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Mais de duas toneladas de pneus inservíveis são recolhidas por dia em Sorocaba

A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip) calcula que mais de duas toneladas de pneus inservíveis são recolhidas por dia em Sorocaba. O volume corresponde à quantidade de 400 pneus de carros ou a 36 pneus de caminhões jogados fora diariamente na cidade. O material dispensado por borracharias, retíficas e centros automotivos é reunido pela seção municipal de controle de zoonoses e encaminhado para ser transformado em combustível, asfalto e até em tapetes para veículos.

A Anip informou que, entre 1º de janeiro até 18 de julho, houve o recolhimento de 471,71 toneladas de pneus inutilizáveis em Sorocaba. Em 2013, o número chegou a 934,97 toneladas. Essa quantidade levantada no ano passado foi 12,6% maior em comparação a 2012.

O recolhimento dos pneus é feito em pontos de coleta cadastrados pela Prefeitura de Sorocaba, como borracharias, retíficas e centros automotivos. Todo o material é encaminhado à Borcol, considerada a maior indústria da América do Sul na área de fabricação de produtos a partir de regeneração da borracha obtida pela reciclagem de pneus.

O pneu recolhido é triturado e a borracha é separada das cintas estabilizadoras, formadas por fios de aço que aumentam o contato com o solo e tornam o veículo mais estável. "Aproveitamos cerca de 20% do material que chega, pois nos interessa somente os pneus de caminhões, que possuem mais borracha. O restante ganha outros destinos", conta o diretor comercial da indústria, Carlos Valente.

De acordo com o diretor industrial da Borcol, Fernando Melo, os pneus acabam transformados em tapetes automotivos. O produto final chega a ser exportado para países da América do Sul e da Europa.

Aplicabilidade

Tanto o pó de borracha quanto o material regenerado podem ser adicionados a diversos tipos de compostos usados em fábricas de pneus, recauchutadoras, tapetes e capachos, saltos, solados e correias. Além disso, ajudam a resolver um grave problema ambiental com a transformação de pneus e seus subprodutos em matéria-prima para confecção de produtos úteis e rentáveis.

O restante da borracha dispensada pela Borcol é retirada pela Reciclanip, vinculada à Anip e criada em 2007 por fabricantes de pneus com o pensamento voltado ao pós-consumo. "Cerca de 60% desse material é levado às fábricas de cimento, que usam o produto como combustível", relata a assessoria de comunicação da Anip.

Vantagens ecológicas

A experiência de reaproveitar esse material também foi usada pela concessionária Rodovias das Colinas. A empresa já utilizou, experimentalmente, pneus inservíveis para a aplicação do chamado asfalto borracha em dois trechos da rodovia Santos Dumont (SP-75), entre Itu e Campinas. O produto foi usado em 2008, em dois segmentos da estrada, entre os quilômetros 40 e 41 e do 18 ao 19.

Segundo a concessionária, além das vantagens ecológicas como redução do uso do petróleo e destinação mais eficaz dos pneus usados, o asfalto borracha também apresenta benefícios como maior flexibilidade. Esse fator garante uma vida útil mais prolongada e também diminui o ruído provocado pelo atrito dos veículos com o solo.

Para o secretário municipal do Meio Ambiente de Sorocaba, Clebson Ribeiro, a destinação correta dos pneus também precisa estar presente no Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Sorocaba (PMGIRS). O estudo tem sido discutido pelo governo municipal e está perto de ser concretizado. "Temos de pensar em uma política que resolva o ciclo de vida do pneu", relata. "A sociedade como um todo, inclusive os geradores, precisam participar desse processo. Senão acaba ficando tudo no poder público, inclusive os custos", completa.

 

Fonte: Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul