Releases Associadas

Pneus usados por veículos do Estado serão reciclados

A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) realiza nesta terça-feira o recolhimento de 1,8 mil pneus inservíveis, que foram substituídos nos carros de 24 secretarias e órgãos da administração estadual. O objetivo é disseminar práticas ecologicamente responsáveis, a exemplo da coleta e destinação correta de pneus inservíveis no âmbito da administração estadual.

A iniciativa, realizada por meio de convênio firmado com a Associação Reciclanip – entidade sem fins lucrativos formada por empresas fabricantes de pneumáticos – irá destinar os pneus recolhidos para a produção de materiais utilizando a borracha, como cimento e asfalto.

A ação integra o Projeto Compras Públicas Sustentáveis do Estado e o Programa Agenda Ambiental da Administração Pública – A3P, com ações de consumo consciente. O procedimento ainda permite o controle do consumo de pneumáticos, otimizando o uso e ampliando o ciclo de vida útil, além do descarte de forma correta e produtiva. A fiscalização é feita pelos gestores de frota de cada unidade e pela Saeb, gestora do projeto.

Até julho deste ano, 2.021 pneus foram destinados pelo Estado para reaproveitamento. São encaminhados à reciclagem pneumáticos que já não apresentam condições de uso. As associações ligadas à Reciclanip são responsáveis pela retirada do material dos pontos de coleta, como o Almoxarifado Central do Estado, que tem capacidade para abrigar dois mil pneus para carro de passeio ou 300 de caminhão.

Vida útil

Para se ter uma ideia, a vida útil de um pneu novo, a depender da conservação, tem duração de aproximadamente 100 mil quilômetros. Serviços de manutenção, como alinhamento e balanceamento a cada três meses, e rodízio de pneus dianteiros e traseiros a cada cinco mil quilômetros, também contribuem para a conservação do produto.

A borracha dos pneus pode ser reaproveitada como material alternativo na indústria de cimento, uma das principais destinações. Segundo informações da Reciclanip, a borracha tem capacidade térmica maior que a do carvão, ficando atrás apenas do coque de petróleo. O material ainda pode ser empregado na laminação de calçados, dutos pluviais, pisos industriais e de quadras poliesportivas, na fabricação de asfalto e artefatos de borracha – tapetes para carros e componentes de vedação.

Fundada em 2007, a Associação Reciclanip é formada pelas empresas Bridgestone Firestone, Goodyear, Michelin e Pirelli. A associação foi criada a partir da Resolução nº 416 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), dando continuidade às ações já desenvolvidas pelo órgão desde 1999.

 

FONTE: SECOM/BA