PIRELLI NA STOCK CAR: DECISÃO DO TÍTULO É NESTE DOMINGO, EM INTERLAGOS
QUATRO PILOTOS SEGUEM NA DISPUTA PELA TAÇA DA PRINCIPAL CATEGORIA DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO. ETAPA NA CAPITAL PAULISTA DEFINIRÁ TAMBÉM O CAMPEÃO DA STOCK SERIES
#PirelliNaStockCar
#PirelliNaStockSeries
#PirelliNaF4Brasil
São Paulo, 6 de dezembro de 2022 – Chegou o momento de conhecermos o campeão da Stock Car Pro Series em 2022. A rodada decisiva acontece neste final de semana, no Autódromo de Interlagos, e terá quatro pilotos na briga pelo título. Além da Stock Car Pro Series, a Stock Series também definirá o campeão em São Paulo. E o que ambas têm em comum? São equipadas com pneus Pirelli fabricados nas plantas mais modernas da companhia na Europa, assim como a Fórmula 4 Brasil, que também estará na pista em Interlagos.
Após 11 etapas, a Pro Series é caracterizada pelo equilíbrio do campeonato e pelas mesmas condições para todos os concorrentes. “Os mínimos detalhes podem definir um campeão. Por isso, nosso trabalho é oferecer excelência em pneus e igualdade de condições para todos os pilotos presentes no grid. Durante todo o campeonato, o que vimos foram disputas intensas, decididas por milésimos, muito em parte aos pneus rigorosamente idênticos que entregamos a todas as equipes do campeonato”, comentou Fabio Magliano, gerente de produtos Car e Motorsport da Pirelli para a América Latina.
Rubens Barrichello lidera a competição com 298 pontos, 10 a mais que Daniel Serra, segundo colocado. Atual campeão, Gabriel Casagrande aparece em terceiro, com 288 e o argentino Matias Rossi – único dos quatro que ainda não conquistou o título da categoria –em quarto, com 268.
Até agora, apenas três pilotos lideraram o campeonato neste ano. Gabriel Casagrande foi quem mais apareceu na ponta. O atual campeão terminou sete rodadas como líder da competição. Correndo atrás de seu quarto título na categoria, Daniel Serra ocupou a primeira posição na tabela de classificação em três etapas. Já o ex-F1 Rubens Barrichello assumiu a liderança apenas na última rodada, após as duas corridas disputadas no domingo em Goiânia.
Na última vez em que a Stock Car acelerou em São Paulo, Matias Rossi venceu a corrida 1 e o convidado Felipe Fraga venceu a prova 2. “Interlagos é o circuito em que as equipes da Stock Car mais correram. As possibilidades de estratégias já foram definidas pelos times e, em uma final de campeonato isso é ainda mais importante. A pista possui diferentes características e pelo circuito possuir um traçado anti-horário, os pneus mais exigidos serão os do lado direito, principalmente o pneu traseiro direito devido à tração do carro”, concluiu Magliano. “Mas Interlagos também pode transformar toda essa disputa em um embate ainda mais dramático, pois o clima pode mudar de uma hora para a outra na pista paulistana fazendo com que todos tenham que parar nos boxes para trocarem os pneus para os Pirelli Cinturato, de chuva”, lembrou o gerente da Pirelli.
Na Stock Series, a briga pelo título está restrita a Vitor Baptista (298 pontos), Zezinho Mugiatti (290) e Arthur Leist (277). Já pela Fórmula 4 Brasil, Pedro Clerot conquistou o título de forma antecipada na penúltima etapa, disputada em Goiânia.
A decisão da Stock Car Pro Series será mostrada ao vivo pelo SporTV e pela Band. O canal fechado transmite também o treino classificatório no sábado. Já a F4 e a Stock Series são transmitidas ao vivo pelos canais oficiais das categorias.
Crédito das imagens: Duda Bairros/ Vicar
PNEUS DISPONÍVEIS
Pista seca: P Zero na medida 305/660-18
Pista molhada: Cinturato na medida 305/660-18
CARACTERÍSTICAS DA PISTA (entre 1 e 5):
Abrasividade da pista: 4
Força lateral: 4
Pneu mais exigido: traseiro direito
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS P ZERO:
Cambagem recomendada dianteira: -5,0°
Cambagem recomendada traseira: -3,0°
Calibragem recomendada a frio: 24 PSI
Calibragem recomendada a quente: 32 PSI
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS CINTURATO:
Cambagem recomendada dianteira: -2,0°
Cambagem recomendada traseira: -0,0°
Calibragem recomendada a frio: 26 PSI
Calibragem recomendada a quente: 32 PSI
PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira, 8 de dezembro
08h30 – Treino 1 Stock Series
09h05 – Treino 1 F4 Brasil
10h20 – Treino 2 Stock Series
11h00 – Treino 2 F4 Brasil
12h25 – Treino 3 Stock Series
Sexta-feira, 9 d+A8:A14e dezembro
08h05 – Shakedown Stock Series
08h20 – Shakedown F4 Brasil
09h50 – Classificação Stock Series
10h05 – Treino 1 Stock Car Pro Series (Grupo 1)
10h40 – Treino 1 Stock Car Pro Series (Grupo 2)
11h15 – Classificação F4 Brasil
14h15 – Treino 2 Stock Car Pro Series (Grupo 1)
14h50 – Treino 2 Stock Car Pro Series (Grupo 2)
15h50 – Corrida 1 Stock Series
Sábado, 10 de dezembro
9h55 – Corrida 1 F4 Brasil
13h20 – Shakedown Stock Pro Series
13h55 – Corrida 2 F4 Brasil
14h40 – Classificação Stock Car Pro Series
Domingo, 11 de dezembro
13h00 – Corrida 3 F4 Brasil
14h15 – Corrida 1 Stock Car Pro Series
14h55 – Corrida 2 Stock Car Pro Series
17h25 – Corrida 2 Stock Series