Releases Associadas

Ação da PMJP recolhe 30 mil toneladas de pneus em três semanas

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) já recolheu 30 toneladas de pneus na cidade, em três semanas, com a finalidade de prevenir a população contra a dengue.
 
O número corresponde a seis mil pneus abandonados em locais inapropriados, facilitando a reprodução do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
 
De acordo com o diretor de Vigilância Ambiental, Nilton Guedes, a ação visa também conscientizar a população sobre os locais adequados para descartar o material.
 
"A intenção é que as pessoas deixem de jogar pneus em locais inapropriados. Nesse período de chuvas, a ação está direcionada para o controle da dengue, mas também há a preocupação com o meio ambiente", disse.
 
Os pneus são ideais para a proliferação do mosquito da dengue porque acumulam água e possuem estrutura que oferece sobra, tudo o que o Aedes Aegypti precisa para garantir sua reprodução.
 
Ainda segundo o diretor do setor, será montada uma rede de coleta para direcionar os pneus. Os agentes de saúde visitarão locais em que há produção do material, a exemplo das borracharias, com um questionário sobre como está sendo realizado o descarte e orientando acerca dos locais adequados.
 
Descarte – A PMJP definiu três pontos para onde as pessoas podem levar os pneus. São terrenos baldios próximos à passarela do Distrito Industrial; ao Parque Caubói, no Valentina Figueiredo; e ao Colégio Caic, em Mangabeira. "São terrenos onde podem ser colocados e imediatamente fazemos o transporte para o local adequado", informou Nilton.
 
Para mais informações sobre os locais adequados para levar os pneus, a população pode entrar em contato com o serviço disque dengue, pelo telefone 3214-5718.
 
Ação conjunta – A ação é uma parceria com a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), que faz o carregamento dos pneus para o caminhão de coleta; a empresa Reciclanip, que disponibiliza o transporte do material; e a Cimpor, cimenteira para onde são levados os pneus.
 
Fonte: Paraíba Online