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FÓRMULA 1 RETORNA EM ZANDVOORT COM A EMOÇÃO DAS CURVAS INCLINADAS

 

MARIO ISOLA – DIRETOR DE MOTORSPORT  

“A segunda metade da temporada começa com uma corrida única. O GP da Holanda acontece em Zandvoort: uma das pistas tradicionalmente mais exigentes da temporada, que voltou ao calendário da Fórmula 1 há três anos na onda de todo o apoio local a Max Verstappen, que retribuiu amplamente seus fãs com duas vitórias nas duas últimas corridas. É uma pista muito sinuosa, com duas curvas inclinadas – curva 3 e curva 14 – que são mais íngremes do que Indianápolis, a título de comparação. Em curvas como essa, o desgaste dos pneus é maior do que seria em curvas normais, já que as forças verticais aumentam com as velocidades muito mais altas. Trouxemos os mesmos pneus de 2022, pelo menos no que diz respeito aos nomes: C1, C2 e C3. No entanto, o C1 atual é, na verdade, um novo composto para este ano, posicionado entre o C2 e o C1 anterior, que agora é chamado de C0. No ano passado, em uma corrida que foi caracterizada por duas neutralizações por safety car, nada menos que 14 pilotos – incluindo os três primeiros – usaram os três compostos, ressaltando a grande variedade de opções disponíveis para os estrategistas nos boxes.”

 

OS PNEUS NA PISTA

  • O composto indicado como C1 para o GP da Holanda é o P Zero Branco duro, C2 como P Zero Amarelo médio e C3 como P Zero Vermelho macio. Essa é a mesma escolha dos últimos dois anos (desde que Zandvoort voltou ao calendário), com a diferença de que o composto C1 atual é mais macio do que seus antecessores.
  • Um total de 32 GPs de Fórmula 1 foram realizados em Zandvoort desde 1952, com a pista retornando ao calendário em 2021 após uma ausência de 35 anos. A equipe mais bem sucedida em Zandvoort é a Ferrari com oito vitórias, enquanto o piloto com mais conquistas (4) é Jim Clark.
  • A maioria dos pilotos fez três pit stops no ano passado. No papel, a estratégia mais rápida é uma dupla parada, mas é possível parar apenas uma vez com uma gestão cuidadosa dos pneus. No ano passado, a oportunidade de uma parada final para a troca por pneus macios foi possível graças a um safety car tardio (após um safety car virtual).
  • As ultrapassagens são complicadas por causa da pista estreita e da sequência constante de curvas. Isso torna a classificação ainda mais importante em termos de resultado final.
  • O circuito de Zandvoort foi inaugurado em 1948 e está localizado entre as dunas de areia ao lado do Mar do Norte. Como resultado, a areia às vezes pode ser soprada para a pista e reduzir a aderência dos pneus: o que também é um risco em Sakhir, no Bahrein.
  • O GP da Holanda começa na segunda metade da temporada, uma semana antes de Monza. O GP da Itália Pirelli de Fórmula 1 2023 acontecerá de 1º a 3 de setembro: a corrida em casa para Ferrari e Alpha Tauri.

 

 

PIRELLI NO MOTORSPORT

Fundada em 1872, a Pirelli é uma empresa com profundas raízes italianas agora reconhecida em todo o mundo por sua tecnologia de ponta, capacidade de inovação e qualidade de seus produtos. O motorsport sempre desempenhou um papel importante na estratégia da Pirelli, seguindo a filosofia “da pista para a rua. A empresa está envolvida no motorsprot há 116 anos e hoje fornece pneus para mais de 350 campeonatos de duas e quatro rodas. A Pirelli presta atenção constante ao uso mais eficiente dos recursos naturais e da energia, com o objetivo de alcançar a neutralidade de carbono até 2030. A Pirelli é Parceira Global de Pneus do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA desde 2011. A empresa também fornece para outros campeonatos, incluindo FIA Fórmula 2, FIA Fórmula 3, Fórmula Regional Europeia by Alpine, FIA Campeonato Mundial de Rali e GT World Challenge, juntamente com inúmeras séries nacionais.

 

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