O HiperBompreço e o Marko, supermercados que comercializam o produto, apresentarão, no prazo de 60 dias, um plano de gerenciamento de resíduos sólidos.
A Promotora de Justiça Denise Costa Aguiar realizou uma audiência na última quinta-feira, 23 de maio, para apurar o manejo dos pneus inservíveis em Teresina. De acordo com resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), fabricantes e importadoras de pneus devem dar um destino ambientalmente responsável a um pneu inservível para cada novo pneu comercializado. A atuação do Ministério Público possibilitou que fosse instalado um ecoponto provisório para a coleta de pneus.
A RECICLANIP (entidade sem fins lucrativos, criada por fabricantes nacionais para a condução da coleta e da destinação dos pneus) tem até o dia 19 de setembro para prestar informações acerca da instalação da estrutura de armazenamento definitivo de pneus. O HiperBompreço e o Marko, supermercados que comercializam o produto, apresentarão, no prazo de 60 dias, um plano de gerenciamento de resíduos sólidos.
O Ministério Público do Estado do Piauí encaminhará ofício à SEMAM requisitando vistoria nas empresas Rodão Auto Centro, Imperauto e Aro Sport. A Bonfim Borrachas encaminhará ao MP, no prazo de 5 dias, a lista das empresas que a contrataram para o acondicionamento de pneus inservíveis. O Representante da RECICLANIP comprometeu-se a apresentar ao Ministério Público, no prazo de 10 dias, comprovante de carregamento dos pneus nacionais armazenados na Bonfim Borrachas. O Extra confirmará, em 30 dias, se permanecerá com o contrato com a Imperauto, vez que reavaliará se a mesma preenche os requisitos legais. A Geezoon/FMS deixará de recolher os pneus inservíveis das empresas Aro Sport, Imperauto e Rodão Auto Centro.
Ficou determinado que no dia 03 de junho, às 08:30, será realizada uma reunião na sede da 30ª Promotoria de Justiça com a SEMAM e a FMS.
Também participaram da reunião representantes da Companhia Brasileira de Distribuição (CBD-Extra e Pão de Açúcar), da Associação Piauiense de Supermercado (APISU), Grupo Carvalho, grupo Claudino S/A, Armazém Paraíba e Atacadão.
Fonte: GP1