Vai pegar a estrada no Carnaval? Confira algumas dicas de segurança da Dunlop Pneus
Para aproveitar a diversão, sem dores de cabeça com o veículo, é preciso tomar alguns cuidados, entre eles está a verificação dos pneus
Carnaval é sinônimo de folia, descontração e, para muitos, viagens emocionantes. Se você está planejando pegar a estrada no feriadão, é fundamental garantir que seu veículo esteja em condições ideais para enfrentar a jornada com segurança. Entre as precauções essenciais, a atenção aos pneus se destaca como um elemento crucial para a estabilidade e dirigibilidade do veículo.
“A cautela no trânsito, a revisão do veículo, a preparação e planejamento do motorista para longos períodos ao volante são pilares fundamentais para uma viagem segura. Verificar o estado geral dos pneus é uma das etapas que asseguram um passeio tranquilo, garantindo a estabilidade, aderência em piso seco e molhado, frenagens seguras e em distâncias curtas, e conforto do veículo, especialmente em condições adversas”, destaca Hugo Terazaki, gerente de Serviços Técnicos e Pós-Vendas da Dunlop Pneus.
Antes de iniciar sua jornada, é fundamental verificar as condições dos pneus. Um aspecto fundamental é a avaliação do desgaste por meio do indicador na banda de rodagem, parte do pneu que fica em contato com o solo, conhecido como “TWI” (Tread Wear Indicator), localizado em 6 a 10 pontos ao longo da circunferência do pneu, com o posicionamento indicado através da inscrição “TWI” e/ou pequenos triângulos na lateral (flanco). Tratam-se de pequenos ressaltos da mesma borracha do pneu, uniformemente distribuídos nos sulcos da banda de rodagem que têm 1,6mm de altura. Estes sinalizam quando os sulcos atingem a profundidade mínima permitida por lei para utilização do produto.
Pneus que atingiram ou se desgastaram além do TWI, o famoso “pneu careca”, não oferecem performance adequada em pisos molhados, ocorrendo facilmente a aquaplanagem, redução significativa da dirigibilidade do veículo na chuva e derrapagens e escorregamentos. Ademais, pneus com alto desgaste ficam mais suscetíveis a cortes e perfurações e rompimento, pela não existência da camada espessa de borracha para amortecer o contato/impactos durante o deslocamento nas vias brasileiras.
Não se esqueça: dirigir com pneus desgastados além do “TWI” pode resultar em multas e pontos na carteira de habilitação. Conforme o artigo 230 do CTB,O estepe também deve estar em bom estado, podendo gerar multa se atingido ou superado o “TWI”.
A calibragem adequada da pressão de ar dos pneus, conforme indicado no manual do proprietário, é uma etapa indispensável. Deve-se realizá-la com os pneus frios, de preferência no local de estacionamento do veículo, ou a poucos quilômetros de distância, em postos de serviço ou oficinas que tenham sistema de calibragem confiável e em boas condições de uso. Ter o hábito de conferir a pressão de ar a cada dez dias, se possível, sempre ajustando conforme recomendação do fabricante do veículo com base na quantidade de passageiros e de carga a ser transportada.
Deve-se observar se o desgaste dos pneus ocorre de maneira uniforme. Para estender a vida útil dos pneus, recomenda-se realizar o alinhamento e balanceamento a cada 10.000 km, ou antecipar o procedimento se surgirem vibrações excessivas na direção e/ou tendências direcionais. Aproveite para conferir a suspensão, direção e freios, substituindo e reparando o que for necessário.
O rodízio dos pneus, a ser realizado a cada 10.000 km (ou outra condição, a ser determinada pelo tipo de produto e aplicação), também desempenha um papel importante. Essa prática visa garantir um desgaste equitativo dos quatro pneus, prolongando a vida útil do conjunto completo.
Quando for realizar a substituição de pneus, os pneus novos devem ser montados no eixo traseiro. Em caso de perda de controle, o eixo traseiro não permite ação direta do motorista, sendo preferível ter a maior aderência dos pneus neste eixo. Na dianteira, mesmo com pneus mais desgastados, é maior a chance de se retomar o controle do veículo.
“Na Dunlop, estamos dedicados a oferecer pneus que proporcionam desempenho, conforto e segurança. Nosso objetivo é garantir que os motoristas aproveitem o Carnaval sem preocupações, sabendo que seus pneus têm qualidade e estarão em condições ideais, seguindo nossas dicas e procedimentos antes de partir para a sua jornada.” reforça Hugo.
A Dunlop incentiva todos os motoristas a realizarem uma verificação completa dos pneus e do veículo antes de pegar a estrada neste Carnaval. Sua segurança é a nossa prioridade, afinal, quem tem, anda bem.
Janeiro de 2024
Sobre a Dunlop – A Dunlop, que é uma marca do grupo Sumitomo Rubber Industries e atualmente está entre os cinco maiores fabricantes de pneus do mundo, de acordo com o ranking “Leading tyre manufacturers” de 2022, tem sede mundial no Japão, onde possui um moderno centro de P&D e três campos de prova. Os pneus Dunlop são produzidos em doze fábricas e estão presentes em mais de 100 países, incluindo Estados Unidos, Japão, Indonésia, Tailândia, China, Turquia e Europa. A fábrica da Dunlop no Brasil, que também produz os pneus Falken e Sumitomo, é a mais moderna unidade fabril de pneus do País, sendo a única a produzir os pneus com a tecnologia TAIYO (Sun) System, Sistema de Fabricação de Pneus Sem Emendas nas partes de borracha, garantindo maior precisão e segurança. Localizada em Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba, recebeu mais de R$ 1,6 bilhão em investimentos desde sua inauguração em outubro de 2013 e suas expansões, anunciando novos investimentos na ordem de R$ 1 bilhão em 2021. A empresa comercializa pneumáticos para veículos de passeio, vans, SUVs e caminhões.
Visite e acompanhe nas redes sociais:
Dunlop Brasil: www.dunloppneus.com.br, facebook.com/dunlopbrasil, instagram.com/dunloppneusbrasil/
Falken Brasil: www.falkenpneus.com/, instagram.com/falkenbrasil/
Informações à imprensa
LVBA Comunicação
Elisandra Escudero (11) 9 8558-0117 |
Rogério Santana Marcus Bernardo (11) 9 6607-7451 (11) 9 4359-9230 |