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Estudo da LCA Consultoria Econômica prevê aumento de produção, PIB, emprego e massa salarial se Brasil adotar medidas para combater a concorrência desleal de pneus no país.

 

Estudo da LCA Consultoria Econômica prevê aumento de produção, PIB, emprego e massa salarial se Brasil adotar medidas para combater a concorrência desleal de pneus no país.

PIB teria adição de R$ 6,3 bilhões
Seriam gerados 74,3 mil postos de trabalho
Massa salarial cresceria R$ 2,7 bilhões

Estudo realizado pela consultoria LCA aponta que a adoção de medidas de proteção tarifária contra a concorrência desleal de pneus asiáticos no mercado brasileiros pode resultar em forte crescimento da produção, do PIB, do emprego e da renda dos trabalhadores na economia brasileira.

A análise foi realizada a pedido da ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), que ingressou com pedido na Camex para elevar temporariamente de 16% para 35% a alíquota da Tarifa Externa Comum (TEC), pelo prazo de dois anos, para combater o surto de pneus importados de forma desleal da Ásia, que estão ingressando no país a preços inferiores aos praticados no mercado internacional, abaixo do custo de produção e a valores inferiores até mesmo ao custo da matéria prima usada nos produtos.

O estudo aponta que a adoção da medida, que protege a indústria nacional, resultaria no crescimento de R$ 20,6 bilhões na produção industrial brasileira, impactando positivamente toda a cadeia de produção de pneus, que envolve também produtores de borracha e fabricantes de aço, de produtos têxteis e de insumos químicos, entre outros segmentos.

Esse fortalecimento da produção nacional resultaria num acréscimo de R$ 6,3 bilhões no PIB brasileiro e oferta adicional de 74,3 mil novos postos de trabalho no mercado doméstico. Segunda a LCA, o impacto positivo na massa salarial seria de 2,7 bilhões.

 

 

“A concorrência desleal de pneus asiáticos desestrutura a cadeia de produção, fecha postos de trabalho e pode cancelar investimentos no país”, diz Klaus Curt Müller, presidente executivo da ANIP. Países como EUA, México e blocos como a Europa tomaram medidas de proteção em seus mercados, enquanto o Brasil segue desprotegido. “O estudo da LCA mostra claramente o quanto o país ganharia protegendo a produção industrial local”, aponta o executivo.

O estudo da LCA também dimensionou o impacto para a economia se nenhuma medida for tomada para conter a concorrência desleal dos pneus asiáticos.

Segundo a LCA, mantidas as condições atuais de concorrência desleal, a produção industrial perderá R$ 8,2 bilhões de reais ao ano, o que resultará em uma queda de R$ 2,6 bilhões do PIB. O impacto na oferta de postos de trabalho também será severo e 30,8 mil postos de trabalho devem ser fechados, com redução de R$ 1,1 bilhão na massa salarial agregada.

 

 

Segundo dados da LCA, os pneus de carga asiáticos entram no país ao custo de US$ 2,9 o kg. No mercado internacional, o produto é negociado, em média, a US$ 4,2 o kg. No caso de pneus de passeio a diferença é ainda mais gritante: US$ 3,2 o kg, contra 5,7 o Kg no mercado global. “Sem barreiras corretas o Brasil fica desprotegido, o que acentua o processo de desindustrialização”, avalia Müller.

O Brasil tem hoje 11 fabricantes de pneus com operações no país. São 21 plantas industriais, distribuídas por 7 estados. A indústria de pneus empresa 32 mil trabalhadores diretos e 500 mil indiretos no país. Este conjunto foi responsável pela venda de 52 milhões de pneus no mercado local em 2023. As fabricantes instaladas no país investiram nos últimos 10 anos cerca de R$ 11 bilhões em suas unidades fabris para excelência de processos, aumento da capacidade de produção, tecnologia, inovação e sustentabilidade.

Sobre a ANIP

 

Fundada em 1960, a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) representa a indústria de pneus e câmaras de ar instalada no Brasil, que compreende 11 empresas e 21 fábricas instaladas no Brasil. O setor emprega diretamente mais de 32 mil pessoas e 500 mil pessoas de forma indireta.

 

A ANIP trabalha no Programa Nacional e Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis desde 1999 e em 2007 as fabricantes nacionais de pneus criaram a Reciclanip, entidade voltada exclusivamente para a realização deste trabalho no país. A Reciclanip é uma referência mundial em logística reversa, sendo a maior da América Latina no setor de pneus, atendendo mais de 1.000 pontos de coleta distribuídos por todo o país.

www.anip.com.br

 

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