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Dicas ANIP de Viagem

Antes de sair para curtir as datas festivas, veja se é hora de trocar os seus pneus.  Siga nossas orientações:

  • Na hora da troca do pneu, observe a parte que fica em contato com o solo, que é a banda de rodagem. É onde  está o “desenho” do pneu, como os motoristas costumam chamar. Quando o desgaste do “desenho” estiver perto do limite de segurança que é de 1.6 mm de profundidade dos sulcos, o pneu estará próximo de ser considerado “careca” e aí é hora de trocá-lo. Todos os pneus possuem no fundo dos sulcos da banda de rodagem, indicadores de desgaste, que são pequenas saliências com altura de 1,6 mm indicando o seu limite legal de uso. Note-se que os sulcos da banda de rodagem tem a função de drenar a água contida entre a banda de rodagem e a pista em caso de chuva. No verão, quando temos maiores precipitações pluviométricas, a dica é ter pneus com sulcos acima de 1,6 mm. Lembre-se, trafegar em estradas com pneu careca é perigoso, imprudente e, além disso, é considerado uma infração de trânsito.
  • O balanceamento dos pneus e o alinhamento das rodas do veículo deve ser realizados a cada 10.000 kms rodados, ou ainda quando surgirem vibrações, na troca ou no conserto do pneu, quando o veículo sofrer impactos na suspensão, quando apresentar desgastes irregulares, quando forem substituídos componentes da suspensão ou quando o veículo estiver puxando para um lado.
  • O motorista não deve esquecer de verificar se o estepe está no veículo (tem ocorrido muitos roubos desse pneu de reserva) e deve verificar seu estado  como ele está. Ele precisa estar em boas condições e pronto para o uso no caso de necessidade de troca.
  • Antes de comprar pneus novos confira se eles possuem as seguintes indicações claramente gravadas em relevo nas suas laterais: tamanho (medidas) e índices de carga e velocidade conforme indicações do Manual do Proprietário, modelo, estruturas e aplicabilidade.
  • Ao comprar pneus novos deixe os antigos no revendedor e confirme com ele que serão adequadamente descartados. As indústrias do setor mantêm o maior programa de logística reversa do país, feito pela Reciclanip, para assegurar que pneus inservíveis não causarão passivo ambiental ou de saúde.

Vale lembrar que os pneus são o item mais importante de segurança do veículo. Eles têm a função de suportar as cargas através do ar contido sob pressão, absorver irregularidades do piso, transmitir tração e frenagem para a superfície do piso e mudar ou manter a direção de percurso.

Após isso, tenha uma boa viagem!