Bike made in Brazil
A Sense Electric Bike, do Grupo Lagoa, de Minas Gerais, inaugura, em março, sua fábrica de bicicletas, na Zona Franca de Manaus, onde foram investidos R$ 20 milhões. Antes disso, as magrelas vinham do Exterior sob o sistema CKD e eram montadas em Vitória (ES). Com a unidade própria e os incentivos fiscais da Zona Franca, a companhia pretende reduzir o custo das bicicletas em até 35% e triplicar as vendas
Motos
Harley-Davidson na liderança Dois anos depois de assumir o controle da operação brasileira, a americana Harley-Davidson dobrou suas vendas de motos no País. Em 2013, a empresa vendeu 8.240 unidades, o que a levou à liderança no segmento de motocicletas de luxo, desbancando a alemã BMW, que emplacou 4.912 unidades. A meta para este ano é crescer 16%.
Equipamentos
John Deere e Hitachi investem em parceria A americana John Deere e a japonesa Hitachi vão inaugurar, na primeira quinzena de fevereiro, duas novas fábricas, em Indaiatuba, no interior de São Paulo, onde foram investidos US$ 180 milhões. Na primeira delas, erguida pela John Deere, serão produzidos equipamentos de construção, como retroescavadeiras e pás-carregadeiras. Na outra, fruto da parceria com a Hitachi, serão fabricadas escavadeiras. Segundo a John Deere, a fabricação local de equipamento de construção facilitará aos clientes o acesso a empréstimos do Finame/PSI, administrado pelo BNDES.
Pneus
Recorde histórico Turbinada pelo crescimento da frota nacional de veículos, principalmente de caminhões e equipamentos agrícolas, além do excepcional desempenho das exportações, a produção de pneus bateu seu recorde histórico, no ano passado. Segundo dados preliminares da Anip, a entidade do setor, em 2013, os dez fabricantes instalados no País produziram mais de 68 milhões de unidades. Anteriormente, a melhor marca havia sido obtida em 2007, quando foram produzidos 67,3 milhões de pneus.
Fonte: Isto é Dinheiro