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PIRELLI F1 – GP DA EMÍLIA-ROMANHA: F1 VOLTA A ÍMOLA COM COMPOSTOS DE MEIO DA GAMA

POR QUE ESCOLHEMOS OS PNEUS

  • Para a última das três corridas na Itália este ano, a Fórmula 1 retorna a Ímola pela primeira vez desde 2006. Foram escolhidos os três pneus do meio da gama: C2 como P Zero Branco duro, C3 como P Zero Amarelo médio e C4 como o P Zero Vermelho macio.
  • Este fim de semana consecutivo de corrida, após Portimão, será diferente, sem ação na sexta-feira e com uma única sessão de treinos livres de 90 minutos no sábado antes da qualificação. Assim, as quantidades de pneus foram ajustadas. Ao invés dos habituais 13, haverá 10 jogos de pneus disponíveis para cada piloto durante todo o fim de semana: dois jogos de duros, dois jogos de médios e seis jogos de macios.
  • Os pilotos terão que devolver três jogos de pneus após esta sessão, deixando o mesmo número de jogos disponíveis para a qualificação e a corrida como um evento padrão. A alocação de pneus intermediários e de chuva permanece inalterada.
  • Os pneus do meio da gama foram escolhidos de acordo com as características de Ímola: uma pista famosa por ser técnica e com uma vasta diferença de curvas que testam todos os aspectos do desempenho de um carro.

CARACTERÍSTICAS DA PISTA

  • Como muitos circuitos históricos em toda a Europa, Ímola foi originalmente criada como uma pista de estrada logo após a Segunda Guerra Mundial, antes de se tornar um circuito permanente que hospedou pela primeira vez uma corrida de Fórmula 1 (não válida pelo campeonato) em 1963.
  • O circuito tem sido continuamente desenvolvido desde então, com uma série de modificações implementadas desde a última corrida da Fórmula 1 lá, há 14 anos. A velha Variante Bassa desapareceu e a longa reta que vai para Tamburello agora está dividida por duas curvas à direita. Mais áreas de escape foram adicionadas, especialmente na Variante Alta, e há novas garagens de box também: apenas a velha torre Marlboro, que antecede a linha de largada-chegada, permanece do complexo.
  • Incomumente, Ímola é um circuito anti-horário, com 12 curvas à esquerda e nove à direita. Ao contrário de Portimão, a largura do circuito é bastante estreita em alguns pontos, o que torna as ultrapassagens razoavelmente complicadas e coloca uma forte ênfase na estratégia de corrida.
  • O circuito foi reasfaltado desde a última corrida de F1 por lá, o que significa que o asfalto é geralmente bastante macio e não força muito os pneus. Por isso, foram escolhidos pneus do meio da gama, adequados às demandas médias.
  • No entanto, a superfície ainda é bastante irregular e existem algumas zebras grandes, o que significa que é importante encontrar uma configuração adaptável e seguir o traçado ideal. A última equipe de Fórmula 1 a ir para pista em Ímola foi Alpha Tauri, que usou o circuito para um dia de filmagem (além de alguns testes com um carro antigo) durante o verão, antes do reinício da temporada de 2020, na Áustria. No entanto, esta é a primeira vez que a atual geração de carros turbo híbridos corre em Ímola.

MARIO ISOLA – GERENTE MUNDIAL DE MOTORSPORT DA PIRELLI

“Os testes que fizemos no fim de semana passado em Portimão para avaliar as especificações dos pneus 2021 foram bem, conforme o previsto. Estamos, agora, analisando todos os dados recolhidos, porque até 1º de novembro temos de nomear a especificação definitiva para o próximo ano. Este fim de semana em Ímola, haverá muito para se acostumar em um curto espaço de tempo. Depois de viajar de volta de Portugal, as equipes têm que lidar com um novo formato de fim de semana de corrida e tempo de treino reduzido no que será uma pista totalmente nova para a maioria dos pilotos – embora inadvertidamente, eles praticaram exatamente este cenário em Nürburgring recentemente. Como seria de se esperar em um circuito com tanta história, Ímola tem uma sensação da velha guarda como Mugello, e acreditamos que os pilotos vão adorar correr lá. Encontrar a configuração certa o mais rápido possível será a chave para o sucesso, pois a natureza técnica da pista significa que uma série de compromissos importantes deve ser feita, por isso é sempre difícil encontrar o equilíbrio certo. Ultrapassar pode ser bastante complicado e o clima nesta época do ano é imprevisível, então a estratégia deve desempenhar um papel importante – mas essa mesma estratégia deve ser flexível o suficiente para se adaptar às circunstâncias mutáveis.”

OS PNEUS ESCOLHIDOS PARA ESTA TEMPORADA

OUTRAS NOTÍCIAS DA PIRELLI

  • As 24h de Spa, o maior evento de automobilismo da Pirelli do ano, foi vencido por Nick Tandy, Earl Bamber e Laurens Vanthoor em um Porsche. A corrida foi interrompida por várias bandeiras vermelhas, com a maior parte da prova acontecendo à noite com os pneus Cinturato da Pirelli para chuva. No total, a Pirelli montou cerca de 12.000 pneus em um trabalho feito por 65 montadores.
  • A Pirelli concluiu seu programa inicial de testes ao ar livre do Campeonato Mundial de Rali com cerca de 1400 quilômetros percorridos – o equivalente à distância competitiva de quase cinco ralis do WRC.


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