Pirelli F1: GP do Catar – Bottas mais veloz com o pneu macio C3 em rápida evolução de pista na empoeirada Losail
DIFERENÇA ENTRE OS COMPOSTOS
RESUMO DOS PNEUS DE SEXTA-FEIRA
- Os pilotos e equipes de Fórmula 1 tiveram seu primeiro gostinho de Losail hoje, o último circuito novo do calendário. Houve uma sessão de treinos livres no início da tarde, realizada no calor do dia, seguida de uma segunda sessão à noite, que foi mais representativa das condições de classificação e corrida.
- O piloto da Mercedes, Valtteri Bottas, estabeleceu o melhor tempo do dia no TL2 (1m23s148), enquanto Max Verstappen, da Red Bull, foi o mais rápido pela manhã: em ambas ocasiões com o uso do pneu P Zero Vermelho macio C3. Todos os três compostos disponíveis foram usadosem cada sessão, com as equipes se concentrando na coleta de dados sobre esta nova pista desafiadora.
- A sessão crucial do TL2 começou com 28 graus centígrados no ambiente e 30 graus na pista, com rajadas de vento moderadas de até 25 km/h. A temperatura da pista no TL1 foi cerca de 15 graus mais alta do que no TL2.
- A pista estava escorregadia e “verde” ao longo do dia, especialmente com areia ventando do deserto ao redor. Alguns motoristas também saíram da pista, arrastando mais sujeira para a superfície. Houve um alto grau de evolução da pista ao longo de cada sessão.
- Até agora, a diferença entre o pneu P Zero Branco duro C1 e o pneu Amarelo médio C2 é de cerca de 0s7, com uma diferença semelhante entre o médio e o macio. Os tempos por volta foram bastante rápidos: já próximos dos estimados para a classificação.
MARIO ISOLA – GERENTE MUNDIAL DE MOTORSPORT DA PIRELLI
“Foram sessões ocupadas hoje, enquanto as equipes se concentraram em aprender o máximo que pudessem sobre Losail no tempo disponível. Já houve um alto grau de evolução da pista durante o TL1, e este é um padrão que esperamos que se mantenha amanhã. Nessas condições desafiadoras com pista suja e curvas de alta carga de energia, os dados iniciais mostram alto desgaste no dianteiro esquerdo, especialmente para o composto macio: provavelmente também devido à configuração usada pelos carros neste circuito. Será interessante ver como isso evolui com o passar do fim de semana. Nas condições mais quentes de TL1, o pneu duro funcionou particularmente bem como esperávamos, mas em condições mais frias e mais representativas durante o TL2, o macio e o médio se destacaram. Como de costume com uma nova pista, haverá muita análise de dados esta noite, enquanto as equipes começam a trabalhar na classificação do fim de semana e na estratégia de corrida com base no que aprenderam hoje.”
Facebook: @pirellibrazil Twitter: @Pirelli_Br Instagram: @pirelli_br Linkedin: @Pirelli
_______________________________________
Mais informações:
Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli
(11) 5053-5110 / imprensapirelli@nectarc.com.br
Renata Justi – (11) 5053-5123 / renata.justi@nectarc.com.br
Rian Assis – (11) 5053-5117 / rian.assis@nectarc.com.br
Daniel Fideli – (11) 5053-5117 / daniel.fideli@nectarc.com.br