Releases Associadas

Pirelli F1: GP da Espanha – Disputa acirrada em Barcelona

 

 

Disputa acirrada em Barcelona

Montmeló, 21 de junho de 2024 – Cinco pilotos de cinco equipes diferentes nos cinco primeiros lugares ao final dos treinos livres do GP da Espanha. Até agora nesta temporada, a disputa parece muito equilibrada, ou pelo menos tem sido desde o GP da Austrália e foi o caso hoje, o dia mais longo do ano no hemisfério norte. Do tempo mais rápido de 1min13s264 estabelecido por Lewis Hamilton da Mercedes ao quinto colocado Max Verstappen da Red Bull (1min13s504), a diferença é de apenas 340 milésimos e entre estes dois temos Carlos Sainz (1min13s286) da Ferrari, Lando Norris da McLaren (1min13s319) e a Alpine de Pierre Gasly (1min13s443).

O DIA NA PISTA

As duas horas de treinos livres correram muito bem, com apenas uma breve interrupção no TL1 devido a um pedaço de asa dianteira deixado na pista. Todas as equipes trabalharam na adaptação dos carros às características da pista e ao desempenho dos pneus, utilizando várias cargas de combustível e diferentes formas de gerir os pneus, especialmente em stints longos. O composto Duro foi muito utilizado na primeira sessão, principalmente no início. Ao final dos 60 minutos, apenas seis pilotos (Piastri, Sargeant, Albon, Zhou, Magnussen e Bearman) não haviam utilizado o C1. Na segunda hora, no entanto, o Macio ganhou destaque, não só no que diz respeito aos stints de desempenho, mas também em stints mais longos, nos quais as equipes trabalharam no final da sessão. Até o stint mais longo do dia – 19 voltas cortesia de Yuki Tsunoda na Racing Bulls – foi feito no C3.

SIMONE BERRA – ENGENHEIRO CHEFE

“Barcelona sempre oferece um teste rigoroso para todas as peças que compõem um carro de Fórmula 1 e os pneus não são exceção à regra! Foi o caso hoje, com altas temperaturas, com a pista se aproximando da marca de 50ºC, o que acrescentou ainda mais estresse sobre os pneus, que já estão sujeitos a algumas das forças laterais mais elevadas de toda a temporada. Honestamente, não vimos nada de particularmente surpreendente em termos do desempenho dos três compostos para tempo seco, mesmo que obviamente ainda não tenhamos tido a oportunidade de estudar detalhadamente os dados de hoje. A diferença de desempenho numa volta rápida parece corresponder às previsões – seis a sete décimos entre Duro e Médio e pouco mais de um segundo entre Médio e Macio – e o C3 parece ser uma opção possível para a corrida, especialmente em termos de explorar sua vantagem de desempenho a partir da linha de chegada e nas primeiras voltas, como vimos no ano passado.”

 

 

FÓRMULA 2

A classificação da Fórmula 2 foi muito disputada, com os três primeiros separados por apenas seis milésimos de segundo. A pole position foi para o estoniano Paul Aron (Hitech Pulse-Eight) com tempo de 1min24s766. Atrás dele vieram o piloto americano da DAMS Jak Crawford (1min24s768) e o piloto argentino da MP Motorsport Franco Colapinto (1min24s772). Os dois compostos escolhidos para a etapa de Barcelona são o Pirelli P Zero Branco duro e o P Zero Vermelho macio. Todos os pilotos conhecem muito bem essa pista, pois é utilizada para testes e apresenta um dos desafios mais duros da temporada para os pneus, especialmente devido às elevadas forças laterais que têm de enfrentar. Comparado ao ano passado, as temperaturas do ar e da pista podem ser mais altas, já que este ano a corrida acontece três semanas mais tarde no calendário. Isso pode ser uma vantagem durante a fase de aquecimento de pneus, principalmente na largada, mas também pode ser uma desvantagem, induzindo degradação térmica.

FÓRMULA 3

A pole position da centésima rodada do Campeonato FIA de Fórmula 3 foi para Christian Mansell. O piloto australiano da ART Grand Prix fez o tempo mais rápido com 1min28s463, 36 milésimos mais veloz que o inglês Arvid Lindblad (Prema Racing), enquanto o companheiro de equipe de Mansell, o búlgaro Nikola Tsolov, foi o terceiro, a 56 milésimos do tempo da pole. O P Zero Branco duro é o pneu escolhido para o Circuito de Barcelona, já que as forças laterais na pista espanhola estão entre as mais altas da temporada, devido às suas longas curvas de alta velocidade. Como em 2023, a gestão do eixo dianteiro é o fator principal quando se trata de manter o desempenho do composto. A mudança de traçado para o setor final, com a remoção da chicane introduzida em 2007, aumenta ainda mais o desgaste dos pneus dianteiros, agravando assim a queda de desempenho. As temperaturas mais elevadas, que podem se esperar ao longo do fim de semana por devido à data posterior do calendário, vão ajudar no aquecimento dos pneus, principalmente na largada: quem aproveitar ao máximo esse aspecto poderá ganhar algumas posições.

 

 

A F1 Academy está se somando à ação na pista de Barcelona nesta terceira rodada da temporada. Hoje as competidoras realizaram uma sessão de treinos livres e classificação. Como aconteceu na última vez em Miami, a luta pela pole terminou mais uma vez a favor da inglesa Abbi Pulling, da Alpine, que registrou o melhor tempo em 1min41s396, à frente da americana Chloe Chambers (Haas, 1min41s455) e da espanhola Nerea Martì (Hilfiger, 1min41s529). No carro da Rodin Motorsport, Pullin teve uma segunda volta rápida veloz o suficiente para garantir que ela também largue na pole também da segunda corrida. Houve uma convidada especial para entregar o Prêmio Pirelli Pole Position: Giulia Conti, uma das timoneiras do Luna Rossa Prada Pirelli. Giulia entrou na equipe em 2024 para disputar a Women’s America’s Cup, em Barcelona, e é uma das velejadoras italianas com maior número de participações em Jogos Olímpicos, sendo a primeira italiana a ser premiada como Treinadora Nacional do Ano nos Estados Unidos. Ela também ganhou prata no Campeonato Mundial de 2008 e ouro no Campeonato Europeu do ano seguinte.

 

 

PIRELLI NO MOTORSPORT

Fundada em 1872, a Pirelli é uma empresa com profundas raízes italianas agora reconhecida em todo o mundo por sua tecnologia de ponta, capacidade de inovação e qualidade de seus produtos. O motorsport sempre desempenhou um papel importante na estratégia da Pirelli, seguindo a filosofia “da pista para a rua. A empresa está envolvida no motorsport há 116 anos e hoje fornece pneus para mais de 350 campeonatos de duas e quatro rodas. A Pirelli presta atenção constante ao uso mais eficiente dos recursos naturais e da energia, com o objetivo de alcançar a neutralidade de carbono até 2030. A Pirelli é Parceira Global de Pneus do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA desde 2011. A empresa também fornece para outros campeonatos, incluindo FIA Fórmula 2, FIA Fórmula 3, Fórmula Regional Europeia by Alpine, FIA Campeonato Mundial de Rali e GT World Challenge, juntamente com inúmeras séries nacionais.

@pirellibrazil @Pirelli_Br @pirelli_br @Pirelli

www.pirelli.com

_______________________________________

Mais informações:
Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli
(11) 5053-5110 / imprensapirelli@nectarc.com.br
Renata Justi – (11) 5053-5123 / renata.justi@nectarc.com.br
Rian Assis – (11) 5053-5117 / rian.assis@nectarc.com.br
Daniel Fideli – (11) 5053-5117 / daniel.fideli@nectarc.com.br
Eduardo Antonialli – (11) 98346-3546 / eduardo.antonialli@nectarc.com.br