HAMILTON MAIS RÁPIDO COM O PNEU MACIO C5 EM UMA REMODELADA ABU DHABI
DIFERENÇA ENTRE OS COMPOSTOS
RESUMO DOS PNEUS DE SEXTA-FEIRA
- Depois dos treinos livres de sexta-feira no circuito remodelado de Abu Dhabi para a decisão do título, o piloto da Mercedes, Lewis Hamilton, foi o mais rápido com os pneus P Zero Vermelho macios C5, com o melhor tempo do TL2 em 1m23s691. Esteban Ocon, da Alpine, foi o segundo mais rápido no TL2, também com pneus macios, enquanto o rival de Hamilton, Max Verstappen, foi o quarto depois de ter sido o mais rápido no TL1 com o mesmo composto.
- O circuito de Yas Marina foi redesenhado desde o ano passado, com cinco curvas a menos e um layout mais fluido para ajudar nas ultrapassagens. Como resultado, o tempo mais rápido do TL2 foi aproximadamente 13 segundos mais rápido do que o tempo equivalente no ano passado.
- O novo layout do circuito aplica mais energia nos pneus, mudando a ênfase para cargas laterais ao invés de tração e frenagem.
- A segunda sessão de treinos livres, realizada à noite, foi a única sessão representativa antes da classificação, com temperatura da pista de 29°C e temperatura ambiente de 27°C no início. Aproximadamente 10°C mais frio do que as temperaturas da pista no TL1.
- O pneu macio, que não é considerado chave para a corrida pelas equipes, foi usado com mais frequência no TL1 quando os pilotos aprenderam o novo circuito e o asfalto. Durante o TL1, eles se concentraram em uma comparação entre os compostos macios e médios, principalmente fazendo stints curtos.
- As diferenças de desempenho até agora entre os compostos neste novo layout são estimadas em 0s4 entre o P Zero Branco duro e o P Zero Amarelo médio, enquanto a diferença entre o médio e o macio é um pouco maior do que o esperado em cerca de 0s6.
FÓRMULA 2 – ÚLTIMAS NOTÍCIAS
A classificação para a Fórmula 2 ocorreu logo após os treinos livres da Fórmula 1, com o líder do campeonato Oscar Piastri, da Prema, sendo o mais rápido com o P Zero Roxo supermacio, usado por todos os pilotos, conquistando a pole para a corrida de domingo. Jack Doohan, filho da lenda do motociclismo Mick Doohan, foi o segundo colocado, apenas em sua segunda sessão de classificação de F2, após migrar da Fórmula 3.
Piastri também fez o melhor tempo nos treinos livres no início com os pneus P Zero Amarelo médios – nomeados como a outra escolha neste fim de semana e proporcionando boa aderência – com apenas 0s035 separando os três primeiros na única sessão de treinos livres.
MARIO ISOLA – GERENTE MUNDIAL DE MOTORSPORT DA PIRELLI
“A sessão de TL1 foi toda sobre a familiarização com o novo layout do circuito e o asfalto fresco nas novas seções usando pneus macios, enquanto as condições mais representativas do TL2 permitiram que as equipes se concentrassem em simulações mais realistas de corrida e classificação usando compostos macios e médios para uma comparação direta. Houve alguma abrasão no composto mais macio pela manhã com temperaturas mais altas, o que, como costuma ocorrer, melhorou com mais quilometragem e um alto grau de evolução da pista – graças também às corridas suporte. A pista está obviamente mais rápida do que no ano passado, aplicando mais energia nos pneus. Aqui, preocupam as zebras, principalmente na saída das curvas 5 e 9, por serem bastante altas e pontiagudas. Estamos conversando com a FIA sobre isso, com o objetivo de evitar imprevistos no final de semana.”
Facebook: @pirellibrazil Twitter: @Pirelli_Br Instagram: @pirelli_br Linkedin: @Pirelli
_______________________________________
Mais informações:
Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli
(11) 5053-5110 / imprensapirelli@nectarc.com.br
Renata Justi – (11) 5053-5123 / renata.justi@nectarc.com.br
Rian Assis – (11) 5053-5117 / rian.assis@nectarc.com.br
Daniel Fideli – (11) 5053-5117 / daniel.fideli@nectarc.com.br