Mês das Crianças: Dunlop mostra cuidados na hora de escolher cadeirinha para carro
Segurança e conforto são prioridades para marca de pneus
A resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), conhecida como ‘Lei das Cadeirinhas’, está em vigor desde 2010 e traz regras como a exigência de que crianças menores de 10 anos devem ser transportadas no banco traseiro do veículo, em dispositivos específicos de acordo com a idade, e com cinto de segurança.
Mas, como escolher qual o modelo mais indicado? O que é preciso saber antes de comprar a cadeirinha ideal?
Diante destas dúvidas, a Dunlop, sempre atenta à segurança dos passageiros, separou algumas dicas na hora de comprar a cadeirinha:
• Não adie a compra: a cadeirinha é parte indispensável do enxoval da criança. Para minimizar o impacto da compra no orçamento familiar, é aconselhável adquirir o acessório junto com os demais itens necessários para o bebê, sem adiar a decisão de compra;
• Observe a certificação: compre somente as cadeirinhas que tiverem selo de certificação do Inmetro. Isto vai garantir a qualidade do produto e a segurança da criança;
• Escolha cinto de cinco pontos: para que a criança fique mais presa e segura, dê preferência para as cadeirinhas que possuem cinto de cinco pontos;
• Analise a qualidade do material: o conforto da criança é fundamental e ajuda a garantir a segurança;
• Verifique o espaço do carro: alguns modelos são maiores e podem não se adaptar bem ao veículo;
• Faça um teste rápido: depois de instalada, faça um teste sem colocar a criança ainda. A cadeirinha deve resistir, sem se soltar, a solavancos provocados por um adulto. Só assim você garante a segurança da criança durante o transporte.
Após a realização da compra da cadeirinha, alguns erros podem acontecer na hora da utilização. Veja quais são os mais comuns:
• Cadeirinha frouxa: Leia o manual todo da cadeirinha para verificar a forma correta de fixá-la ao banco. Verifique também o manual do seu veículo, visto que muitos já saem de fábrica com um dos três padrões de fixação (Isofix, LATCH ou diversos) e, quando utilizados corretamente, garantem mais segurança, além de facilitar a fixação da cadeirinha. Quando estiver presa no carro, a cadeirinha não pode se mexer mais que dois dedos para um lado ou para o outro. Se estiver se mexendo, verifique o sistema de fixação utilizado;
• Lado errado: a cadeirinha de bebês de até 1 ano precisa ficar virada para o vidro de trás. Esta é a posição obrigatória por lei. Os especialistas a consideram como a mais segura para crianças bem pequenas, por causa da sustentação do pescoço, em caso de batida ou freada;
• Tamanho errado: é preciso realizar a troca sempre que a criança crescer, pois é necessário que a cadeirinha seja compatível com o peso ou tamanho da criança;
• Cinto de segurança frouxo: não deixe frouxo o cinto que prende a criança na cadeirinha. Ele tem de ficar justo. Afivele o cinto e veja se a distância entre ele o corpo do bebê é de um dedo. Se conseguir enfiar dois dedos, um por cima do outro, o cinto precisa ser ajustado;
• Deixar de usar a cadeirinha “rapidinho”: acostume as crianças a serem colocadas na cadeirinha sempre que entrar no carro. Afinal, usar cinto de segurança é um hábito que deve ser levado para toda a vida;
• Tirar a criança da cadeirinha, com o carro andando: seja qual for o motivo (amamentação, fralda suja, birra da criança), procure um lugar seguro para parar o automóvel, mas não tire o pequeno da cadeirinha com o carro em movimento;
• Levar as crianças soltas para caber mais gente no carro: independente da capacidade máxima de passageiros do veículo, a criança deve andar sempre na cadeirinha adequada. Planeje suas viagens e trajetos levando isso sempre em consideração.
“A maior preocupação da Dunlop é com a segurança de quem está nos veículos. No mês das crianças, queremos reforçar a importância de cuidar de todos os itens de um veículo e garantir uma viagem segura para toda a família. É sempre importante manter as cadeirinhas em dia, assim como o restante da manutenção do veículo, para assegurar que as crianças estarão confortáveis, evitando distrações para o condutor do veículo e garantindo que sua atenção esteja totalmente voltada para o trânsito, garantindo a segurança de todos”, comenta Rodrigo Alonso, Gerente Sênior de Vendas e Marketing da Dunlop.
Outubro de 2020
Sobre a Dunlop
A Dunlop é uma marca do grupo Sumitomo Rubber Industries, com sede mundial no Japão, onde possui um moderno centro de P&D e três campos de prova. Os pneus Dunlop são produzidos em doze fábricas e estão presentes em mais de 100 países, incluindo Estados Unidos, Japão, Indonésia, Tailândia, China, Turquia e Europa. A fábrica da Dunlop no Brasil, que também produz os pneus Falken e Sumitomo, é a mais moderna unidade fabril de pneus do País, sendo a única a produzir os pneus com a tecnologia TAIYO (Sun) System, Sistema de Fabricação de Pneus Sem Emendas, garantindo maior precisão e segurança. Localizada em Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba, recebeu mais de R$ 1,42 bilhão em investimentos desde sua inauguração em outubro de 2013 e suas expansões. A empresa comercializa pneumáticos para veículos de passeio, vans, SUVs e caminhões. Visite e acompanhe nas redes sociais:
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