PIRELLI LANÇA UM NOVO PNEU DE COLECIONADOR PARA O FIAT 500
CINTURATO CN54: DA LINHA PIRELLI COLLEZIONE PARA UM CARRO QUE SIMBOLIZA A MOBILIDADE EM MASSA
Milão, 20 de agosto de 2020 – A Pirelli está lançando um novo pneu para o icônico Fiat 500, o carro que simbolizava o setor automotivo em massa na Itália mais do que qualquer outro. Este novo pneu faz parte da Pirelli Collezione, uma linha de pneus dedicada a carros de 1950 a 1980, que combinam um visual clássico com tecnologia moderna, enquanto mantém a originalidade do pneu como feito pela primeira vez.
UM PNEU DE ALTA TECNOLOGIA
Para todas as diferentes versões do Fiat 500 feitas a partir de 1957, a Pirelli recriou o Cinturato CN54 na medida 125 R12, que foi originalmente lançado em 1972. Este é um pneu radial com um design de banda de rodagem e parede lateral semelhante ao original, mas feito com tecnologia moderna. Os pneus Pirelli Collezione utilizam compostos contemporâneos para oferecer a maior e melhor aderência à estrada em superfícies molhadas, garantindo confiabilidade e altos padrões de segurança, sem comprometer o estilo original. Ao longo do programa de pesquisa e desenvolvimento do pneu, os engenheiros da Pirelli usaram os mesmos parâmetros que os designers do veículo original usaram, a fim de complementar perfeitamente as configurações de suspensão e chassi do carro quando ele era novo. Para conseguir isso, eles se referiram a materiais e desenhos originais armazenados nos arquivos da Fundação Pirelli, em Milão.
PARTE DA HISTÓRIA DO FIAT 500 DESDE O INÍCIO
O Fiat 500 nasceu em 1957 com apenas 2,95 metros de comprimento e um motor de 479cc que produzia 13 cavalos e atingia velocidade máxima de 85 km/h. A medida do pneu convencional era 125 12, apresentando a banda de rodagem Cisa ou o testado e confiável Stelvio, sem mencionar o design Rolle que estava disponível para o maior Fiat 600. A linha do Fiat 500 se expandiria ao longo dos anos, da versão N original para a D que foi apresentada em 1960. Esta versão foi o primeiro carro a adotar o Sempione ‘Safety Shoulder’ da Pirelli, com paredes laterais mais arredondadas para uma melhor aderência às curvas. O Fiat 500F foi lançado em 1965, seguido pelo L em 1968, ambos com pneus Pirelli de 12 polegadas. Quando a versão R foi lançada em 1972, a linha do Pirelli Cinturato era suficientemente ampla para que esse Fiat também pudesse ser obtido com a banda de rodagem radial CN54, na medida 125 R12. Este é o pneu que a Pirelli está fazendo novamente para os proprietários deste ícone clássico italiano. O CN54 da época foi derivado diretamente da experiência de rali, mantendo o design da banda de rodagem do clássico CA67 – que tornou o nome Cinturato famoso em todo o mundo, graças a uma nova estrutura de cintas que melhorou o conforto e a vida do pneu.
PIRELLI COLLEZIONE, HISTÓRIA NA ESTRADA
A família Pirelli Collezione nasceu com o objetivo de preservar a história automotiva por meio de pneus que atendem a um duplo propósito: manter a aparência e a sensação de dirigibilidade das versões originais, mas melhorando a eficiência e a segurança graças à tecnologia e processos de produção modernos. A linha começa com o lendário Stella Bianca, lançado pela primeira vez em 1927, depois passando pelo Stelvio, ressuscitado em 2018 para fornecer exclusivamente o Ferrari 250 GTO – o carro mais caro do mundo – e também o CA67 (1955) , CN72 (1964), CN36 (1968), CN12 (1968), Cinturato P7 (1974), P5 (1977), P Zero (1984) e P700-Z (1988).
Ao longo do processo de desenvolvimento desses pneus recriados, os engenheiros da Pirelli usaram os mesmos parâmetros do veículo que os designers originais confiaram na época, mas fazendo uso de todo o know-how e experiência quando se trata de materiais e processos de produção modernos. O resultado é uma combinação atraente de desempenho, estilo e autenticidade. As imagens, plantas e outros materiais fornecidos pelo arquivo da Fundação Pirelli foram parte fundamental desse processo. A Fundação manteve todos os documentos relativos ao design, desenvolvimento e produção de todos os pneus Pirelli ao longo dos anos: incluindo certificados de homologação, designs de moldes, estudos de banda de rodagem e resultados de testes, bem como listas de preços e catálogos. Os pneus Pirelli Collezione estão disponíveis em revendedores especializados de pneus de automóveis clássicos, como a Longstone Tires, e as principais lojas P Zero World da Pirelli em Los Angeles, Munique, Mônaco, Dubai e Melbourne. No Brasil, os pneus Pirelli Collezione são comercializados na Stuttgart, para carros Porsche, e no Batistinha Garage, para as demais linhas.
PIRELLI CINTURATO: UMA HISTÓRIA DE SEGURANÇA E TECNOLOGIA QUE DATA DOS ANOS 1950
Setenta anos atrás os engenheiros da Pirelli testaram o primeiro protótipo de um pneu inovador que deu origem a uma família inteira. Na época, ainda não era chamado de Cinturato, mas estava escondendo uma verdadeira revolução da indústria sob sua banda de rodagem. Ao longo da história da fabricação de pneus, houve relativamente poucas mudanças verdadeiramente radicais, mas uma delas foi, definitivamente, a introdução de pneus radiais que a Pirelli desenvolveu usando reforços têxteis e de metais. O “fabuloso novo pneu com seu próprio cinto de segurança interno”, foi como o Cinturato foi descrito pelo departamento de marketing da Pirelli na época, que passou a equipar os carros mais importantes de sua época. Desde o início, o pneu ‘367’ foi escolhido por fabricantes como a Lancia, mas a próxima evolução deste pneu marcante apresentaria o Cinturato aos carros mais desejados do mundo. Com a introdução dos Cinturato CA67, CN72 e CN73, a Pirelli inventou o conceito de pneu esportivo para a estrada, que era necessário para fornecer o máximo de aderência possível para supercarros que marcaram época, como os Ferrari 250 GT e 400 Superamerica, os Lamborghini 400GT e Miura, os Maserati 4000 e 5000.
Em meados dos anos 1970, a próxima grande revolução na família Cinturato fez sua presença ser sentida. Criado para o rali em geral e para o Lancia Stratos em particular, o primeiro Cinturato P7 continha inovações revolucionárias, como uma correia de náilon zero grau e, acima de tudo, um perfil ultrabaixo. Os primeiros carros a adotá-lo na estrada foram o Porsche 911 Carrera Turbo, Lamborghini Countach e De Tomaso Pantera. O P7 foi rapidamente seguido pelo P6, um pneu menos esportivo, mas com uma gama mais ampla de aplicações potenciais. Depois veio o P5, criado especificamente para a Jaguar, que pediu à Pirelli o pneu mais silencioso possível com o máximo conforto de condução. Na década de 1980 nasceram o P600 e o P700, sucessores do P6 e P7 respectivamente. Estes centraram-se nas melhorias de segurança, como aderência em piso molhado e em curvas. Quando chegou a década de 1990, o P6000 e o P7000 estavam no mercado, melhorando ainda mais a segurança e o desempenho. Nesse meio tempo, os engenheiros da Pirelli trabalharam em outra revolução, para equipar o poderoso carro de rali Lancia S4. Esta fera precisava de pneus sob medida para lidar com a força brutal que era capaz de gerar, e assim nasceu o P Zero. Mas isso é outra história.
Em 2009, o nome Cinturato P7 voltou, destacando-se por sua capacidade de reduzir o consumo de combustível e as emissões nocivas, usando materiais ecológicos e com melhorias na dirigibilidade e na frenagem. A família cresceu com a introdução das versões Winter e All Season, que continuam a fazer parte da gama até hoje e já acumularam mais de 400 homologações. Isso só mostra como o Cinturato P7 sempre foi o favorito entre as montadoras, graças também à sua capacidade de acompanhar as últimas tendências automotivas. O Cinturato P7 acompanhou todas as inovações revolucionárias introduzidas nos últimos anos, eletrônica avançada, sistemas de assistência ao motorista, carros híbridos e elétricos. Hoje, o novo Cinturato P7 aproveita esse patrimônio e já é lançado com 60 homologações de seu nome. Mais do que nunca, ele apresenta os dois princípios orientadores que moldaram seu desenvolvimento desde os anos 1950 até agora: segurança e eficiência.
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