Você sabe o que é um pneu “run flat”?
Resoluções do Contran explicam as diferenças dos veículos equipados e homologados para o uso de pneus “run flat”.
Todo motorista tem que ter estepe, macaco e chave de roda no carro, correto? Não exatamente. Os veículos equipados com pneus “run flat” estão dispensados de ter estes três itens de segurança, desde que o fabricante ou importador obtenha a homologação junto ao órgão de trânsito. E para entender o porquê desta diferença relacionada ao pneu “run flat”, é necessário saber como funciona e o que é um pneu “run flat”.
A informação mais importante sobre o “run flat” é que ele é produzido para poder continuar rodando mesmo depois de furado. Quando um pneu normal fura, todo o ar escapa e, como o ar é que sustenta o pneu, este começa a murchar e a roda entra em contato com a pista, exigindo sua imediata substituição. No caso do “run flat”, o pneu é sustentado por paredes reforçadas e, portanto, a ausência de ar não impede que ele continue a rodar. Quando um pneu “run flat” fura, o motorista pode continuar a rodar normalmente com ele e o reparo ou troca pode ser providenciado na primeira oportunidade.
Os proprietários de veículos equipados e homologados para o uso de pneus “run flat” não precisam, portanto, de estepe (pneu e roda sobressalentes), macaco e chave de roda e há Resoluções do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) que explicam isso.
De acordo com a alínea “a”, do inciso V, do artigo 2º da Resolução 14/1998 do CONTRAN, o veículo equipado com pneus que podem trafegar sem ar são dispensados de ter os três itens exigidos: estepe, macaco e chave de roda. O CONTRAN complementou essa autorização com a Resolução 259/2007, que em seu artigo 1º afirma: “Art. 1º Acrescer a alínea “e” ao inciso V do art. 2º da Resolução nº 14/98 – CONTRAN, com a seguinte redação: e) para automóveis, camionetas, caminhonetes e utilitários, com peso bruto total – PBT, de até 3,5 toneladas, a dispensa poderá ser reconhecida pelo órgão máximo executivo de trânsito da União, por ocasião do requerimento do código específico de marca/modelo/versão, pelo fabricante ou importador, quando comprovada que tal característica é inerente ao projeto do veículo, e desde que este seja dotado de alternativas para o uso do pneu e aro sobressalentes, macaco e chave de roda”.
Os pneus “run flat”, dependendo do fabricante, são comercializados com diversos nomes: Run Flat Tyre, RunOn Flat, Self Supporting Runflat, Pax System, Zero Pressure ou Zero Pressure System.