Releases Associadas

BRIDGESTONE ACELERA A INTEGRAÇÃO DA ECONOMIA CIRCULAR

 

  • A Bridgestone estabeleceu uma meta ambiental para aumentar sua proporção de material reciclado e renovável para 40% até 2030.
  • A empresa segue trabalhando para impulsionar uma economia circular que elimina o desperdício através do uso contínuo de recursos.
  • No Brasil, iniciativas contemplam todas as plantas.

São Paulo, 05 de junho de 2023 – O conceito de economia circular – um sistema econômico onde os recursos materiais são maximizados para prolongar o ciclo de vida dos produtos – vem ganhando rapidamente terreno em todo o mundo. A Bridgestone, empresa líder mundial em pneus e borracha, que utiliza sua experiência para fornecer soluções de mobilidade segura e sustentável, colocou a sustentabilidade no centro de sua gestão e negócios e, com seu “Compromisso Bridgestone E8” em seu núcleo, estabeleceu uma meta de aumentar sua proporção de material reciclado e renovável para 40% até 2030.

Há alguns anos que a empresa japonesa vem trabalhando para impulsionar uma economia circular que elimina o desperdício através do uso contínuo de recursos. Em 2020, estabeleceu uma parceria com o Delta-Energy Group para reciclar mais de 2 milhões de pneus através da comercialização em escala do DE Black – um produto de negro de fumo recuperado com patente Delta-Energy obtido de pneus em fim de vida útil – para atender à visão ambiental a longo prazo do Grupo Bridgestone de alcançar materiais 100% sustentáveis – e contribuir para uma redução de mais de 50% nas emissões de CO2 – até 2050 em diante. Da mesma forma, em 2021, a Bridgestone começou a desenvolver um documento de posicionamento que delineará o papel da indústria de pneus na obtenção de uma economia circular, e mais tarde publicará um relatório delineando as exigências técnicas, características e soluções propostas para aumentar o uso de negro de fumo recuperado em pneus novos.

De acordo com estudos, a recauchutagem ajuda a evitar o aquecimento global, reduzindo o uso de recursos, as emissões de CO2 e o uso do solo. Optar pela recauchutagem de um pneu em vez de substituí-lo reduz as emissões de CO2 para o meio ambiente em 24%, o consumo de água em 19% e a poluição do ar em 21%.

No Brasil

Por aqui, a empresa registrou mais de 1,8 milhão de carcaças recapadas pela sua Rede em 2022, obtendo um crescimento superior a 6% Por aqui, a empresa registrou mais de 1,8 milhão de carcaças recapadas pela sua Rede em 2022, obtendo um crescimento superior a 6% nas vendas do serviço, comparado a 2021. Para 2023, a expectativa é a prática continue crescendo.

Em melhorias ambientais, a unidade de Campinas registrou uma economia de 930.600 litros de petróleo e 18.600 toneladas de borracha deixaram de ir para aterro. Em energia, constatou-se uma economia que poderia abastecer 976 casas. Além da recapagem, produto no qual a empresa é líder global, no Brasil, a destinação correta dos pneus inservíveis acontece por meio do programa de coleta da Reciclanip, uma instituição criada pela ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), da qual a companhia é associada. Entre as destinações corretas está a reciclagem dos pneus para uso em campos de futebol, solas de sapato, pisos e tapetes de borracha.

A reutilização da água tratada também é uma das soluções de grande interesse da companhia. A Bridgestone traçou diferentes caminhos em seus processos produtivos para alcançar eficiência, reutilização e tratamento de água adequados, o que resultou na redução de 23,30%, em 2020, do consumo de água nas plantas da América Latina. Em Santo André, a capacidade do sistema de osmose reversa foi aumentada, levando a uma melhoria de 24% na redução do consumo de água em comparação ao ano anterior. A operação conta com o tratamento de efluentes, permitindo a reutilização de 100% da água tratada na linha de produção.

Em Campinas, foi instalada uma nova estação de tratamento de efluentes, com capacidade para tratar até 28.000 litros de água por dia, que serão reutilizados no processo produtivo da fábrica. Camaçari segue o mesmo caminho. Na fábrica, construída em 2007, há uma estação de captação e tratamento de água de chuva, que contribuirá ainda mais para a redução do consumo de água da fábrica.

Estas ações sublinham nosso compromisso energético como um dos 8 pilares do Compromisso E8 da Bridgestone com o qual confirmamos a criação de uma sociedade neutra em carbono. Estes oito valores – que começam com a letra “E”, em inglês, Energia, Ecologia, Eficiência, Extensão, Economia, Emoção, Facilidade, Empoderamento – guiam a empresa em sua jornada com funcionários, sociedade, parceiros e clientes para realizar uma sociedade sustentável.

Para saber mais, por favor, visite

www.bridgestone.com

www.bandag.com.br

 

###

 

Sobre a Bridgestone do Brasil (BSBR)

A Bridgestone do Brasil (BSBR) é uma unidade de negócios da região Latin America South e subsidiária da Bridgestone Americas Tire Operations Latin America, com sede em Nashville, Tennessee. Fundada há mais de 90 anos, a Bridgestone é líder mundial em pneus e borracha, aprimorando e desenvolvendo constantemente os seus conhecimentos para fornecer soluções para uma mobilidade segura e sustentável. A unidade brasileira conta com mais de 5.000 colaboradores e desenvolve, produz e comercializa um portfólio diverso de equipamento original e pneus de reposição, soluções centradas nos pneus e soluções de mobilidade, que geram valor social e para o cliente, por meio de suas unidades de produção e vendas no país. Guiada por seu compromisso global de responsabilidade social corporativa, Nosso Jeito de Servir, a Bridgestone está dedicada a melhorar a mobilidade, a vida, o trabalho e o lazer das pessoas e a construir um futuro sustentável para a mobilidade.

A BSBR produz e comercializa uma ampla gama de modelos e medidas de pneus para automóveis, caminhonetes e caminhões, assim como para maquinário agrícola e veículos fora-de-estrada. A empresa conta com mais de 5.000 colaboradores e duas fábricas de pneus, em Santo André (SP) e Camaçari (BA), e duas fábricas de bandas de rodagem, em Campinas (SP) e Mafra (SC), certificadas e premiadas em diversos âmbitos de qualidade, segurança e meio ambiente, além de um campo de provas em São Pedro (SP). A BSBR comercializa seus produtos por meio de uma ampla rede de pontos de venda e fornece equipamento original para as montadoras e veículos de maior prestígio. No Brasil, a Bridgestone realiza a destinação ambientalmente correta dos pneus inservíveis por meio do programa de coleta da Reciclanip, uma instituição criada pela ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), da qual a companhia é associada. Entre as destinações corretas está a reciclagem dos pneus para uso em campos de futebol, solas de sapato, pisos e tapetes de borracha.

Visite www.bridgestone.com.br para mais informações.

Bridgestone

Ana Quaresma – quaresmaana@la-bridgestone.com – Tel: +55 11 96305-7962

Máquina Cohn & Wolfe

Assessoria – bridgestone@maquina.inf.br