Releases Associadas

Logística reversa

Nos dias 29 e 30 de julho, Campo Largo, por meio da secretaria de Meio Ambiente, e mais 45 municípios, representando 20 microrregiões do Paraná, participaram da reunião bimestral do Grupo R20, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), em Curitiba. O tema da reunião foi a logística reversa de pneus inservíveis e lâmpadas fluorescentes. Representantes de empresas e associações responsáveis pela produção, coleta e reciclagem desses resíduos foram convidados à reunião.
 
Na acasião, o grupo R20 apresentou aos participantes um panorama da quantidade de pneus nos municípios. Segundo um levantamento feito pelo grupo, em 93 municípios paranaenses há aproximadamente 93 mil pneus e quase um milhão de lâmpadas estocadas, resíduos que não devem ser dispostos inadequadamente devido ao seu potencial de degradação ambiental.
 
Com esse volume, surgem algumas dificuldades como a frequência de coleta que não está dando vazão à quantidade estocada. O grupo ainda apresentou preocupação com a utilização de pneus moídos provenientes de outros estados, que poderiam agravar ainda mais a questão.
 
Os representantes das empresas do ramo demonstraram interesse em resolver os problemas apontados e deram garantia de que cumprirão o termo de compromisso firmado. Também afirmaram que os pneus moídos, trazidos de outros estados, não prejudicarão a logística reversa dos pneus inservíveis no Paraná, pois a demanda por essa matéria-prima, principalmente pelas indústrias cimenteiras, tem aumentado bastante.
 
Em relação às lâmpadas fluorescentes, as entidades do ramo lembraram que um acordo entre o setor de lâmpadas e o Ministério do Meio Ambiente passará por consulta pública nos próximos dias. Na reunião, ficou acordado que o grupo R20 fará uma equipe de trabalho para acompanhar o desenvolvimento da logística reversa desse resíduo no Estado.
 
Entre os convidados para o evento estiveram, além dos representantes dos municípios, membros da RECICLANIP (entidade criada pelos maiores fabricantes para destinação pós-consumo de pneus inservíveis), XIBIU (empresa coletora e trituradora de pneus contratada pela RECICLANIP), VOTORANTIM (grande consumidora de pneus inservíveis), Associação Brasileira de Importadores de Produtos de Iluminação (ABILUMI) e Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (ABILUX).
 
Sobre o R20
 
O R20 é um grupo de trabalho instituído pelo Decreto Estadual nº 8656 de 31 de julho de 2013 que reúne municípios de 20 regiões, definidas pelo Plano Estadual de Regionalização da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
 
São os 86 municípios, entre eles Campo Largo, que mais geram resíduos – cerca de 90% da geração no Estado. Unidos, os representantes buscam soluções para que resíduos potencialmente recicláveis deixem de ser dispostos em lixões e aterros sanitários e retornem à cadeia produtiva como matéria prima.
 
Cabe salientar que o princípio da responsabilidade compartilhada define que os resíduos da logística reversa, como pneus e lâmpadas, não podem ser coletados e destinados pelo poder público, ou seja, por prefeituras, governos estaduais ou governo federal. Cada componente da cadeia de consumo tem sua parcela de participação: consumidores devem devolver o produto depois do uso em pontos determinados pelos comerciantes e estes, por sua vez, devem receber e armazenar o material em local adequado. Aos distribuidores e à indústria cabe coletar o produto pós-uso e destinar corretamente. Já o poder público deve articular e fiscalizar a logística desse sistema.
 
Fonte: Folha de Campo Largo