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Pirelli traz o Pneu P Zero número 10.000 para o Programa XX da Ferrari

O clube de pilotos mais exclusivo do mundo usa pneus Pirelli. O número de pneus fornecidos para o Ferrari Racing Days, em Nürburgring, atingiu agora um importante marco, enquanto o novo pneu intermediário também faz a sua estreia

Esses pneus têm muito em comum com os P Zero fornecidas para a Fórmula 1, destacando como os pneus do Programa XX são derivados diretamente dos mais altos níveis de tecnologia da Pirelli no automobilismo

 

Milão, 8 de julho de 2019 – No último evento do Ferrari Racing Days, no paddock de Nürburgring, na Alemanha, um pneu muito especial estava à mostra: o 10.000º Pirelli P Zero criado para o programa XX da Ferrari. O FXX, o FXX EVO, o 599XX, o 599XX EVO e o FXX K (com a sua mais recente variante Evo) são os carros mais exclusivos do mundo: derivados de modelos de rua e desenvolvidos para uso em pistas. Os carros de base já são incrivelmente rápidos, mas as modificações para as pistas dos engenheiros de Maranello os tornam ainda mais extremos. O FXX-K Evo, por exemplo, já ultrapassa os 1000 cavalos de potência e, para equipar os carros com tanta força, a Pirelli desenvolveu pneus especificamente projetados para cada modelo. Na Alemanha, o número desses pneus especiais chegou a 10.000 desde 2011: o ano em que a Pirelli se tornou fornecedora exclusiva do programa XX.


DESENVOLVIDO COMO PNEUS DE F1
Desde o primeiro carro no programa XX, o FXX, até o mais recente, o FXX-K Evo, a metodologia de desenvolvimento mudou drasticamente. No início, o processo de desenvolvimento era mais tradicional, usando os pneus P Zero criados para o Ferrari Challenge como ponto de partida para os pneus FXX mais extremos. Já nos carros mais recentes, o processo de desenvolvimento agora reflete a metodologia usada para fabricar os pneus P Zero de Fórmula 1. Além dos testes em pista, os engenheiros da Pirelli também puderam confiar nos dados adquiridos do simulador da Scuderia Ferrari – que também é usado nos níveis mais altos do automobilismo.

Com o pneu desenvolvido para o FXX K como base, os engenheiros da Pirelli conseguiram criar um modelo em menos de seis meses capaz de lidar com as enormes cargas descendentes geradas pelo mais recente pacote aerodinâmico Evo (mais de 800 kg em velocidade máxima). No coração deste último caminho de desenvolvimento estavam os novos pneus traseiros P Zero, que agora apresentam uma área de contato mais uniforme, mesmo quando a asa traseira do Evo está gerando um downforce máximo. Isso ajuda a garantir excelente estabilidade em termos de desgaste mais equilibrado e queda de desempenho mais transparente, o que contribui para uma pilotagem mais previsível e, portanto, de maior segurança, independentemente da experiência do piloto. Além disso, os pneus do programa XX oferecem janelas de trabalho grandes, que garantem níveis de desempenho semelhantes em circuitos muito diferentes em todo o mundo, com asfaltos variávis e, muitas vezes, imprevisíveis. O programa de 2019, por exemplo, começou em fevereiro com as curvas arenosas do Bahrein e terminará no circuito de subidas e decidas de Mugello, na Itália, no final de outubro.

O CHEGADA DO INTERMEDIÁRIO
Outra inovação importante para o programa XX da Ferrari faz a sua estreia em Nürburgring: para condições de pilotagem mais complicadas, o novo pneu intermediário Cinturato estará disponível. Este pneu utiliza a mesma construção que o pneu slick para condições de pista seca, mas introduz um desenho na banda de rodagem bem como um novo composto. Este novo pneu permitirá aos pilotos tirar o máximo destes carros ultrapoderosos de Maranello, mesmo em superfícies húmidas ou a baixas temperaturas.

OS PNEUS P ZERO PARA OS PROGRAMAS XX
Os carros do programa XX apresentam pneus especiais para cada modelo, que são diferentes em especificação e tamanho. A gama vai de um pneu 255/650 R19 para a frente do FXX a um 345/725 R20 para a traseira do FXX K Evo. Estes também podem ser distinguidos visualmente, porque cada pneu leva o nome do carro para o qual ele está destinado. Assim como os outros pneus Pirelli para as corridas de GT, estes pneus do programa XX também são feitos em uma fábrica dedicada em Izmit, na Turquia, onde os pneus de Fórmula 1 foram produzidos por muitos anos.