As dúvidas mais comuns
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1
De quanto em quanto tempo deve ser feito o alinhamento das rodas dos veículos?
É recomendável que seja feito a cada 10.000 quilômetros rodados ou quando houver algum impacto na suspensão, durante a troca de pneus ou quando eles apresentarem desgastes irregulares, quando houver substituição de componentes da suspensão ou quando o veículo estiver puxando para um lado.
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2
Quando tenho que realizar o balanceamento dos pneus?
O balanceamento dos pneus deve ser realizado a cada 10.000 quilômetros rodados, quando surgirem vibrações, ou durante a troca ou conserto do pneu.
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3
Como saber qual a pressão certa para o pneu do meu carro?
A pressão ideal do pneu está indicada no manual do veículo ou em etiquetas afixadas no batente da porta do motorista, na portinhola do tanque de combustível ou no porta- luvas, por exemplo. É importante fazer a calibragem dos pneus semanalmente para garantir sua durabilidade e segurança.
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4
Como sei qual o pneu mais adequado para o meu carro?
Para saber o pneu adequado para seu carro, o proprietário deve consultar o manual do veículo, pois os pneus são desenvolvidos de acordo com as características do automóvel. Diferentes carros, portanto, necessitam de pneus distintos e coerentes com as exigências específicas.
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5
Quando sei que tenho que trocar os pneus?
Para ajudar os motoristas a saber quando está na hora de trocar o pneu, é importante observar o indicador que fica na banda de rodagem, que os motoristas costumam chamar de “desenho” do pneu. Quando este “desenho” estiver perto do desgaste do limite de segurança, que é de 1,6 mm de profundidade dos sulcos, o pneu já passa a ser considerado “careca” e é hora de trocá-lo.
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6
Na troca por pneus novos que utilizem câmara de ar, esta também deve ser trocada?
Sim. Para este tipo de pneu é recomendável a troca da câmara de ar e do protetor. É bom lembrar que: “pneu novo, câmara de ar e protetor novos”.
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7
Qual a durabilidade para utilização dos pneus de carro de passeio?
A durabilidade de um pneu de passeio depende de vários fatores, como carga suportada, pressão, maneira de dirigir do motorista, velocidade, regularidade de marcha, condições mecânicas do veículo, concentração de tráfego e ainda outros fatores como clima e temperatura ambiente.
Ainda assim, a durabilidade pode ser prolongada com a manutenção adequada. Checar a calibragem, fazer o rodízio de pneus, bem como o balanceamento e alinhamento de rodas contribuem para seu bom estado. Não esqueça de ficar atento ao Tread Wear Indicator" (TWI), que é a saliência de borracha com altura de 1,6 mm que está localizada dentro do sulco do pneu. Quando o desgaste do pneu atinge esse indicador, significa que já está no limite de segurança e é hora de trocá-lo.
É recomendável que qualquer pneu com mais de 5 anos de fabricação seja examinado por um técnico qualificado para determinar se está em condições de continuar rodando. Depois dessa verificação, recomenda-se fazer esse exame anualmente. Se não houver qualquer sinal de envelhecimento (o que depende das condições de uso ao qual foi submetido), o pneu pode continuar a ser usado normalmente.
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8
Qual o risco de trafegar com os pneus carecas?
Dirigir com pneus carecas aumenta o risco de acidentes porque diminui o atrito entre o pneu e a pista, além de ser uma infração grave, com multa e cinco pontos na carteira. Motoristas devem estar alertas para realizar a troca do pneu antes que ele esteja totalmente liso.
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Quais procedimentos o usuário deve tomar com os pneus antes de pegar a estrada?
Em primeiro lugar, o motorista deve checar se o pneu não está próximo do limite de segurança de 1,6mm. Se estiver, a troca deve ser providenciada antes da viagem. Trafegar em estradas com pneu careca é perigoso, imprudente e, além disso, significa uma infração de trânsito. É importante calibrar corretamente os pneus, de acordo com as instruções do manual do veículo e o motorista também não deve esquecer o estepe. Ele tem de estar em boas condições e pronto para o uso, no caso de necessidade de troca.