Angélica destina pneus inservíveis para reciclagem
A secretaria de Meio Ambiente e Agricultura do município de Angélica destinou para reciclagem 1.200 pneus usados que foram recolhidos no município de Angélica. A coleta foi realizada pelo município e entregue a empresa Eco pneus de Campo Grande, que buscou os pneus no município.
?Os pneus que foram sendo recolhidos no município pelos funcionários da secretaria de obras e serviços urbanos eram armazenados em um barracão fechado e coberto para evitar que se tornassem foco de reprodução do mosquito transmissor da Dengue, quando juntou uma grande quantidade a secretaria de Meio Ambiente e Agricultura entrou em contato com a empresa responsável pelo recolhimento e eles vieram buscar os pneus para reciclagem? contou o secretário de Meio Ambiente e agricultura, Valdemir Alventino.
De acordo com o Valdemir o município está elaborando uma proposta de um convênio com a Reciclanip, que é a empresa de reciclagem da associação nacional dos fabricantes de pneus, ?estamos elaborando o convênio que será encaminhado para a Câmara de Vereadores e se for aprovado o município irá aderir á Reciclanip e instalar em Angélica um posto de coleta, onde a população e os empresários do ramo de borracharia poderão descartar os pneus inservíveis que serão destinados para reciclagem? contou o Veldemir.
Segundo o secretário de Meio Ambiente e Agricultura para aderir á Reciclanip ?o município precisará implantar um local coberto e fechado para o armazenamento dos pneus usados e o frete para o transporte é por conta deles (Reciclanip) só precisamos avisar com 72 horas de antecedência quando estiver uma carga e disponibilizar o pessoal para carregar o caminhão? contou.
Para Valdemir se o convênio for aprovado pelos vereadores será muito importante para o município, pois as pessoas terão um local para destinar os pneus inservíveis, que não ficarão no tempo servindo de criadores para o mosquito transmissor da Dengue.
Os pneus inservíveis recolhidos em angélica pela empresa Eco Pneus que é parceira da Reciclanip serão destinados para reaproveitamento como combustível alternativo para as indústrias de cimento.
Outros usos dos pneus são na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis. Mais recentemente, surgiram estudos para utilização dos pneus inservíveis como componentes para a fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha, processo que tem sido acompanhado e aprovado pela indústria de pneumáticos. (Assessoria)
Fonte: Diário do MS