PIRELLI: LONDRINA RECEBE QUARTA ETAPA DA STOCK CAR
PISTA EXIGE MUITO DA FRENAGEM E ACELERAÇÃO DAS MÁQUINAS
#PirelliNaStockCar
São Paulo, 8 de setembro de 2020 – A Stock Car, após fazer duas rodadas em um mesmo encontro em Interlagos, São Paulo, retorna às pistas neste fim de semana, dias 11, 12 e 13 de setembro de 2020, com a etapa de Londrina, cidade ao norte do estado do Paraná. Com duas retas consideráveis, o circuito se caracteriza por ter velocidade média intermediária, sem curvas que exerçam apoio lateral acentuado nos pneus. Na pista paranaense, o cuidado tem que ser nas frenagens e acelerações, dois dos pontos em que os pneus Pirelli entregam alto desempenho.
Assim como nas etapas de Goiânia e São Paulo, a Pirelli traz para Londrina dois tipos de pneus: o Pirelli P Zero, slick, para pista seca, e o Pirelli Cinturato, para pista molhada. Em 2020, a Pirelli padronizou as dimensões de ambos os produtos, que agora contam com a medida: 305/660 – 18. Ambos são produzidos em fábricas da Pirelli na Europa, em seus centros de pneus de competição da Turquia e da Romênia.
“Com traçado anti-horário, composto por dez curvas, sendo seis para a esquerda e quatro para a direita, a pista de Londrina é de média velocidade, e o desafio para os pneus é complexo, já que temos forças longitudinais atuando de forma constante. Ter um carro que consiga contornar de forma veloz as curvas, mas que não comprometa frenagens e as acelerações é um desafio extra que os engenheiros terão que lidar, ainda mais nesses novos carros da categoria, mais sensíveis nesse quesito do que o anterior. Para isso reforçamos às equipes a necessidade de seguirem nossas recomendações de pressão e cambagem para um melhor uso dos produtos”, disse Fabio Magliano, gerente de produtos car e motorsport da Pirelli para a América Latina.
Além das corridas com os novos carros da Stock Car, o Toyota Corolla e o Chevrolet Cruze, a Stock Light completará a programação do fim de semana, também com duas provas.
A largada da rodada dupla de Londrina será às 12h30 deste domingo (13), e as corridas serão de 30 minutos, mais uma volta, e terão transmissão ao vivo pelo SporTV 2. O classificatório para prova será mostrado, também ao vivo pela emissora, a partir das 11h15 de sábado (12). Assim como Interlagos, os pilotos terão, mais um dia para andarem na pista, sendo a sexta-feira (11) o dia que começam os treinos livres, que se iniciam a partir das 13h. Todos os horários são de Brasília.
Foto: Duda Bairros/Vicar
PNEUS DISPONÍVEIS
Pista seca: P Zero na medida 305/660-18
Pista molhada: Cinturato na medida 305/660-18
CARACTERÍSTICAS DA PISTA (entre 1 e 5):
Abrasividade da pista: (3)
Força lateral: (3)
Pneu mais exigido (traseiro direito)
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS P ZERO:
Cambagem recomendada dianteira: (-5,0°)
Cambagem recomendada traseira: (-3,0°)
Calibragem recomendada sem cobertor: 24 PSI a frio
Calibragem recomendada a quente: 32 PSI
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS CINTURATO:
Cambagem recomendada dianteira: (-2,0°)
Cambagem recomendada traseira: (-0,0°)
Calibragem recomendada sem cobertor: 26 PSI a frio
Calibragem recomendada a quente: 32 PSI
SEXTA-FEIRA (11)
11h35 às 11h50 – Shakedown
13h00 às 14h10 – Treino Livre 1
SÁBADO (12)
8h00 às 9h10 – Treino Livre 2
11h15 às 11h50 – Treino Classificatório
DOMINGO (13)
12h30 – Largada Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
13h25 – Largada Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
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