneus. Vale ressaltar que esta empresa realiza todo esse trabalho sem ônus algum e com o intuito incentivar os projetos de reciclagem em todo Brasil".
Reciclanip é uma entidade sem fins lucrativos criada pelos fabricantes de pneus novos Bridgestone, Continental, Goodyear, Michelin e Pirelli.
De acordo com o site oficial da empresa o nosso foco é a coleta e destinação de pneus inservíveis no Brasil. No conceito moderno de gestão empresarial, a responsabilidade pós-consumo deve fazer parte dos princípios de qualquer companhia.
Calor e chuva se somam todo ano para estimular a dengue com a proliferação do mosquito Aedes Aegipti em águas paradas. Agora o problema se agravou com outra doença transmitida pelo mesmo inseto, a chikungunya. Os possíveis criadouros do mosquito das doenças são poças de água nas ruas e terrenos baldios, e recipientes abertos com água estagnada, como latas, vasos e pneus largados nas residências e em outras áreas. Para minimizar o problema com pneus inservíveis, a Reciclanip, entidade do Sistema ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, realiza o trabalho de recolhimento em 834 “Pontos de Coleta” mantidos pelas Prefeituras Municipais e outras entidades, e os encaminha para a destinação final ambientalmente adequada.
O programa da Reciclanip cobre todo o Brasil e seu funcionamento começa a partir dos chamados "Pontos de Coleta", que são obrigatórios pela legislação em cidades com mais de 100 mil habitantes. Quando o município não atinge esse total a recomendação é a formação de um consórcio com outros para instalar o Ponto de Coleta, que sempre deve ser um galpão ou local coberto. Os pneus são recolhidos pelo serviço público como parte da retirada de lixo, por revendedores ou ainda descartados voluntariamente pelo munícipe e devem ser levados a esses locais.