Fórmula 1 e Pirelli – Todos os Números da Temporada 2017
Milão, 5 de dezembro de 2017 – "De uma temporada recorde, reunimos alguns números recorde. A Fórmula 1 introduziu novos elementos radicais em seu regulamento técnico este ano, que resultaram nos carros mais rápidos já vistos na história do esporte. Assim, a nossa missão era construir os pneus mais rápidos já feitos, 25% mais largos que seus predecessores, para lidarem com as amplas velocidades nas curvas e cargas de energia, permitindo que os pilotos exigissem ao máximo desde o início até o final de cada período da disputa. Desenvolvemos esses pneus ao longo de 2016, mas eles só foram usados em um carro de 2017 a partir do primeiro teste de pré-temporada em Barcelona, na Espanha. No decorrer deste ano, a pole foi em média 2.450 segundos mais rápida do que em 2016, e a volta da corrida mais veloz foi, em média, 2,968 segundos mais rápida do que no ano passado. Apesar das forças que às vezes eram até 35-40% maiores do que 2016 nas curvas mais rápidas, nossos pneus de 2017 alcançaram todos os alvos estabelecidos no início da temporada, com um ótimo nível de confiabilidade e consistência. Agora estamos ansiosos para a próxima temporada, com um pneu ainda mais rápido introduzido na gama de 2018 e com cada composto sendo um nível mais macio, o que deve contribuir para aumentar ainda mais a velocidade e o espetáculo no futuro”, diz Mario Isola, líder de competições de veículos da Pirelli.
PNEUS:
- Total de pneus fornecidos em 2017: 38.788
- Destes, 33.520 foram usados em fins de semana de corrida e 5.268 em testes
- Dos 38.788, 25.572 foram para uso em pista seca e 13.016 intermediários ou com chuva
- Número total de pneus usados em fins de semana de corrida: 12.920, sendo 11.532 para pista seca e 1.388 para pista molhada.
- Número total de pneus que foram recolhidos: todos.
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Número máximo de quilômetros pilotados por cada composto (excluindo testes):
- Duro: 74 km (Esteban Ocon, Force India)
- Médio: 587 km (Lance Stroll, Williams)
- Macio: 4.696 (Lewis Hamilton, Mercedes)
- Supermacio: 6.261 km (Sergio Perez, Force India)
- Ultramacio: 4.674 km (Stoffel Vandoorne, McLaren)
- Intermediário: 433 km (Lance Stroll, Williams)
- Chuva: 242 km (Felipe Massa, Williams)
PIT STOPS:
- Número total de pit stops: 533 (sendo seis drive-throughs e um stop and go)
- Isso resulta em uma média de 26.7 por corrida, e 1.5 por piloto por corrida
- Maior quantidade de pit stops em uma corrida: 41, no Grande Prêmio do Azerbaijão
- Menor quantidade de pit stops em uma corrida: 18, na Áustria
ULTRAPASSAGENS:
- Número total de manobras de ultrapassagem durante a temporada: 435*, com uma média de 21.8 por corrida
- Maior número de manobras de ultrapassagem em uma corrida com pista seca: 42, no Azerbaijão
- Maior número de manobras de ultrapassagem em uma corrida com pista molhada: 31, na China
- Menor número de manobras de ultrapassagem em uma corrida com pista seca: 1, na Rússia.
- Piloto que fez o maior número de manobras de ultrapassagens durante o ano: Daniel Ricciardo, 43.
- Piloto que fez o maior número de manobras de ultrapassagens em uma única corrida: Daniel Ricciardo, 13 (no Grande Prêmio da Inglaterra).
- Piloto que foi menos ultrapassado: Max Verstappen e Lewis Hamilton, duas vezes**
- Piloto que ganhou mais posições na primeira volta das corridas: Lance Stroll, 36 posições
- Time que fez mais ultrapassagens: Red Bull, 65 manobras – 43 de Daniel Ricciardo e 22 de Max Verstappen
- Time que foi menos ultrapassado: Red Bull, 11 (9 vezes Daniel Ricciardo e 2 vezes Max Verstappen) e Ferrari (8 Kimi Raikkonen e 3 Sebastian Vettel)
(*) Como os movimentos de ultrapassagem são calculados: uma manobra de ultrapassagem é contada como aquela que ocorre durante voltas lançadas das corridas (então não são contabilizadas as manobras realizadas na primeira volta das provas) e que são mantidas até a linha de chegada da volta. As mudanças de posição, devido a grandes problemas mecânicos ou quando retardatários são ultrapassados, não são contadas.
(**) Somente pilotos que competiram na temporada inteira são contados.
CIRCUITOS E CORRIDAS:
- A maior corrida do ano: Azerbaijão, 2 horas, 3 minutos e 55.753 segundos
- Corrida mais curta do ano: Monza, 1 hora, 15 minutos e 32.312 segundos
- Corrida mais rápida do ano: Monza, velocidade média do vencedor (Lewis Hamilton) 243.626 km/h
- Maior velocidade alcançada por um pneu Pirelli P Zero Formula 1 durante um grande prêmio: 362.4 km/h por Sebastian Vettel no México.
- Maior número de voltas mais rápidas: Lewis Hamilton, 18 (7 em corridas e 11 durante a qualificação)
- Maior número de voltas lideradas: 527, por Lewis Hamilton.
PIRELLI NA FÓRMULA 1 (DESDE 1950)
- Corridas: 340
- Vitórias: 181
- Poles: 184
- Pódios: 550
- Voltas mais rápidas: 188
- Título de pilotos: 12
- Títulos de construtores: 7
OUTROS NÚMEROS INTERESSANTES:
- Número de pilotos (incluindo pilotos reservas e novatos) que pilotaram um carro de Fórmula 1 equipado com Pirelli desde 2010: 112
- Quilômetros rodados por todos os compostos ao longo de 2017 (incluindo testes, treinos livres, qualificação e corridas): 329.170 km (excluindo pneus protótipos)
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Por composto, funciona como:
- Duro 1.549 km
- Médio 20.259
- Macio 94.893
- Supermacio 118.729
- Ultramacio 83.465
- Intermediário 7.089
- Molhado 3.186
- Distância coberta em corridas em 2017: 102.856 km
- Distância coberta durante os testes de desenvolvimento: 14.285 km
- Número de voltas mais rápidas (em qualificação e corridas) estabelecidas pelo campeão mundial em 2017: 18 (7 em corridas e 11 na qualificação)
- Velocidade média mais baixa na qual uma corrida com pista seca foi vencida em 2017: 148.176 km (Daniel Ricciardo, Grande Prêmio do Azerbaijão)
- Menores temperaturas no asfalto registradas durante uma corrida (no domingo): 14° na China
- Menores temperaturas no asfalto registradas durante um fim de semana de corrida: 14° na China
- Maiores temperaturas no asfalto registradas durante uma corrida (no domingo): 55° na Hungria
- Maiores temperaturas no asfalto registradas durante um fim de semana de corrida: 56° em Bahrain
- Temperatura ambiente mais baixa registrada durante uma corrida (no domingo): 13° na China
- Temperatura ambiente mais baixa registrada durante um fim de semana de corrida: 13° na China
- Maior temperatura ambiente registrada durante uma corrida (no domingo): 33° na Hungria
- Maior temperatura ambiente registrada durante um fim de semana de corrida: 43° no Bahrain
TESTE DE PNEUS DE 2018
- Circuitos: 8, respectivamente Abu Dhabi, Barcelona, Budapeste, Magny-Cours, Cidade do México, Paul Ricard, Sakhir, Silverstone
- Protótipos testados: 198 (147 slick, 18 intermédios e 33 pneus de chuva)
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Equipes e quilômetros conduzidos durante os testes de pneus de 2018:
- Red Bull: 2.637,74 km
- McLaren: 2.350,11
- Mercedes: 1.974,69
- Ferrari: 1.546,12
- Renault: 1.210,30
- Toro Rosso: 1.200,99
- Haas: 995,58
- Sauber: 942,58
- Williams: 936,67
- Force India: 490.66
PIRELLI EQUIPE E SEUS PESSOAS
- Membros da equipe Pirelli que viajam para cada corrida: 60 (em média)
- Nacionalidades representadas na equipe Pirelli Fórmula 1: 10
- Diferentes idiomas falados pelos membros da equipe: 10
- Comunicados de imprensa escritos pela Equipe de Fórmula 1 da Pirelli: 210
- Gráficos: 167
- Tweets de F1 enviados pela conta @PirelliSport: aprox. 2.400
- Cadernos Pirelli distribuídos ao longo da temporada: aprox. 3.000
- Convidados: 6.350
- Bonés de pódio da Pirelli vendidos: 13.580
A HOSPITALIDADE DA PIRELLI EM 2017
- Refeições servidas na unidade de hospitalidade da Pirelli (incluindo testes): 15.900
- Litros de água bebidos na hospitalidade de Pirelli durante o ano: 14.400
- Macarrão cozido pelo chef da Pirelli: 870 kg
- Arroz cozido pelo chef da Pirelli: 320 kg
- Queijo de parmesão utilizado: 120 kg
- Quilogramas de prosciutto comido: 80
- Pizzas cozidas pelo chef da Pirelli: 400
- Número de receitas de sobremesas preparadas na hospitalidade da Pirelli: 55
- Sorvetes comidos na hospitalidade da Pirelli: 7.600
- Cafés servidos na hospitalidade da Pirelli: quase 30.200
- Litros de azeite utilizados durante o ano: 520
COMPARAÇÃO DE DADOS TEMPORADAS 2016 E 2017
ESCOLHAS DE PNEUS
* Grande prêmio da Europa de 2016
VELOCIDADES EM CURVAS
COMPARATIVOS DE VOLTAS MAIS RÁPIDAS NOS TREINOS CLASSIFICATÓRIOS
(*) Grande Prêmio da Europa em 2016
(**) Grande Prêmio da Itália de 2017 – A qualificação ocorreu em condições úmidas
COMPARATIVO DE VOLTAS MAIS RÁPIDAS
(*) Grande Prêmio da Europa em 2016
(**) Corrida molhada em 2016
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