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Bridgestone explica as estruturas e materiais que compõem os pneus

Mesmo sendo um bem durável e importante item de segurança, a maioria das pessoas não conhece todas as partes que formam um pneu
 
São Paulo, Brasil, 26 de junho de 2018 – As estruturas e materiais que fazem parte de um pneu são muito mais complexos do que parecem. Os pneumáticos possuem diversos componentes cujas funções influenciam diretamente nos sistemas de suspensão, transmissão, tração, direção e frenagem de um veículo. Para ajudar os motoristas, a Bridgestone, maior fabricante de pneus do mundo, conta um pouco mais sobre esse fascinante mundo. 
 
Estrutura:
 
 
Banda de rodagem: É a única parte do pneu em contato com o solo. O desenho da banda de rodagem afeta a aderência em pisos secos e molhados e influencia diretamente o nível de ruído e a drenagem de água. 
Lateral: A lateral possui borracha com propriedades específicas focadas em resistência, pois é a área que recebe a força exercida durante as curvas além do arraste contínuo do pneu.
 
Carcaça: A carcaça é formada por cordonéis de poliéster, nylon ou aço. As lonas de corpo recebem uma camada de borracha de ambos os lados para aumentar a adesão e evitar atrito interno. A carcaça resiste à pressão, suporta peso, choques, esforços gerados pelo torque do motor e aquecimento gerados por alta velocidade.
 
Cintas estabilizadoras: As cintas têm influência direta no desempenho do pneu, na dirigibilidade, no conforto e em sua durabilidade. Cada cinta é formada por fios de aço de configurações específicas para determinadas aplicações e é revestida de borracha para facilitar a adesão com outros compostos de borracha. Tem a função de proporcionar estabilidade na zona de rodagem, proteger a carcaça de impactos e perfurações, além de restringir o diâmetro do pneu.
 
Talão: É formado por fios de aço banhados por cobre e revestidos individualmente por borracha, para evitar a oxidação e facilitar a adesão. O talão fixa o pneu na roda, de maneira a evitar o vazamento de ar e garantir que não ocorrerá destalonamento durante o uso.
Estanque: Presente nos pneus sem câmara de ar, o estanque é o revestimento interno formado por camadas de borracha que protegem a carcaça contra umidade, além de estancar o vazamento do ar comprimido, evitando a perda de pressão do pneu.
 
Materiais para montar um pneu
 
Basicamente, para construir um pneu, são necessários materiais como a borracha natural e sintética e os produtos químicos negro de fumo, sílica, óleo, antioxidante e enxofre. Além disso, poliéster, raiom e aço são utilizados na construção do pneumático: 
 
 
Borracha natural: As propriedades da borracha natural incluem durabilidade e resistência ao desgaste.
 
Borracha sintética: A borracha sintética é um produto à base de petróleo que possui propriedades resistentes ao calor.
 
Negro de Fumo: O negro de fumo serve para aumentar a força da borracha.
 
Sílica: O pó branco de dióxido de silício proporciona melhor eficiência de combustível e aderência em piso molhado.
 
Óleo: O óleo amacia a borracha.
 
Antioxidante: Antioxidante inibe a oxidação da borracha.
 
Enxofre: O enxofre dá maior elasticidade à borracha.
 
Acelerador de vulcanização: O acelerador de vulcanização ajuda a construir ligações cruzadas entre borracha e enxofre.
 
Poliéster: Poliéster é usado como um material de lona do corpo em pneus de passageiros.
 
Raiom: Raiom é usado como um material de camada de corpo em pneus de passageiros.
 
Aço: O aço é usado como material de grânulos e correias de aço em pneus de passageiros.
 
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Sobre a Bridgestone do Brasil (BSBR)
 
A Bridgestone do Brasil é uma filial da Bridgestone Americas Tire Operations Latin America (BATO LA), que por sua vez é uma subsidiária da Bridgestone Americas, Inc., (BSAM) com sede em Nashville, Tennessee. A BSBR possui duas fábricas de pneus, em Santo André (SP) e Camaçari (BA), e duas fábricas de bandas de rodagem, em Campinas (SP) e Mafra (SC). A empresa é detentora das marcas Bridgestone e Firestone de pneus para veículos de passeio, caminhonetes e pick-ups, caminhões e ônibus, tratores e fora-de-estrada, e veículos industriais, e Bandag para bandas. A companhia atende aos mercados brasileiros de reposição, que abrange toda a rede de revendas, e de equipamento original, formado pelas indústrias montadoras de veículos, além de exportar para países da América do Sul e Central, Caribe, México e Estados Unidos.
 
Visite as plataformas digitais de Consumo (carros de passeio ou caminhonetes) nos sites http://www.bridgestone.com.br/ e http://www.firestone.com.br/) e Comercial (caminhões e ônibus, fora de estrada, agrícola e industrial) pelos endereços  www.bridgestonecomercial.com.br e www.firestonecomercial.com.br
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