Releases Associadas

Pirelli Moto2 e Moto3 – Pirelli pretende utilizar a alocação padrão para o GP da Itália

 

Em Mugello, os pilotos de Moto2™ e Moto3™ terão à disposição a alocação padrão de 2024, composta por pneus que podem ser adquiridos regularmente por todos os pilotos

GP da Itália, sétima etapa da temporada, acontecerá no próximo fim de semana no Circuito Internacional de Mugello. A pista da Toscana, com sua variedade de curvas e mudanças de altitude, representa uma boa oportunidade para os pilotos e equipes da Moto2 e Moto3 colocarem em prática o conhecimento adquirido nos primeiros GPs deste ano com pneus Pirelli.

Para este evento, a Pirelli fornecerá aos pilotos de ambas as classes a alocação padrão de 2024: pneus slick DIABLO Superbike, na dianteira em compostos SC1 (macio) e SC2 (médio) para ambas as classes; na traseira as opções são o SC0 (macio) e o SC1 (médio) na Moto2 e o SC1 (macio) e o SC2 (médio) para a Moto3. Além deles há a solução para pista molhada DIABLO Rain em composto SCR1 tanto na frente quanto atrás. Todos esses pneus estão à venda no mercado e podem ser adquiridos por qualquer motociclista, amador ou piloto profissional.

 

 

Vamos correr em Mugello com os mesmos pneus que vendemos aos motociclistas

“Em Mugello, utilizaremos a alocação padrão planejada para 2024, que é formada inteiramente por pneus padrão; ou seja, pneus que vendemos regularmente, que qualquer motociclista pode comprar. Decidimos contar com esta alocação porque acreditamos que estas opções se adequam bem às características e condições desta pista, que também podem ser variadas devido às diferenças de temperatura. No caso de temperaturas elevadas, como é de se esperar dada a estação, as soluções macias podem ser o equilíbrio certo entre desempenho em durabilidade, enquanto os compostos médios podem ser adequados para as sessões matinais, caso seja mais frio e úmido, ou para as primeiras sessões com pista menos limpa. As exigências sobre os pneus neste circuito são o suporte na frenagem e a entrada nas curvas, agilidade nas mudanças de direção e estabilidade em curvas rápidas. Sabemos que o asfalto oferece boa aderência e não é excessivamente abrasivo. Estamos no sétimo GP da temporada e as equipes agora estão começando a conhecer melhor nossos pneus, tendo tido a oportunidade de testá-los em diferentes condições de utilização e em diferentes pistas. Em Mugello, terão de por em prática os conhecimentos adquiridos até agora para encontrar a configuração que melhor se adapta às peculiaridades desta pista.”

 

 

  • Traçado: tem 5.245 metros de comprimento e é composto por um total de 15 curvas, nove para a direita e seis à esquerda. A estabilidade e a precisão dos pneus são fundamentais para lidar com as várias mudanças de direção e a elevada quantidade de curvas, que alternam trechos rápidos e lentos, com variações contínuas de inclinação entre sucessivas subidas e descidas.
  • Frenagem, entrada e condução: há apenas um setor de frenagem significativa, que é o da curva 1, a mais lenta do circuito, que os pilotos enfrentam vindo da reta de 1.141 metros, a mais longa do campeonato mundial, na qual novos recordes de velocidade são frequentemente estabelecidos. Durante essa frenagem, o pneu dianteiro normalmente sofre um aumento significativo e repentino de temperatura. A estabilidade da dianteira é valorizada na entrada da curva 6, a primeira de uma descida em S que incentiva os pilotos a atrasarem a frenagem para tentar manobras de ultrapassagem. A 7, saindo do S, e as subsequentes 8 e 9, chamados de “Arrabbiate”, são as curvas em que o pneu traseiro é submetido a fortes cargas laterais e longitudinais, visto que as motos aceleram constantemente em ângulos de inclinação consideráveis. Na 15, a última curva, a estabilidade e a tração são os elementos-chave para obter uma boa velocidade máxima na reta seguinte.
  • Fator temperatura: devido à localização do circuito, situado num vale entre as colinas da Toscana, e a data do GP, próxima do verão, o calor pode se tornar um fator crucial do fim de semana. Em caso de temperaturas altas da pista, pneus mais macios podem ser a melhor escolha para enfrentar a corrida, considerando também o fato de que o asfalto não é muito abrasivo.
  • Red Bull MotoGP™ Rookies Cup: em busca de talentos, a Rookies Cup também retorna a Mugello para a terceira das sete etapas agendadas para este ano, depois das realizadas em Jerez e Le Mans. Como sempre, os pilotos terão à disposição pneus slick DIABLO Superbike no composto SC2, tanto na dianteira quanto na traseira.

 

GALERIA DE MÍDIA

@pirellibrazil @Pirelli_Br @pirelli_br @Pirelli

www.pirelli.com

_______________________________________

Mais informações:
Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli
(11) 5053-5110 / imprensapirelli@nectarc.com.br
Renata Justi – (11) 5053-5123 / renata.justi@nectarc.com.br
Rian Assis – (11) 5053-5117 / rian.assis@nectarc.com.br
Daniel Fideli – (11) 5053-5117 / daniel.fideli@nectarc.com.br
Eduardo Antonialli – (11) 98346-3546 / eduardo.antonialli@nectarc.com.br