Pirelli: preview da Corrida do Milhão 2018 da Stock Car
#PirelliNaStockCar
São Paulo, 1 de agosto de 2018 – A Stock Car desembarca entre os dias três e cinco de agosto, na cidade de Goiânia (GO), para a disputa da edição 2018 da sua prova mais famosa: a Corrida do Milhão. Evento mais esperado do ano, a disputa com o prêmio milionário será realizada pela terceira vez no Autódromo Internacional de Goiânia e terá uma grande novidade: o uso do traçado oval.
A confirmação da mudança da pista utilizada fará uma grande diferença para a disputa dos pilotos, equipes e, também, para os pneus. O traçado que passa a ser de altíssima velocidade, com três curvas para a direita e 2.696 metros de extensão, promete exigir de uma forma diferente todos os aspectos da competição, acostumada a autódromos de configuração mista.
Sobre este novo desafio, Fabio Magliano, Gerente de Produtos Car e Motorsports da Pirelli para a América Latina, fala: “Chegamos a um momento importante da temporada 2018 da Stock Car com a disputa da Corrida do Milhão. A pista goiana que normalmente já é exigente com os pneus será um desafio extra pela sua configuração oval com longas retas e três curvas para a direita Isso significa que apenas os pneus do lado esquerdo receberão a carga lateral de apoio do carro durante as voltas”.
“O resultado é um cenário de desgaste excessivo, especialmente no traseiro, que ainda é responsável pela tração. Desta forma, a Pirelli irá indicar a troca obrigatória dos pneus, bem como uma calibragem e camber com limites diferenciados e mais conservadores. A cambagem a ser considerada como máxima para o circuito oval será a mesma sempre utilizada em Goiânia. A alteração no empenho do pneu está no tempo de apoio nos pneus do lado externo. Neste caso, o mais importante é que as equipes sigam rigorosamente as pressões que foram recomendadas pela Pirelli. Com a pausa para a Copa, estamos ansiosos pelo retorno da Stock Car em uma mais etapa festiva com bastante equilíbrio, disputa e com muitas ultrapassagens, características que representam bem a categoria”, encerra.
PNEU DISPONÍVEL
Pista seca: P Zero na medida 305/660-18
Pista molhada: Cinturato na medida 285/645-18
CARACTERÍSTICAS DA PISTA (entre 1 e 5):
Abrasividade da pista: (4)
Força lateral: (5)
Pneu mais exigido (traseiro esquerdo)
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS P ZERO:
Cambagem recomendada dianteira: (-5,0°)
Cambagem recomendada traseira: (-3,0°)
Calibragem recomendada sem cobertor: 24 PSI a frio
Calibragem recomendada com cobertor: 27 PSI a frio
Calibragem recomendada a quente: 32 PSI
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS CINTURATO:
Cambagem recomendada dianteira: (-2,0°)
Cambagem recomendada traseira: (-0,0°)
Calibragem recomendada sem cobertor: 26 PSI a frio
Calibragem recomendada a quente: 32 PSI
MANTA TÉRMICA:
Tempo de aquecimento dos pneus P Zero com cobertor térmico:
Mínimo: 1h @ 90°C
Ótimo: 1h30 @ 90°C
Máximo: 2h @ 90°C
RESULTADOS 2017:
1ª etapa:
Pole: Daniel Serra, com o tempo de 1min24s332.
Corrida 1: 1º Daniel Serra, 2º Thiago Camilo e 3º Max Wilson.
Média de 152,6 km/h, com 28 voltas e 107.38 km de distância completados.
Corrida 2: 1º Ricardo Zonta, 2º Átila Abreu e 3º Max Wilson.
Média de 157.1 km/h com 29 voltas e 111.215 km de distância completados.
11ª etapa:
Pole: Daniel Serra, com o tempo de 1min24s270.
Corrida 1: 1º Daniel Serra, 2º Ricardo Zonta e 3º Felix da Costa.
Média de 152,1 km/h, com 28 voltas e 107.38 km de distância completados.
Corrida 2: 1º Átila Abreu, 2º Max Wilson e 3º Cacá Bueno.
Média de 157.2 km/h com 29 voltas e 111.215 km de distância completados.
PROGRAMAÇÃO:
Sexta-feira, 3 de agosto
09h20 – 09h50: 1º Treino Livre – Stock Light
10h05 – 10h35: 1º Treino Livre – Brasileiro de Marcas
10h50 – 11h25: 1º Treino Livre – Stock Car (Grupo 1)
11h35 – 12h10: 1º Treino Livre – Stock Car (Grupo 2)
12h25 – 12h55: 2º Treino Livre – Stock Light
13h10 – 13h40: 2º Treino Livre – Brasileiro de Marcas
13h55 – 14h30: 2º Treino Livre – Stock Car (Grupo 1)
14h40 – 15h15: 2º Treino Livre – Stock Car (Grupo 2)
17h00 – 17h35 – Treino Extra Rookies – Stock Car
Sábado, 4 de agosto
08h30 – 09h05: 3º Treino Livre – Stock Car (Grupo 1)
09h15 – 09h50: 3º Treino Livre – Stock Car (Grupo 2)
10h25 – 10h35: Classificação – Stock Light
11h10 – 11h20: Classificação – Brasileiro de Marcas
12h00 – 13h00: Classificação – Stock Car
13h30: Largada Corrida 1 – Stock Light
14h35: Largada Corrida 1 – Brasileiro de Marcas
Domingo, 5 de agosto
09h00: Largada Corrida 2 – Brasileiro de Marcas
09h45 – 10h45: VISITAÇÃO AOS BOXES
11h30: Largada Corrida do Milhão – Stock Car
12h50: Largada Corrida 2 – Stock Light
Como assistir:
SporTV 3 transmite o classificatório no sábado (4) ao 12h00
TV Globo transmite a corrida no domingo (5) às 11h30