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Dicas ANIP de Viagem

Antes de sair para curtir as datas festivas, veja se é hora de trocar os seus pneus. Siga nossas orientações:

• Na hora da troca do pneu, observe a parte que fica em contato com o solo, que é a banda de rodagem. É onde está o "desenho" do pneu, como os motoristas costumam chamar. Quando o desgaste do "desenho" estiver perto do limite de segurança que é de 1.6 mm de profundidade dos sulcos, o pneu estará próximo de ser considerado "careca" e aí é hora de trocá-lo. Todos os pneus possuem no fundo dos sulcos da banda de rodagem, indicadores de desgaste, que são pequenas saliências com altura de 1,6 mm indicando o seu limite legal de uso. Note-se que os sulcos da banda de rodagem tem a função de drenar a água contida entre a banda de rodagem e a pista em caso de chuva. No verão, quando temos maiores precipitações pluviométricas, a dica é ter pneus com sulcos acima de 1,6 mm. Lembre-se, trafegar em estradas com pneu careca é perigoso, imprudente e, além disso, é considerado uma infração de trânsito.

• O balanceamento dos pneus e o alinhamento das rodas do veículo deve ser realizados a cada 10.000 kms rodados, ou ainda quando surgirem vibrações, na troca ou no conserto do pneu, quando o veículo sofrer impactos na suspensão, quando apresentar desgastes irregulares, quando forem substituídos componentes da suspensão ou quando o veículo estiver puxando para um lado.

• O motorista não deve esquecer de verificar se o estepe está no veículo (tem ocorrido muitos roubos desse pneu de reserva) e deve verificar seu estado como ele está. Ele precisa estar em boas condições e pronto para o uso no caso de necessidade de troca.

• Antes de comprar pneus novos confira se eles possuem as seguintes indicações claramente gravadas em relevo nas suas laterais: tamanho (medidas) e índices de carga e velocidade conforme indicações do Manual do Proprietário, modelo, estruturas e aplicabilidade.

• Ao comprar pneus novos deixe os antigos no revendedor e confirme com ele que serão adequadamente descartados. As indústrias do setor mantêm o maior programa de logística reversa do país, feito pela Reciclanip, para assegurar que pneus inservíveis não causarão passivo ambiental ou de saúde.

Vale lembrar que os pneus são o item mais importante de segurança do veículo. Eles têm a função de suportar as cargas através do ar contido sob pressão, absorver irregularidades do piso, transmitir tração e frenagem para a superfície do piso e mudar ou manter a direção de percurso

Após isso, tenha uma boa viagem!

Sobre a ANIP e Reciclanip

A ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (www.anip.org.br), fundada em 1960, representa a indústria de pneus e câmaras de ar presente no Brasil, que compreende dez empresas e 17 fábricas instaladas nos Estados de São Paulo (sete), Rio de Janeiro (três), Rio Grande do Sul (duas), Bahia (três), Paraná (uma) e Amazonas (uma). Ao todo, responde por 26 mil empregos diretos e 120 mil indiretos. O setor é apoiado por uma rede com mais de 5 mil pontos de venda em todo o Brasil, garantindo 40 mil empregos. Em 2007 a ANIP criou a Reciclanip, voltada para a coleta e destinação de pneus inservíveis no País. Originária do Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, de 1999, a Reciclanip é considerada uma das principais iniciativas na área de pós-consumo da indústria brasileira, por reunir mais de 800 pontos de coleta no Brasil. D esde 1999, quando começou a coleta e destinação dos pneus inservíveis pelos fabricantes, mais de 2,56 milhões de toneladas de pneus inservíveis, o equivalente a 512 milhões de pneus de passeio, foram adequadamente reciclados.

Prêmio-E – O trabalho de coleta e destinação de pneus inservíveis realizado pela ANIP/ Reciclanip recebeu importante reconhecimento da UNESCO, o Prêmio-E na categoria "Economia", entregue durante a Rio+20, realizada em junho de 2012 no Rio de Janeiro. A premiação, em sua 1ª edição, integrou a programação oficial da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, com o objetivo de reconhecer as iniciativas socioambientais mais representativas dos últimos 20 anos, executadas após a ECO-92. Idealizada por Oscar Metsavaht, embaixador da Boa Vontade da UNESCO, o prêmio é uma parceria do Instituto-E (http://www.institutoe.org.br/premioe/ ), Prefeitura do Rio de Janeiro e UNESCO.