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Pirelli F1: GP de Mônaco – Os pneus mais macios para o circuito de rua mais famoso de todos

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UM PUNHO DE FERRO EM UMA LUVA DE VELUDO: OS PNEUS MAIS MACIOS PARA O CIRCUITO DE RUA MAIS FAMOSO DE TODOS

OS PNEUS NA PISTA

  • Apenas um fim de semana depois que os pneus mais duros da Pirelli na Fórmula 1 foram selecionados para o GP da Espanha, os compostos mais macios fazem uma aparição na pista mais glamourosa de todas: Mônaco. O C3 é o P Zero Branco duro, o C4 é o P Zero Amarelo médio e o C5 é o P Zero Vermelho macio.
  • Assim como Barcelona, Mônaco é extremamente conhecida pelas equipes: apenas um dos três circuitos do calendário que apareceram originalmente na temporada inaugural da Fórmula 1 em 1950. Ao contrário dos outros dois (Spa e Silverstone), não mudou de forma significativa desde então, o que significa que tem a velocidade média mais baixa de qualquer pista e muito pouco espaço, tornando notoriamente difícil ultrapassar.
  • O asfalto escorregadio da rua (que é aberto ao tráfego todas as noites) e as baixas velocidades significam que a energia que passa pelos pneus é baixa, com desgaste e degradação mínimos, mas muita evolução da pista a cada dia. Tudo isso significa que uma parada é a norma em Mônaco, mas há uma janela de pit stop bastante ampla e o tempo das paradas pode ser influenciado por carros de segurança, que são muito prováveis no apertado circuito.
  • Os carros usam uma configuração especial de alta carga aerodinâmica em Mônaco para maximizar a aderência em baixas velocidades, com aderência combinada gerada tanto mecanicamente pelos pneus quanto aerodinamicamente pela pressão aerodinâmica. Esta é a primeira vez que a nova geração de carros de Fórmula 1 com pneus de 18 polegadas corre em Mônaco, então as equipes terão muito a aprender sobre como reagem nessas condições únicas, com o clima na costa do Mediterrâneo difícil de prever nesta época do ano.
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“Mônaco é frequentemente descrita como uma das corridas mais imprevisíveis do ano, mas a verdade é que a classificação assume um significado particular, pois a posição na pista é fundamental aqui. Como resultado disso, entender como maximizar o composto C5 mais macio – que só foi usado em um evento até agora este ano, na Austrália – será uma parte vital dos treinos livres. Com a regra anterior que exige que os pilotos comecem a corrida com seu pneu do Q2 mais rápido agora abolida, poderemos ver algumas estratégias diferentes este ano, com alguns pilotos escolhendo compostos mais duros para começar a corrida com o objetivo de fazer um primeiro stint longo, dada a dificuldade de ultrapassagem. Outros podem escolher uma abordagem mais tradicional, começando com o composto mais macio, em uma corrida onde a estratégia pode fazer uma diferença real”.

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  • A Fórmula 2 também correrá em Mônaco com os compostos mais macios disponíveis: o pneu P Zero Vermelho macio e o pneu P Zero Roxo supermacio. Esta é a mesma indicação de 2021 e anos anteriores, embora o supermacio seja um composto revisado para 2022 que estreou no início desta temporada em Ímola. Cada piloto tem cinco conjuntos de pneus slick (três macios e dois supermacios) para usar no fim de semana. Os pilotos são divididos em dois grupos para a classificação na sexta-feira, antes da corrida de 30 voltas no sábado à tarde. A corrida principal é no domingo de manhã, com duração de 42 voltas e incluindo um pit stop obrigatório, com os pilotos obrigados a usar os dois compostos slick se estiver seco.
  • WRC

A quarta rodada do Campeonato Mundial de Rali, o Rali de Portugal, aconteceu no fim de semana passado com os pneus Pirelli Scorpion para cascalho fazendo sua estreia na temporada em exigentes etapas perto do Porto. O vencedor foi o piloto da Toyota Kalle Rovanperä, após um evento de gala antes do início do rali – também com a presença de Mario Isola – para celebrar os 50 anos do WRC.

  • GT

As famosas 24 Horas de Nurburgring, com mais de 130 participantes nos circuitos combinados de Nordschleife e de grandes prêmios, acontece neste fim de semana. Todos os participantes da Pirelli usarão o pneu P Zero DHF de especificação mais recente, no que é conhecida como a pista de corrida mais difícil do mundo e com o clima mais variável.

  • CAMPEONATOS NACIONAIS DE GT

Em outras notícias do GT, duas grandes corridas do campeonato nacional fornecidas exclusivamente pela Pirelli estão ocorrendo em fins de semana consecutivos: Oschersleben na Alemanha sediou a última rodada do ADAC GT Masters no último fim de semana (vencida por Ben Green e Niklas Krütten com a Schubert Motorsport BMW), enquanto o British GT corre em Donington Park neste fim de semana. No total, a Pirelli fornece cerca de 100 campeonatos nacionais em todo o mundo.

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