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F1: GP DE LAS VEGAS – TUDO VERMELHO NO PRIMEIRO DIA EM LAS VEGAS

 

 

Os pilotos da Ferrari indiscutivelmente foram os ponteiros no primeiro dia de ação na pista do Circuito Las Vegas Strip. Charles Leclerc liderou a tabela de tempos em ambas as sessões: o TL1 não significou muito, já que a sessão durou apenas oito minutos, porém seu tempo de 1min35s265 no TL2 foi muito mais significativo, pouco mais de meio segundo mais rápido do que seu companheiro Carlos Sainz. O terceiro mais rápido foi Fernando Alonso (1min35s793), apenas 11 milésimos mais lento que seu compatriota.

O DIA NA PISTA

Foi um dia muito longo, com a maior parte do pessoal saindo do paddock apenas ao amanhecer. A primeira sessão recebeu bandeira vermelha aos oito minutos, quando uma tampa de bueiro se desprendeu da superfície da pista, danificando os carros de Carlos Sainz e Esteban Ocon, e depois foi completamente interrompida para permitir uma inspeção minuciosa da pista e, onde necessário, reparos. Isso significou que a segunda sessão começou às 2h30 (horário local), um atraso de duas horas e meia, com duração estendida em meia hora para compensar o tempo perdido na pista. Além disso, a FIA decidiu que a exigência normal das equipes de devolver dois conjuntos de pneus após o TL1, de acordo com o Regulamento Desportivo, poderia agora ser adiada para duas horas após o final do TL2.

O vermelho foi a cor dominante quanto ao uso dos compostos: o Macio completou 408 voltas (54,11%), seguido pelo Médio (302, 40,05%), enquanto o Duro fez apenas 44 voltas (5,84%), este último usado no TL2 apenas por Bottas, Tsunoda, Albon e Sargeant.

SIMONE BERRA – ENGENHEIRO CHEFE

“Foi com certeza um primeiro dia incomum, com uma sessão reduzida a quase nada e a seguinte ampliada em 50%, além da permissão concedida para usar todos os jogos de pneus disponíveis para compensar o tempo perdido na primeira sessão. Isso significa que pudemos obter algumas indicações iniciais úteis que são importantes para o restante do fim de semana, começando por como a pista está evoluindo. Como era totalmente previsível, os tempos das voltas caíram muito rapidamente a cada volta, mesmo que ainda estejamos bem longe dos nossos tempos de simulação, em cerca de três a quatro segundos. Além disso, conseguimos verificar a velocidade de evolução da pista em um período razoavelmente semelhante a uma distância de corrida, o que destaca como as condições podem mudar durante a corrida em si, assim informando a estratégia e as escolhas compostas.

Vendo a divisão de voltas completadas entre o Macio, o Médio e o Duro, parece que o último está sendo guardado por várias equipes especificamente para a noite de sábado, com o Médio também entre os favoritos. Dito isso, o Macio não pode ser descartado completamente, precisamente pelo meu comentário anterior sobre a evolução da pista. Ao avaliar isso, também precisamos levar em conta que grande parte da pista está agora novamente aberta ao trânsito, o que deve levar a uma redefinição bastante significativa em termos da borracha acumulada na superfície da pista.

Chegando à rodada de Las Vegas, tínhamos dois problemas em mente: aquecimento e granulação. Sinceramente, sobre o primeiro deles, hoje nós não percebemos nada dramático ou inédito em comparação com o que vimos anteriormente nesse quesito. Quanto à segunda, foi claramente significativa, mas ainda próxima do que vimos em outras pistas. Além disso, vimos hoje como a granulação tende a diminuir progressivamente à medida que os carros fazem mais e mais voltas, um sinal de que a situação pode mudar, possivelmente de forma bastante significativa, até sábado à noite, abrindo oportunidades que hoje talvez pareçam improváveis.”

 

 

PIRELLI NO MOTORSPORT

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