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Pirelli F1: GP da Holanda – Os três compostos mais duros da gama para o retorno de Zandvoort à F1

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POR QUE ESCOLHEMOS OS PNEUS

  • Os três compostos mais duros da gama P Zero foram escolhidos pela quarta vez nesta temporada, com Zandvoort e o Grande Prêmio da Holanda voltando ao calendário da Fórmula 1 após 36 anos. O C1 é o P Zero Branco duro, o C2 é o P Zero Amarelo médio e o C3 é o P Zero Vermelho macio.
  • O retorno do Grande Prêmio da Holanda foi inicialmente agendado para 2020, mas adiado para este ano como resultado da pandemia da Covid-19. Com algumas curvas que geram grandes cargas de energia nos pneus e sem dados anteriores relevantes para recorrer, os pneus mais duros são a escolha mais adequada.
Gráfico

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CARACTERÍSTICAS DA PISTA

  • O circuito de Zandvoort está um pouco diferente da pista que hospedou a Fórmula 1 em 1985. Em particular, as curvas 3 e 14 (em homenagem ao ex-diretor do circuito John Hugenholtz e ao piloto holandês Arie Luyendyk, respectivamente) agora estão inclinadas em torno de 19 graus. Isso é quase o dobro de inclinação da curva em Indianápolis, que é cerca de nove graus – o que significa que os carros serão capazes de fazer essas curvas muito mais rápido do que antes, com mais energia passando pelos pneus.
  • A curva 14 é feita com pé embaixo, gerando forças superiores a 4g, enquanto há duas curvas com frenagem forte de cerca de 5g: as entradas na curva 1 e curva 11. A curva 7 é outra curva que gera forças laterais de cerca de 5g, feita a mais de 260 km/h. Isso leva imediatamente às curvas 8 e 9, completando uma sequência de três curvas consecutivas com altas forças g.
  • Como esperado de um circuito que foi originalmente inaugurado em 1948, Zandvoort tem uma sensação distintamente de “velha guarda”, com curvas rápidas e estreitas, aliadas a uma série de mudanças de elevação.
  • Uma das curvas mais famosas é o grampo Tarzan: a primeira curva da volta, que agora está mais perto da linha de chegada do que estava antes. A curva de Hans Ernst no final da volta também tem uma saída mais larga do que antes, permitindo que os pilotos deem a potência mais cedo.
  • Zandvoort está localizado em uma área de dunas de areia perto da praia, com o vento às vezes soprando areia na pista e afetando a aderência; um problema normalmente associado a lugares como o Bahrein.

FÓRMULA 3: O QUE ESPERAR

O campeonato de Fórmula 3 continua em Zandvoort, apenas uma semana depois da última corrida em Spa, com o pneu P Zero Branco duro. Apenas um composto é usado em cada etapa, de acordo com o regulamento, com cinco das dez rodadas deste ano nomeando o duro e as outras cinco usando o médio. Com as grandes demandas das curvas inclinadas de Zandvoort tirando muita energia dos pneus, a estrutura é colocada sob forte carga – especialmente porque não há paradas obrigatórias na Fórmula 3. Não há um conjunto remanescente de Spa para os treinos livres neste fim de semana: em vez disso, os pilotos recebem um novo conjunto extra de pneus duros.

MARIO ISOLA – GERENTE MUNDIAL DE MOTORSPORT DA PIRELLI

“O Grande Prêmio da Holanda é obviamente um novo desafio, mas graças aos dados fornecidos pela Fórmula 1 e as equipes, fomos capazes de propor uma nomeação e prescrições de pneus que estão estreitamente alinhadas com o que podemos esperar deste novo e emocionante local. Por ser uma pista nova, as sessões de treinos livres também serão essenciais na hora de coletar dados reais e formular a estratégia de pneus para a corrida. O que é certo é que o layout do circuito vai exigir muito dos pneus, como pode ser visto nas simulações de computador que já fizemos. Já corremos em Zandvoort no GT World Challenge este ano, e isso também nos forneceu algumas informações úteis.”

Tabela

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OUTRAS NOTÍCIAS DA PIRELLI

  • Sexta-feira não será exatamente a primeira vez que pneus Pirelli circularam em Zandvoort na era moderna em um carro de Fórmula 1: no ano passado, Max Verstappen completou uma volta de demonstração em um Red Bull RB8 com especificações de 2012.
  • O GT World Challenge Sprint Cup recomeça no mesmo fim de semana que o Grande Prêmio da Holanda, em Brands Hatch – que sediou o Grande Prêmio da Inglaterra pela última vez em 1986.
  • A Pirelli revelou novos pneus P Zero exclusivos de pista para o novo Dallara Stradale EXP, que recentemente completou uma volta em Mugello em 1m45s, usando tecnologia de pneus derivada da Fórmula 1.

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