Releases Associadas

Guarulhos recolhe 1.358 kg de pneus por dia

Guarulhos recolhe 1.358 kg de pneus por dia 
Fonte:  Folha Metropolitana  –  04.04.2015 
04/04/2015 2:00 PM / Rômulo Magalhães / Atualizado em 06/04/2015 2:05 pm ]
Por meio da Reciclanip, empresa voltada para a coleta e a destinação correta de pneus inservíveis no País, Guarulhos recolheu 495,81 toneladas em 2014. Foi um aumento de 46% em relação a 2013, quando foram coletadas 338 toneladas. O número do ano passado equivale a 1.358 kg por dia e 57 kg por hora. São quase 230 pneus de carros de passeio coletados diariamente no município.
Um pneu é considerado inservível quando não há mais condição de ser utilizado para circulação ou de ser reformado.
O trabalho da Reciclanip consiste no recolhimento de pneus que a população entrega nos 17 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) da cidade. Cada guarulhense pode descartar até cinco pneus por dia nos pontos.
A Secretaria de Serviços Públicos informou que o município está trabalhando para obter uma parceria formal entre a Reciclanip e as 11 prefeituras do Consórcio dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) para que haja um ponto de coleta exclusivo de pneus em Guarulhos.
O gerente da Reciclanip, Cesar Faccio, disse que os pneus podem causar sérios riscos ao ambiente e à saúde “Quando permanecem em local indevido podem gerar poluição e entupimento de córregos”, afirmou.
 
Descarte – Guarulhenses doam pneus usados para ONG. Prefeitura estuda parceria para incluir o Alto Tietê (Foto: Lucas Dantas)
ONG é parceria de 100 cidades
A Reciclanip recolhe pneus inservíveis das 11 fabricantes nacionais e dá para eles uma destinação considerada ambientalmente correta de acordo com o estabelecido pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A empresa tem parceria com mais de 100 municípios de todo o Brasil.
Segundo Cesar Faccio, o responsável pelo ponto de coleta comunica à Reciclanip sobre a necessidade de retirada do material quando atinge a quantidade de 2 mil pneus de passeio ou 300 pneus de caminhões. “A partir daí, programamos a retirada do material com os transportadores conveniados que os levam a trituradores, laminadores e cimenteiras que darão a destinação adequada ao material”, explicou.
Empresa segue modelo Europeu
Seguindo o modelo europeu, em 2007, a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip) criou a Reciclanip, voltada para a coleta e a destinação correta de pneus inservíveis. A entidade é originária do Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, de 1999.
A Reciclanip é considerada uma das principais iniciativas na área de pós-consumo da indústria brasileira por reunir mais de 800 pontos de coleta no Brasil. Desde 1999, mais de 3 milhões de toneladas de pneus inservíveis, o equivalente a 600 milhões de pneus de passeio, foram coletados.