Pirelli F1 – Vantagem da McLaren no primeiro dia em Abu Dhabi
A McLaren mostrou estar em boa forma no primeiro dia de treinos livres para o GP de Abu Dhabi. Os pilotos da equipe de Woking lideraram a tabela de tempos na segunda sessão, a mais representativa, pois ocorreu no mesmo horário da corrida de domingo, ou seja, quando o sol se põe. Lando Norris foi o mais rápido com 1min23s517, à frente do companheiro de equipe Oscar Piastri (1min23s751). A McLaren parece, portanto, ter a vantagem sobre a Ferrari, adversária pelo título de Construtores. Charles Leclerc foi o mais rápido na primeira sessão com 1min24s321, mas na segunda ele ficou em sexto com 1min24s201, enquanto seu companheiro de equipe Carlos Sainz foi o quarto com 1min24s099. Além disso, Leclerc recebeu uma penalidade de dez posições no grid por precisar instalar um componente de potência a mais do que o permitido pelo regulamento esportivo.
O DIA NA PISTA
Nada menos que seis jovens pilotos estiveram na pista na primeira sessão: Arthur Leclerc pela Ferrari, Felipe Drugovich pela Aston Martin, Ryo Hirakawa pela McLaren, Isack Hadjar pela Red Bull, Luke Browning pela Williams e Ayumu Iwasa pela Racing Bulls. O mais rápido desse grupo foi o brasileiro Drugovich, nono no geral com 1min25s471.
Os tempos de volta de hoje foram consideravelmente mais rápidos do que os dos treinos livres do ano passado, prova do progresso feito em termos de desempenho com esses carros nos últimos doze meses, já que a linha de base dos pneus permaneceu a mesma: 1s751 de diferença para o TL1, 1s292 para o TL2.
SIMONE BERRA – ENGENHEIRO CHEFE
“A última etapa da temporada mostrou quanto os carros ficaram mais rápidos no espaço de um ano. A melhora no desempenho é significativa quando se considera que parâmetros como a pista e os pneus permaneceram inalterados. Isso pode ser visto pelo fato de que o melhor tempo de hoje já é 72 milésimos mais rápido do que o tempo da pole de Verstappen no ano passado (1min23s445).
Os outros dados importantes dizem respeito à utilização dos compostos. Pela quarta vez nesta temporada, depois de Sakhir, Melbourne e Las Vegas, nenhum piloto utilizou o pneu duro durante as duas horas de treinos livres de sexta-feira. É uma indicação clara de como o C3 é definitivamente considerado o pneu principal para a corrida de domingo pelas equipes. Além disso, vimos que a maioria dos pilotos que fizeram uma corrida longa optaram pelo pneu Médio. Portanto, podemos começar a concluir que uma estratégia de uma parada, utilizando um jogo de pneus Médios e um de Duros, deve ser a favorita, com o segundo jogo de Duros à disposição em caso de Safety Car ou se a degradação for maior do que a esperada.
Outro aspecto interessante de hoje foi a granulação, que variou de equipe para equipe, mas não de uma forma particularmente impactante, especialmente porque a degradação também é bastante baixa, e a evolução da pista, significativa no TL1 antes de se estabilizar no TL2.
Em termos de integridade dos pneus, a análise inicial não revelou nenhuma anomalia, confirmando que as mudanças instigadas pela FIA em relação às zebras tiveram o efeito desejado. Obviamente, será importante analisar os dados da Sprint, quando todos os carros correrão continuamente pelo equivalente a um terço da corrida de domingo.”
Victor Martins largará na pole position na última Feature Race da temporada. O francês foi 55 milésimos mais rápido que o líder do campeonato, o brasileiro Gabriel Bortoleto, que superou seus outros dois rivais na classificação, o estoniano Paul Aron, terceiro, a 68 milésimos de Martins, e o francês Isack Hadjar (quarto a 0s128). Este fim de semana decidirá o resultado dos campeonatos de Pilotos e de Equipes para 2024, ambos com três concorrentes. Eles poderão escolher entre um par de compostos diferentes dos utilizados no ano passado, o que representa um desafio adicional para os pilotos e engenheiros, que tentarão tirar o máximo do Supermacio e do Médio nas várias etapas do fim de semana. Juntamente com os organizadores, foi tomada a decisão de criar essa diferença maior entre os dois compostos, em comparação com a seleção de Macio e Médio do ano passado, a fim de tornar a escolha da especificação para a largada da corrida principal um fator ainda mais importante. Embora o Supermacio esteja sujeito a uma degradação significativa, ele oferecerá uma vantagem considerável de desempenho nas primeiras voltas. No papel, a estratégia mais rápida envolve se alinhar no grid com o Médio para fazer o primeiro stint mais longo possível, mas qualquer possível período de Safety Car nos estágios iniciais daria uma boa chance àqueles que optaram pela escolha oposta.
Depois de garantir três pole positions, Abbi Pulling (Alpine-Rodin Motorsport) pode mais uma vez comemorar a vitória no campeonato 2024 F1 Academy. Embora pela menor das margens, sua única rival, Doriane Pin (Mercedes-Prema Racing), não pode mais alcançá-la. A adição de uma terceira corrida em Abu Dhabi, para compensar a cancelada no último domingo em Lusail, colocou o título da categoria exclusivamente feminina de volta em jogo. No entanto, hoje Pulling não demorou a confirmar sua superioridade, estabelecendo as três voltas mais rápidas da sessão de classificação, sendo a melhor delas 1min56s081, conquistando assim os pontos para garantir a pole para as duas corridas de amanhã e a terceira no domingo. Chloe Chambers, da Haas-Campos Racing (1min56s’201), estará ao lado de Pullin no grid para a corrida 1, e aguardando o apagar das luzes na segunda fila estarão Hamda Al Qubaisi (Red Bull Racing-MP Motorsport) e Bianca Bustamante (McLaren-ART Grand Prix). A nova campeã da F1 Academy recebeu o prêmio Pirelli Pole Position esta noite das mãos da criadora de conteúdo Tuesday Le Roux.
@pirellibrazil | @Pirelli_Br | @pirelli_br | @Pirelli |
_______________________________________
Mais informações:
Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli
(11) 5053-5110 / imprensapirelli@nectarc.com.br
Renata Justi – (11) 99164-2113 / renata.justi@nectarc.com.br
Rian Assis – (11) 94114-0911 / rian.assis@nectarc.com.br
Daniel Fideli – (11) 97224-2320 / daniel.fideli@nectarc.com.br
Eduardo Antonialli – (11) 98346-3546 / eduardo.antonialli@nectarc.com.br